Páginas

quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Inácio defende Dilma, mas Guimarães é irredutível.

O senador Inácio Arruda mantém a crença de que a presidente Dilma saberá resolver com sua sabedoria o impasse entre o PCdoB e o PT cearense. Ele não quer criar um conflito com os petistas, mas justifica que os comunistas são aliados fiéis do PT desde 1989 e, agora, as exigências deles são mínimas: apoio à candidatura de Flávio Dino ao Governo do Maranhão e à sua reeleição no Ceará. Não há como não atender. O PT está propenso a votar em Flávio Dino, mesmo com o ex-presidente Lula dizendo não ter como ficar contra o senador José Sarney. Mas barrar a candidatura de José Guimarães ao Senado não está sendo uma tarefa fácil ao Planalto.
ASSUNTO VELHO
A pedido de Dilma e Lula, o presidente nacional do PT, Rui Falcão, tentou, por mais de uma vez, propor a Guimarães que ele abandonasse o sonho de ser senador, se reelegesse deputado e, como recompensa, teria o aval do partido para ser o próximo presidente da Câmara.
CAI FORA
Essa proposta de Rui Falcão para Guimarães será rejeitada dezenas de vezes. O PT cearense está fechado com a candidatura do deputado ao Senado. E, se por um acaso, ele viesse a desistir – o que não irá ocorrer – o partido indicaria um substituto. Jamais apoiar a reeleição de Inácio.
AVISO AO CEARÁ
O presidente nacional em exercício do PMDB, senador Valdir Raupp, disse ao também senador Inácio Arruda que a candidatura de Eunício Oliveira ao Abolição é para valer. “Eunício vai com seu nome até o fim. Nada o fará desistir.” Inácio ouviu o recado e não se manifestou.
SOL QUENTE
Se não bastasse o conflito entre PT e PCdoB na luta pela única vaga ao Senado, a presidente Dilma tem que costurar a aliança entre PROS, PT e PMDB ao Governo do Ceará. Lula fará isso, mas ela também irá conversar individualmente com o governador Cid, Eunício e Guimarães.
PRAÇA DO FERREIRA
Na próxima quinta-feira, 12, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) divulgará mais uma rodada de pesquisas sobre as eleições. Agora, nos 26 estados e no Distrito Federal. Existe grande expectativa quanto aos números que o instituto Ibope irá apurar nas consultas que está fazendo.
COMPLETA
A pesquisa CNI-IBOPE apontará os resultados para a corrida ao Planalto, ao Abolição, ao Senado e, também, às taxas de aprovação do governador Cid, do prefeito Roberto Cláudio e da presidente Dilma. Medirá ainda a influência dos políticos no processo eleitoral de 2014.
* Com informações da coluna “...E tem mais!”, do jornal Aqui CE. com Donizete Arruda

Nenhum comentário:

Postar um comentário