A conferência recebeu um grande público como autoridades, lideranças comunitárias, educadores, artistas e estudantes. O momento contou com algumas apresentações culturais para ressaltar a nossa cultura local e demonstrar o grande celeiro de artistas que nosso município possui.
O discurso de abertura proferido pelo Prefeito Adail Melo e o 1º Secretário da cultura, Ney Oliveira, considerou as ações desenvolvidas no primeiro ano de gestão da Secretaria de Cultura e a importância da realização da conferência para pensar em políticas de ação cultural para o município de Groaíras.
Os participantes da Conferência foram apresentados ao Regimento Interno da II Conferência Municipal de Cultura e ao Sistema Nacional de Cultura, que pode ser instituído através de uma série de ações conjuntas entre poder público e sociedade civil.
O Palestrante da Conferência, Dr. Nonato Costa Filho, presidente da Comissão de Cultura da OAB, abrindo a discussão a partir dos eixos temáticos e sobre o tema geral da etapa nacional da Conferência: "Uma Política de Estado para a Cultura: Desafios do Sistema Nacional de Cultura".
Encaminhadas para o relatório final para a etapa estadual da Conferência, as reivindicações como o intenso fomento às atividades de formação cultural, o repasse de recursos exclusivos para atividades culturais nos municípios e o aprofundamento da relação entre Cultura e Educação, Mapeamento dos Pontos de Cultura do município, a Eleição do Conselho Municipal de Cultura, a Efetivação do Conselho do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultura, entre outras pautas abertas pelo diálogo.
Os delegados, escolhidos por voto direto para representar o município na esfera estadual da Conferência em setembro, são: Elioene Sousa e Luis Carlos Rodrigues (poder público), Lucas Mota, Jaderson Hemitério e Gustavo Paiva (sociedade civil).
Nenhum comentário:
Postar um comentário