quarta-feira, 6 de maio de 2026

O maior orgulho do Ceará são os jovens da escola pública”, diz Elmano ao anunciar recorde de 27.690 aprovados no ensino superior

 

Fotos: Hiane Braun e Carlos Gibaja


CEARÁ REGISTRA 27.690 APROVAÇÕES DE ESTUDANTES DA REDE PÚBLICA NO ENSINO SUPERIOR E LANÇA PROJETO DE PREPARAÇÃO PARA O ENEM

Estado lidera no país a participação de concluintes da rede pública no Exame, com 96,87% de inscritos; secretaria lança programa Enem: Chego Junto, Chego Bem

Medicina, Direito, Letras, Engenharia e Fisioterapia estão entre os cursos nos quais estudantes da rede pública estadual do Ceará conquistaram vagas no ensino superior em 2025. O número total, de 27.690 alunos, foi divulgado pelo governador Elmano de Freitas nesta quarta-feira (6), durante cerimônia que marcou o lançamento do projeto Enem: Chego Junto, Chego Bem, iniciativa de acompanhamento e preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

DESEMPENHO NO ENEM

Destaque nacional na participação de concluintes da rede pública no Exame, o Ceará liderou no País, com 96,87% de inscritos, totalizando 104.250 estudantes. Na sequência, aparecem Alagoas (92,84%) e Goiás (91,49%). O evento de lançamento do projeto foi realizado no Complexo Cultural Estação das Artes, em Fortaleza, com a presença de estudantes, profissionais da educação e outras autoridades.

O total de aprovações, que era de 22.531 em 2024, saltou 23% em relação ao dado mais recente.

DECLARAÇÃO DO GOVERNADOR

"Isso representa a colheita de um trabalho muito importante realizado na educação pública do Ceará, em colaboração com os municípios, para que os alunos cheguem mais qualificados ao Ensino Médio. São investimentos em escolas de tempo integral e na valorização dos profissionais da rede, que nos permitem chegar hoje a mais de 27 mil alunos aprovados no último ano", destacou o governador, que também ressaltou a realização desses jovens no ensino superior.

"O impossível se tornou possível. Agradeço, de forma especial, às famílias, aos professores e às professoras, pois, evidentemente, estamos promovendo uma grande mudança para o desenvolvimento econômico do Ceará", completou Elmano.

LANÇAMENTO DO ENEM: CHEGO JUNTO, CHEGO BEM

O programa coordenado pela Secretaria da Educação (Seduc) tem como objetivo oferecer aos estudantes da 3ª série do Ensino Médio e dos anos finais da Educação de Jovens e Adultos (EJA) um percurso estruturado de preparação e acompanhamento para o Enem, com foco na ampliação do acesso ao ensino superior.

De acordo com o secretário-executivo de Equidade, Direitos Humanos e Protagonismo Estudantil da Seduc, Hélder Nogueira, a iniciativa integra o Ceará Educa Mais. "O foco é a promoção do engajamento, mobilização e preparação dos estudantes. São sete etapas que seguem um cronograma ao longo do ano, iniciando com a documentação oficial, passando pelo processo de isenção e inscrição no Enem. Mais adiante, há oficinas de redação, concursos, gincanas, o 'Enem não tira férias' e outras ações até os dois dias de prova."

DEPOIMENTOS

Quem participará do processo este ano é a estudante Lorrany Matos, da EEMTI Clóvis Beviláqua, no Centro de Fortaleza. A jovem de 17 anos busca aprovação no curso de Psicologia. "Estou ansiosa com o projeto, pois gosto de estudar e explorar novas áreas. Minha preparação será com o Enem: Chego Junto, Chego Bem, para melhorar cada vez mais minha nota."

Após 27 anos afastada da sala de aula, com o marido e uma filha já formados, Laenia Azevedo reencontrou na EJA o apoio decisivo para ingressar na universidade. "Depois dos meus filhos já encaminhados, eu vi que ainda dava tempo, que aquele também era o meu momento de conquistar. E eu encontrei no EJA o apoio fundamental. Voltei para cursar o Ensino Médio e, no meio do caminho, percebi que a educação contagia. Fiz a prova do vestibular, fui aprovada e hoje curso Biomedicina, que é o curso que eu sonhava em fazer."

Outra trajetória impactada foi a de Eduarda Alencar, indígena da etnia Tapeba, aprovada para o curso de Ciências Contábeis pelo Programa Universidade para Todos (ProUni). Aluna da Escola Indígena Aldeia Tapeba do Trilho, em Caucaia, ela avaliou positivamente o programa: "Tanto a gestão quanto os professores deram suporte, apoio emocional e educacional."

INVESTIMENTOS NA EDUCAÇÃO PÚBLICA

Os investimentos na educação pública também foram destacados como suporte para a melhoria da aprendizagem:

  • Novo fardamento (escolhido por votação entre os estudantes): R$ 16,7 milhões, beneficiando todos os matriculados na rede estadual

  • Tênis para compor o fardamento (a partir deste ano): R$ 30 milhões

  • Tablets entregues no ingresso no Ensino Médio

  • Pé-de-Meia (programa de incentivo financeiro educacional)

  • Construção de 138 novas escolas, com foco na universalização do ensino médio em tempo integral

A secretária da Educação, Jucineide Fernandes, declarou: "É um trabalho que envolve toda uma preparação para os estudantes ingressarem no ensino superior não só por meio do Enem, mas também de outros vestibulares. Estamos lançando com a 3ª série, mas é um trabalho que inicia desde quando o estudante chega na 1ª série. Com as aprovações, vemos o trabalho que todas as escolas e o conjunto de profissionais da educação realizam, gerando resultados e ampliando oportunidades para os alunos."

Os resultados reforçam o compromisso do Ceará com a educação pública de qualidade, que combina investimentos em infraestrutura, valorização profissional e programas de incentivo à permanência e ao aprendizado dos estudantes.


CCJ aprova admissibilidade da PEC 17/2024 relatada por Domingos Neto

 


CCJ aprova admissibilidade da PEC 17/2024 relatada por Domingos Neto

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou a admissibilidade da PEC 17/2024, relatada pelo deputado federal Domingos Neto. A proposta acrescenta o artigo 132-A e altera o artigo 168 da Constituição Federal para garantir autonomia orçamentária às Procuradorias dos Estados, do Distrito Federal e à Advocacia-Geral da União.

Em seu parecer, Domingos Neto defendeu a admissibilidade constitucional da matéria e destacou a importância do fortalecimento institucional das procuradorias públicas. Segundo o parlamentar, a medida assegura mais independência administrativa, previsibilidade orçamentária e melhores condições de atuação aos órgãos responsáveis pela representação jurídica do poder público.

“O fortalecimento dessas instituições contribui diretamente para a segurança jurídica e para a eficiência da administração pública”, destacou o deputado.

Com a aprovação na CCJ, a proposta segue agora para análise de comissão especial, onde o mérito da PEC será debatido antes de ser encaminhado ao plenário da Câmara.

terça-feira, 5 de maio de 2026

Governo do Ceará entrega CEI e areninha para a população de Jati

Fotos: Estácio Jr - Casa Civil

 GOVERNADOR ELMANO DE FREITAS ENTREGA CEI E ARENINHA NO DISTRITO DE CARNAÚBA (JATI) COM INVESTIMENTO SUPERIOR A R$ 2,6 MILHÕES

Novo Centro de Educação Infantil atenderá crianças de 0 a 5 anos; areninha é a 151ª entregue pela atual gestão e a 451ª no estado

Transformação local por meio da educação e do esporte. O Governo do Ceará entregou, nesta segunda-feira (4), um novo Centro de Educação Infantil (CEI) e uma areninha para a população do distrito de Carnaúba, no município de Jati, na Região do Cariri. As entregas contaram com a presença do governador Elmano de Freitas, da secretária da Educação, Jucineide Fernandes, além de outras autoridades.

CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL Auzinir Ferreira de Sousa

Com investimento total de R$ 2.305.302,74, proveniente do Tesouro Estadual, o CEI conta com berçário, dormitório, quatro salas de referência, banheiros infantis, refeitório, cantina, cozinha, além do bloco administrativo, com salas de espera, diretoria e coordenação, entre outros ambientes. A unidade foi pensada para fortalecer o aprendizado de crianças na faixa etária de 0 a 5 anos, fase essencial para o desenvolvimento humano.

Marina Santos, mãe da nova aluna do CEI, Ana Maitê, e do futuro aluno, o recém-nascido Rian Mateu, comemorou a chegada do novo equipamento educacional ao distrito. "Eu não tenho nem palavras para descrever esse ambiente; é muito aconchegante. É uma realidade totalmente diferente de onde ela tinha aula antes, que era em uma casa comum. Então, esse equipamento vai ser muito importante para o nosso lugar", contou.

A secretária da Educação, Jucineide Fernandes, enfatizou a necessidade e a importância do investimento em equipamentos voltados à primeira infância. "Nossa missão é entregar esse equipamento, que é fundamental para o desenvolvimento das nossas crianças e para as oportunidades que elas terão no futuro. É um espaço muito importante também para as mães, que têm segurança ao deixar seus filhos em um ambiente de cuidado, acolhimento e com toda a estrutura que as nossas crianças merecem."

ARENINHA EM CARNAÚBA

Considerada uma das maiores políticas públicas na área do esporte, a areninha entregue ao distrito de Carnaúba é a 151ª da atual gestão, com investimento de R$ 359.172,64. A população passou a contar com um campo society com grama sintética, alambrado e rede, além de vestiários com banheiros, acessos pavimentados e torres de iluminação.

Com esta, já são 451 areninhas entregues em todo o estado, sendo 332 construídas no interior e 119 na capital cearense.

Encantado com a nova areninha da comunidade, Lorenzo Ferreira, de 6 anos, apaixonado por futebol, agora tem onde viver essa paixão. Doralice Ferreira, mãe do menino, comentou a felicidade do filho. "Ele é apaixonado por futebol e hoje era dia de ir para a aulinha, mas ele disse que, agora, vai ser aqui, nessa areninha. Ele está louco de felicidade por nossa comunidade ter um lugar assim. Estamos muito agradecidos", afirmou.

DECLARAÇÕES DO GOVERNADOR E DA PREFEITA

Relembrando a história de vida de seu avô e seu pai, ambos agricultores, o governador Elmano de Freitas ressaltou a satisfação em investir em ações que transformam vidas. "Eu sou neto de um agricultor que nunca entrou em uma escola, porque não havia escola na comunidade onde ele nasceu. Sou filho de um agricultor que estudou até o 4º ano do ensino primário e, depois, precisou escolher entre estudar ou trabalhar e não pôde seguir na escola. Estar aqui hoje, em um distrito, realizando essas entregas, me deixa muito feliz ao ver esses investimentos para o povo dessa terra abençoada do Cariri. Principalmente ao ver esses equipamentos que serão destinados às nossas crianças e à juventude, além de trazer mais tranquilidade para os pais", completou.

A prefeita de Jati, Mônica Mariano, agradeceu a parceria com o Governo do Ceará e destacou o trabalho sério que tem garantido entregas à população. "Quando a gente se compromete e diz que vai fazer, a gente entrega. Essa parceria faz política com responsabilidade e leva à população o que ela precisa e merece: serviços de qualidade para esse povo guerreiro da Carnaúba", pontuou.

As entregas reforçam o compromisso do Governo do Ceará com a educação da primeira infância e com o esporte como ferramenta de transformação social, beneficiando diretamente as famílias do distrito de Carnaúba e de toda a região do Cariri.

segunda-feira, 4 de maio de 2026

Primeira-dama de Mombaça, Lívia Alencar assume cargo estratégico no Governo do Ceará


 Primeira-dama de Mombaça, Lívia Alencar assume cargo estratégico no Governo do Ceará

A primeira-dama de Mombaça, Lívia Alencar, foi nomeada como assessora especial de desenvolvimento regional do Governo do Ceará. A indicação reforça a presença de lideranças municipais na estrutura estadual e amplia a articulação entre o governo e os municípios.

Reconhecida pela atuação social no município, Lívia passa a integrar uma área estratégica, voltada à promoção de políticas públicas que impulsionem o desenvolvimento regional. A expectativa é de que sua experiência contribua para fortalecer ações integradas e ampliar resultados em benefício da população cearense.

Com investimento de R$ 200 bilhões de reais, maior Data Center da América Latina no Ceará promete revolucionar economia do estado

Fotos: Ascom ZPE e Ascom SDE

 CEARÁ RECEBERÁ O MAIOR DATA CENTER DA AMÉRICA LATINA COM INVESTIMENTO DE R$ 200 BILHÕES NA ZPE DO COMPLEXO DO PECÉM

Projeto da Omnia Data Centers prevê 150 mil m² de área construída e capacidade de 200 MW de processamento, consolidando o estado como polo de exportação de serviços tecnológicos

O Governo do Ceará, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Econômico (SDE), consolidou detalhes de um projeto histórico para a infraestrutura digital do país. Em reunião na sede da SDE, o secretário Fábio Feijó, o presidente da Zona de Processamento de Exportação (ZPE), Rafael Sá, e o presidente da Omnia Data Centers, Rodrigo Abreu, alinharam os próximos passos para a instalação do maior Data Center da América Latina.

DIMENSÕES DO MEGAEMPREENDIMENTO

Com um investimento estimado em R$ 200 bilhões, o complexo de dados contará com dois grandes edifícios que somam quase 150 mil metros quadrados de área construída — 75 mil m² cada — e terá uma capacidade de 200 megawatts de processamento de dados. Para sustentar essa operação, a demanda será de 300 megawatts de energia, o que reforça o Complexo do Pecém como um consolidado polo eletrointensivo.

POTENCIAL DE EXPORTAÇÃO DE SERVIÇOS TECNOLÓGICOS

Localizado estrategicamente dentro da ZPE, no Complexo Industrial e Portuário do Pecém, o projeto inaugura uma nova vocação para o estado: a exportação de serviços tecnológicos. A utilização do regime de ZPE permitirá que o processamento de dados realizado em solo cearense seja exportado com competitividade global, atraindo divisas e gerando empregos de altíssima qualificação técnica, transformando o perfil socioeconômico do estado.

DECLARAÇÕES DAS AUTORIDADES

O secretário Fábio Feijó destacou o perfeito alinhamento entre as políticas de atração de negócios do Estado e o planejamento da Omnia. Segundo o titular da SDE, o investimento é um divisor de águas para a economia cearense.

"Este encontro reafirma o compromisso do Ceará em ser um protagonista global na economia digital. O alinhamento entre SDE, ZPE e Omnia é total, pois entendemos que um investimento dessa magnitude não apenas gera receita, mas abre um leque de novas oportunidades para todo o ecossistema produtivo e para os cearenses. Estamos pavimentando o caminho para o desenvolvimento econômico sustentável, focado em tecnologia e inovação", afirmou Fábio Feijó.

Para o presidente da ZPE, Rafael Sá, a Companhia é estratégica na atração de investimentos inovadores. "Trata-se de um novo ciclo de desenvolvimento, que amplia a inserção do Estado nas cadeias globais de valor com base em tecnologia, conectividade e segurança jurídica. Em parceria com a SDE e investidores de longo prazo, estamos estruturando um ambiente competitivo e sustentável, capaz de atrair grandes operações internacionais e gerar emprego qualificado, inovação e diversificação econômica."

"Estamos ajudando a criar um polo exportador de serviços dentro do Ceará. Este campus será usado para a exportação de processamento de dados, então nós estamos ajudando aqui também a criar um polo exportador de serviço dentro do Estado, colocando o Porto do Pecém e a ZPE no radar dos grandes players globais", destacou Rodrigo Abreu, presidente da Omnia.

IMPACTO ESTRATÉGICO

A chegada da Omnia consolida o Ceará como uma potência de armazenamento e inteligência. O projeto representa um novo ciclo de desenvolvimento, ampliando a inserção do Estado nas cadeias globais de valor com base em tecnologia, conectividade e segurança jurídica, além de gerar empregos qualificados, inovação e diversificação econômica.

quarta-feira, 29 de abril de 2026

Alece produz lei voltada à promoção de ações para mulheres e mães com TEA

 

Foto: Marcos Moura


ALECE APROVA LEI DE ATENÇÃO INTEGRAL À MULHER OU MÃE COM TEA E REALIZA AÇÕES DO ABRIL AZUL

Projeto da deputada Luana Régia foi sancionado pelo governador Elmano de Freitas; Ciadi promove seminário sobre autismo feminino e invisibilidade no diagnóstico

Preocupada em criar uma sociedade cada vez mais inclusiva e acolhedora para pessoas com transtorno do espectro autista (TEA), a Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) aprovou o projeto de lei 93/2026, que estabelece diretrizes para a promoção de ações voltadas à atenção integral à mulher ou mãe com TEA no Ceará.

De autoria da deputada Luana Régia (PSD), a matéria foi aprovada pelo Plenário 13 de Maio no dia 5 de março e sancionada pelo governador Elmano de Freitas como Lei n.º 19.682, em 10 de março.

DIRETRIZES DA LEI

O texto propõe cinco diretrizes sobre o assunto:

  • Incentivo à promoção do diagnóstico adequado do TEA em mulheres, considerando as especificidades da manifestação do espectro no sexo feminino

  • Capacitação dos profissionais da rede pública estadual para identificação e atendimento humanizado da mulher com TEA

  • Adoção de práticas de acolhimento acessível nos serviços públicos estaduais, especialmente nas áreas de saúde, assistência social e proteção à mulher

  • Inclusão da mulher com TEA nas políticas estaduais de qualificação profissional e empregabilidade já existentes

  • Atenção à saúde mental da mãe com TEA no âmbito das políticas públicas estaduais já instituídas

DIAGNÓSTICO TARDIO

Luana Régia explica que o diagnóstico tardio acontece em "razão de manifestações clínicas distintas daquelas tradicionalmente observadas em homens". Essa realidade acarreta uma maior "incidência de transtornos associados, como sobrecarga emocional, vulnerabilidade social e dificuldades de inserção no mercado de trabalho". Para uma mulher com TEA que exerce a maternidade, os desafios incluem "sobrecarga sensorial, à saúde mental e às exigências próprias do cuidado parental".

AVALIAÇÃO DA ASSISTENTE SOCIAL

A assistente social Nathalia Alves Pereira, do Centro Inclusivo para Atendimento e Desenvolvimento Infantil (Ciadi) da Alece, enxerga a lei como "um avanço importante no reconhecimento das especificidades das mulheres com TEA, incluindo também aquelas que exercem a maternidade. Reforça a necessidade de políticas públicas mais inclusivas, sensíveis às diferenças de gênero e alinhadas às demandas reais dessa população".

ABRIL AZUL NA ALECE

O projeto reforça o compromisso da Alece com a causa, uma vez que a Casa Legislativa tem feito ações voltadas à temática por meio do Ciadi. Durante o mês de abril, a Casa realiza a campanha Abril Azul, que oferece uma série de ações de conscientização sobre o autismo voltadas à inclusão, à sensibilização e ao fortalecimento de vínculos entre crianças, adolescentes e suas famílias. A fachada do Parlamento permanecerá iluminada na tonalidade azul durante todo o mês, em alusão à causa.

Entre as ações já realizadas está a iniciativa "Autonomia se constrói com apoio", com propostas criativas focadas na conscientização sobre o autismo e no estímulo à empatia e à inclusão.

SEMINÁRIO SOBRE AUTISMO FEMININO

O Ciadi também prepara um seminário acerca do assunto, com ênfase maior nas mulheres, apresentando a temática "Autismo Feminino e a Invisibilidade no Diagnóstico". O evento acontece no dia 29 de abril (quarta-feira), às 13h30, no Auditório Deputado Murilo Aguiar, no edifício-sede da Alece, e encerra a programação especial no Legislativo.

Maria Luísa Pinheiro, orientadora da Célula de Atendimento do TEA do Ciadi, exalta a campanha Abril Azul: "É um movimento de conscientização extremamente importante, que vai muito além de uma campanha simbólica. Ele nos convida, enquanto sociedade, a olhar com mais atenção, respeito e responsabilidade para as pessoas com TEA, fortalecendo a inclusão por meio da informação e do combate aos preconceitos." Ela destaca que a programação "foi pensada de forma integrada, unindo o terapêutico, o lúdico e o afetivo".

SOBRE O CIADI

O Ciadi, criado em 2021, acompanha crianças e adolescentes com TEA ou com trissomia do 21 (síndrome de Down). O centro também desenvolve ações de sensibilização da sociedade sobre essas condições, capacitações para profissionais e intercâmbios com órgãos públicos e instituições privadas para multiplicar práticas exitosas de inclusão. Ele oferece assistência especializada para o desenvolvimento das habilidades cognitivas, sociais, emocionais e motoras dos jovens pacientes acompanhados.

A equipe é composta por profissionais de áreas como Serviço Social, Enfermagem, Psiquiatria Infantil, Pediatria, Neuropediatria, Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia, Psicopedagogia, Psicologia, Nutrição, Fisioterapia, Educação Física e Musicoterapia.

A lei e as ações da Alece reforçam o compromisso do estado com a inclusão e o acolhimento de pessoas com TEA, com especial atenção às especificidades femininas e maternas.

Eunício recebe mais de 100 parlamentares durante a Marcha dos Vereadores

 


Eunício recebe mais de 100 parlamentares durante a Marcha dos Vereadores

Brasília (DF) — O deputado Eunício Oliveira (MDB) recepcionou em seu gabinete mais de 100 parlamentares participantes da Marcha dos Vereadores, nesta terça-feira (28.04). Na ocasião Eunício recebeu apoios à sua pré-candidatura ao senado nas eleições deste ano. 

As reuniões ocorreram durante todo o dia e tiveram como foco o fortalecimento do municipalismo, a busca por investimentos e a discussão de pautas prioritárias para os municípios cearenses destacando infraestrutura, saúde, educação e segurança pública. 

Eunício destacou a importância da escuta ativa dos representantes locais. “Os vereadores são a base da política, estão diretamente conectados com a população e conhecem de perto as necessidades de cada comunidade. Receber essas lideranças é fundamental para construirmos soluções reais para o Ceará”, afirmou.

terça-feira, 28 de abril de 2026

Domingos Neto reúne vereadores cearenses em Brasília e reforça articulação com municípios

 

Domingos Neto reúne vereadores cearenses em Brasília e reforça articulação com municípios

O deputado federal Domingos Neto promoveu, em Brasília, um jantar com representantes municipais de diversas regiões do Ceará, durante a programação da XXV Marcha dos Gestores e Legislativos Municipais. O encontro reuniu aliados e contou com a presença dos deputados Luiz Gastão e Fernanda Pessoa, reforçando a articulação da bancada do PSD na Câmara.

A agenda proporcionou momentos de integração entre lideranças locais, com foco no alinhamento de demandas e no fortalecimento da atuação conjunta em Brasília.

Durante o encontro, Domingos Neto enfatizou o papel dos legisladores locais na escuta das demandas da sociedade. “É na Câmara de Vereadores onde primeiro chegam os anseios da população. Boa parte das demandas que atendemos no mandato nasce justamente desse contato com os municípios”, afirmou.

O deputado também ressaltou a proximidade com as bases. “É uma forma de reconhecer quem está na ponta, ouvindo as pessoas e encaminhando soluções. Fico muito feliz em receber representantes de diversas regiões do Ceará”, completou.

Mais de 1.700 famílias serão beneficiadas com ampliação de sistemas de abastecimento de água em zonas rurais do Ceará

Fotos: José Wagner/Vice-Governadoria e Carlos Gibaja/Casa Civil


 CEARÁ ASSINA CONVÊNIO DE R$ 3 MILHÕES PARA LEVAR ÁGUA TRATADA A 21 MUNICÍPIOS E BENEFICIAR MAIS DE 6,7 MIL PESSOAS NA ZONA RURAL

Parceria entre Cagece, Sisar e prefeituras fortalece abastecimento e qualidade de vida no campo; desde 2023, estado já investiu R$ 18,5 milhões no setor

Acesso à água tratada e qualidade de vida nas zonas rurais do Ceará. Esse é o objetivo de mais um compromisso firmado pelo Governo do Ceará, por meio da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), do Sistema Integrado de Saneamento Rural (Sisar) e de 21 prefeituras. A solenidade de assinatura foi realizada nesta terça-feira (28), no Palácio da Abolição, em Fortaleza, com a presença da vice-governadora Jade Romero; do diretor de Gestão Corporativa da Cagece, José Leite Cruz; do presidente do Instituto Sisar, Marcondes Ribeiro; do secretário das Cidades, Negreiros Bastos; além de gestores municipais e associações.



INVESTIMENTOS E BENEFICIÁRIOS

A iniciativa vai beneficiar mais de 1.700 famílias, contemplando 6.751 pessoas em 21 municípios. O investimento nos projetos é de quase R$ 3 milhões. "O Estado do Ceará está comprometido com as pessoas mais simples. Garantir o acesso à água tratada e encanada é um direito básico que representa vida, saúde e oportunidade. Hoje é um dia de muita alegria, mas também reflete a luta de homens e mulheres que estão em nossas comunidades rurais", defendeu a vice-governadora Jade Romero.

DEPOIMENTO DE AGRICULTORA

Uma conquista que alegra a agricultora Darliana Barbosa, de 44 anos, presidente da Associação Comunitária Ilha do Esaú e Adjacências, em Hidrolândia, no Sertão dos Crateús. O abastecimento garantirá mais saúde e praticidade na rotina das 90 famílias que residem na comunidade.

"Hoje, as famílias utilizam bombas para puxar a água do açude. Usamos para tudo em casa, menos para o consumo. Estamos com muita expectativa, felizes e com a certeza de que tudo será mais fácil", acredita Darliana.

SISAR E SUA ATUAÇÃO

O abastecimento rural no Ceará é gerenciado pelo Sisar, que facilita o desenvolvimento e a manutenção dos sistemas implantados pela Cagece de forma autossustentável. A grande essência do Sisar é fazer a gestão junto à comunidade. "O Sisar está presente em 164 municípios, atendendo a mais de 2.500 comunidades rurais e 1,2 milhão de pessoas. Trabalhamos com a felicidade do homem e da mulher do campo vendo a água chegar em suas casas", ressaltou o presidente do Sisar, Marcondes Ribeiro.

ACUMULADO DE INVESTIMENTOS

Desde 2023, o Governo do Estado contabiliza R$ 18,5 milhões em investimentos para ampliar a rede de abastecimento de água por meio das parcerias rurais. Isso representa mais dignidade a cerca de 229 mil pessoas em 175 municípios.

PAPEL DA CAGECE

A Cagece disponibiliza equipe técnica para realizar levantamento de viabilidade de projetos para ampliação ou melhorias operacionais dos sistemas de abastecimento. Além disso, a companhia fornecerá materiais como tubulações de 50mm, 75mm e 100mm para possibilitar água de qualidade para as comunidades rurais.

O diretor de Gestão Corporativa da Cagece, José Leite Cruz, também destacou o impacto da ampliação do abastecimento aliado à universalização do esgotamento sanitário. "É um investimento preventivo em saúde. Trabalhamos para levar água tratada e de qualidade para todos os cearenses, além dos investimentos em saneamento básico. Crianças que têm saneamento também têm melhorias na educação, na imunização e redução das desigualdades", enfatizou.

UNIÃO DOS ÓRGÃOS

O secretário das Cidades, Negreiros Bastos, reforçou a parceria para garantir cidadania às famílias cearenses por meio do Sisar. "Não podemos deixar de citar a união dos órgãos estaduais, municipais e associações, demonstrando que esse modelo de gestão fortalece o associativismo e que, cada vez mais, estamos chegando perto da nossa meta de universalização", registrou.

A parceria entre Cagece, Sisar e municípios representa um passo importante para a universalização do saneamento básico no Ceará, com foco na população rural, garantindo saúde, dignidade e desenvolvimento para milhares de famílias.

Em Cruz, Governo do Ceará entrega Batalhão do Raio, sistema de videomonitoramento e inicia obras de requalificação hídrica

 

Fotos: Thiago Gaspar - Casa Civil

GOVERNADOR ELMANO DE FREITAS ENTREGA BASE DO RAIO, VIDEOMONITORAMENTO E REQUALIFICAÇÃO HÍDRICA EM CRUZ

Investimentos incluem efetivo de 23 policiais e 14 câmeras de vigilância; mais de R$ 4,9 milhões para abastecimento de água

A noite desta segunda-feira (27) chegou para o município de Cruz repleta de entregas por parte do Governo do Ceará. Em evento comandado pelo governador Elmano de Freitas, a população da cidade recebeu o Batalhão do Comando de Policiamento de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio) da Polícia Militar (PMCE) e o novo sistema de videomonitoramento. O chefe do Executivo Estadual autorizou, ainda, o início das obras para a requalificação do sistema hídrico no distrito de Lagoa dos Monteiros.

SEGURANÇA PÚBLICA: RAIO E VIDEOMONITORAMENTO

O município cruzense agora dispõe de efetivo com 23 profissionais do grupamento, oito motocicletas, uma viatura e 14 câmeras de vigilância. A base do CPRaio em Cruz é a 82ª inaugurada no estado. O município faz parte da 4ª fase de expansão do programa, que engloba cidades com população acima de 25 mil pessoas.

Desde 2023, já foram inauguradas bases do Raio nos municípios de Nova Russas, Chorozinho, Campos Sales, Ibiapina, Novo Oriente, Forquilha, Marco, Caririaçu, Guaiúba, Ocara, Cedro, Aracoiaba e, agora, Cruz. Até o fim deste ano, Redenção, Milagres, Independência e Senador Pompeu também devem receber seus batalhões.



DECLARAÇÕES DAS AUTORIDADES

O governador Elmano de Freitas destacou a importância da parceria com o município e o compromisso com a segurança. "Esse é um momento muito importante para o povo de Cruz. Tudo isso só é possível pela parceria com o nosso prefeito (Dery). Eu sei que a maior preocupação do nosso povo é a segurança, e o que estamos fazendo hoje é fortalecer as nossas forças de segurança. Tudo o que eu puder fazer nesse sentido eu irei fazer. Viva a PMCE pelos homens e mulheres que nós temos, são eles que podem nos dar mais tranquilidade para viver em paz. O nosso povo tem esse direito", afirmou.

O secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Roberto Sá, reforçou os esforços do governo no combate à criminalidade. “Estamos, desde o ano passado, reduzindo os índices de criminalidade com muito suor, com muito trabalho. Eu conto muito com o profissionalismo de cada um e cada uma para que possamos caçar esses bandidos. Sempre combatendo a impunidade, identificando, prendendo e entregando essas pessoas para a Justiça”, pontuou.

Emocionada, a soldado Emily Siebra, que ingressou no CPRaio recentemente, contou sobre a realização de um sonho. “Desde criança eu gostava de moto, de pilotagem. Já tive essa identificação com o Raio. Não tenho dúvidas que o Batalhão vai fortalecer o policiamento que já existe em Cruz. Estou extremamente feliz com esse sonho realizado e pronta para servir o povo cearense.”

REQUALIFICAÇÃO DO SISTEMA HÍDRICO

Durante o evento, o governador assinou ordem de serviço para o início das obras de requalificação hídrica no distrito de Lagoa dos Monteiros, beneficiando 468 famílias. O investimento para a ação é de R$ 4,9 milhões.

A obra visa reformar uma tubulação de 31 km já existente, ampliando a capacidade de transporte de água e melhorando a qualidade no tratamento para o fornecimento hídrico. O secretário das Cidades, Negreiros Bastos, afirmou: "Iremos revitalizar todo o sistema de abastecimento de água. Essa é uma luta de alguns anos que vai beneficiar toda uma comunidade. Esse é mais um motivo para parabenizar a população de Cruz e dizer que estamos à disposição para entregar essa obra o quanto antes."

AGRADECIMENTO DO PREFEITO

O prefeito de Cruz, Dery Muniz, projetou um futuro com mais desenvolvimento. "O povo de Cruz já esperava e está satisfeito com esses investimentos. Governador, Cruz lhe agradece muito por tudo isso. Eu tenho orgulho de fazer parte desse projeto. Nosso lema é continuar e avançar. Seguiremos fazendo isso", concluiu.

EXPANSÃO DO RAIO NO ESTADO

O comandante-geral da PMCE, coronel Sinval Sampaio, ressaltou o crescimento das forças de segurança por meio dos investimentos do Estado. “Queria agradecer ao governador, ao prefeito, a todos aqueles que direta ou indiretamente foram responsáveis por essa estrutura. Quero agradecer também a esses homens e mulheres que formam o Raio. Com certeza, a missão do Raio de Cruz irá render boas histórias a todos vocês. Hoje, a PMCE cresce toda junta."

O comandante do Batalhão de Cruz, tenente Joelysson de Souza, salientou a importância do trabalho integrado do Raio com as demais forças de segurança. “Hoje, o Raio já conta com mais de 3 mil policiais. Cerca de 80% da população já está assistida com nossas forças. O Batalhão traz mais integração para suplementar o policiamento no município. Com isso, é mais prevenção e mais combate à criminalidade na região.”

“A prioridade é garantir a integridade física dos cidadãos”, declara governador Elmano ao acompanhar trabalhos de salvamento em Tianguá

Fotos: Rosane Gurgel - Casa Civil e Ascom CBMCE

 GOVERNADOR ELMANO DE FREITAS ACOMPANHA RESGATES EM TIANGUÁ APÓS DESABAMENTO E VISITA COMUNIDADES ISOLADAS POR CHUVAS

Acumulado de chuvas no município ultrapassou 204 mm entre sexta (24) e segunda (27); 14 famílias estão desalojadas

Órgãos de salvamento e segurança do Governo do Ceará atuaram durante toda esta segunda-feira (27) na ocorrência de desmoronamento de uma edificação no município de Tianguá, na Serra da Ibiapaba. O governador Elmano de Freitas esteve no local e acompanhou os trabalhos das equipes. No acumulado desde as 7 horas de sexta-feira (24) até as 7h desta segunda, foram mais de 204 mm em chuvas no município, conforme levantamento da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

DESABAMENTO DO HOTEL SÃO FRANCISCO

O Corpo de Bombeiros Militar do Ceará atendeu, no início da manhã desta segunda-feira, a ocorrência de desmoronamento no prédio onde funcionava o Hotel São Francisco, próximo à rodoviária da cidade. Uma pessoa do sexo masculino foi localizada nos escombros. Equipe médica do Samu 192 constatou o óbito ainda no local e acionou a Perícia Forense. Outras duas pessoas foram levadas para o Hospital São Camilo, em Tianguá.


Diante da gravidade, o Corpo de Bombeiros mobilizou reforço operacional, com equipes, viaturas e equipamentos especializados deslocados de Sobral para apoio às ações em Tianguá. O 1° tenente BM Amaury, comandante do CBCães, se deslocou de Fortaleza para atender a ocorrência com as cadelas farejadoras Cléo e Inês.

“A equipe realizou uma varredura com detector sísmico e com drone. Em seguida, fizemos a varredura com a primeira cadela, a Cléo, e vamos realizar uma nova busca com a segunda cadela, a Inês”, detalhou. “Os cães identificaram apenas o local de onde a vítima já havia sido retirada. Estamos aguardando a relação e os dados de todos os moradores afetados para termos certeza de que não há mais ninguém em perigo”, completou.

DESALOJADOS E AÇÕES DA DEFESA CIVIL

Com 14 famílias fora de casa, totalizando mais de 20 moradores afetados no entorno, a coordenadora da Defesa Civil de Tianguá, Fátima Porfírio, afirmou que o órgão tem atuado para garantir suporte aos moradores e às equipes de busca.

“Diante da situação que estamos enfrentando, estamos tomando todas as providências cabíveis junto ao Estado, que esteve presente de imediato. Estamos dando suporte à equipe de busca e resgate e também apoio logístico aos moradores afetados, muitos deles desabrigados neste momento, pois não podem retornar às suas casas até a vistoria e a liberação da área”, relatou.

O governador Elmano de Freitas enfatizou o trabalho em parceria com a Prefeitura. “A Prefeitura já visitou todas as famílias moradoras deste quarteirão, que está interditado, para garantir aluguel social a quem precisar e assegurar um local para as pessoas ficarem. A prioridade é garantir a integridade física dos cidadãos”, completou.

COMUNIDADES ISOLADAS

Além de acompanhar o trabalho das equipes de segurança, o chefe do Executivo Estadual visitou comunidades que ficaram isoladas em razão das fortes chuvas — Araticum, São Vicente, Olho D’água, Pé do Morro, Estivado e Sítio do Meio — onde visitou famílias e conversou com moradores.

“Vamos garantir recursos para recuperar pontes que foram destruídas e amenizar a situação das comunidades isoladas. Iremos atuar fortemente para assegurar que a população possa retomar seu dia a dia”, afirmou.

PREVISÃO DO TEMPO

De acordo com a Funceme, para terça-feira (28) e quarta-feira (29), a previsão indica céu variando de nublado a parcialmente nublado, com chuvas em todas as macrorregiões do Ceará. Os maiores acumulados devem se concentrar entre a madrugada e manhã no litoral e áreas próximas, avançando à tarde para o noroeste e centro do estado e, à noite, para o leste e sul. As chuvas estão associadas a fatores locais (brisas, temperatura, relevo e alta umidade) e ao fluxo de ventos de leste e nordeste ligado à ZCIT, que intensifica o transporte de umidade do oceano para o continente.

segunda-feira, 27 de abril de 2026

Em conversa com chanceler, Putin promete apoio ao Irã e diz querer paz

Reprodução/Press TV


 PUTIN SE OFERECE COMO MEDIADOR PARA PAZ NO ORIENTE MÉDIO E REAFIRMA PARCERIA ESTRATÉGICA COM IRÃ EM REUNIÃO EM SÃO PETERSBURGO

Presidente russo conversou com chanceler iraniano Abbas Araqchi; Rússia já propôs armazenar urânio enriquecido do Irã para aliviar tensões

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, conversou com o ministro das Relações Exteriores do Irã, Abbas Araqchi, em São Petersburgo, nesta segunda-feira (27), e disse a ele que espera que o povo iraniano supere o que ele descreveu como um "período difícil" e que a paz prevaleça em breve.

OFERTAS DE MEDIAÇÃO

A Rússia se ofereceu como mediadora para tentar ajudar a restaurar a calma no Oriente Médio após os ataques dos Estados Unidos e de Israel contra o Irã, que Moscou condenou. Também se ofereceu repetidamente para armazenar o urânio enriquecido do Irã como forma de aliviar as tensões — uma oferta que os EUA não aceitaram.

"De nossa parte, faremos tudo o que servir aos seus interesses e aos interesses de todos os povos da região para garantir que a paz seja alcançada o mais rápido possível", disse Putin a Araqchi, de acordo com a mídia estatal russa.

"Na semana passada, recebi uma mensagem do líder supremo do Irã. Gostaria de pedir-lhe que transmita meus mais sinceros agradecimentos por isso e confirme que a Rússia, assim como o Irã, pretende continuar nosso relacionamento estratégico", acrescentou Putin.

PARCERIA ESTRATÉGICA ENTRE RÚSSIA E IRÃ

No ano passado, o Irã fechou um acordo de parceria estratégica de 20 anos com Moscou. A Rússia está construindo duas novas unidades nucleares em Bushehr, local da única usina nuclear iraniana, e o Irã forneceu à Rússia drones Shahed para uso contra a Ucrânia.

Araqchi disse que as relações entre a Rússia e o Irã continuarão a se fortalecer e agradeceu a Putin pelo apoio de Moscou, informou a agência de notícias estatal RIA.

A reunião reforça o alinhamento entre os dois países em meio às crescentes tensões no Oriente Médio e à guerra na Ucrânia, com Moscou se posicionando como um ator diplomático relevante na região.

Governo do Ceará mobiliza órgãos de segurança após ocorrências em Aquiraz e Tianguá; governador vai a Tianguá acompanhar trabalhos

Fotos: Helene Santos - Casa Civil e Ascom SOP e CBMCE

 FORTES CHUVAS CAUSAM DESABAMENTO DE HOTEL EM TIANGUÁ E CRATERA NA CE-025 EM AQUIRAZ; GOVERNADOR ACOMPANHA RESGATES

Acumulados superaram 100 mm em Fortaleza, Ibiapina e Viçosa do Ceará; Corpo de Bombeiros e Samu atuam em ocorrências com ao menos duas vítimas fatais

“Estou acompanhando, desde a madrugada, os efeitos das fortes chuvas que resultaram no desabamento de um hotel em Tianguá e na abertura de uma cratera na pista que dá acesso ao Porto das Dunas (em Fortaleza)”, afirmou o governador Elmano de Freitas, na manhã desta segunda-feira (27), logo nas primeiras horas após as duas ocorrências. “Determinei medidas imediatas das secretarias do Governo. As nossas equipes do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Polícia Militar e de outros órgãos estão trabalhando de forma ininterrupta”, disse o governador, lamentando “profundamente pelas vítimas dos dois episódios”, antes de seguir para Tianguá acompanhar o trabalho das equipes de segurança e resgate.

ACUMULADOS DE CHUVA

Segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), choveu em pelo menos 90 municípios do Ceará entre as 7h de domingo (26) e as 7h desta segunda-feira. Os maiores acumulados foram registrados nas regiões da Ibiapaba e do Litoral de Fortaleza, área que já estava sob aviso meteorológico para risco de chuvas intensas.

  • Fortaleza (posto Água Fria): 110 mm (maior precipitação em 24h)

  • Ibiapina: 107,5 mm

  • Viçosa do Ceará: 102 mm

  • Tianguá (posto sede): 90,2 mm (segunda chuva mais intensa do ano)

CE-025 EM AQUIRAZ

Em uma das ocorrências, foi registrado um óbito em razão do rompimento de parte da rodovia CE-025, em Aquiraz. Após o ocorrido, as duas faixas da rodovia foram interditadas no trecho afetado, sendo permitida apenas a passagem de veículos oficiais. A Superintendência de Obras Públicas (SOP) informa que as equipes técnicas continuam no local do acidente para avaliar as condições da via e tomar todas as providências cabíveis. A recomposição do aterro e recuperação do trecho tem prazo estimado de uma semana, considerando condições climáticas adequadas à realização dos serviços.

Com o bloqueio e isolamento do trecho, visando a segurança dos usuários, os condutores devem utilizar as CE-010 e CE-040 como rotas alternativas. Quatro viaturas e um guincho do Batalhão de Polícia de Trânsito Urbano e Rodoviário Estadual (BPRE) atuam no controle do tráfego. Agentes do BPRE orientam o desvio da Avenida Litorânea (CE-025), nas proximidades do Alphaville, e também estão posicionados na Avenida Caminho do Sol (CE-025), na rotatória do Beach Park.

ATENDIMENTO EM AQUIRAZ

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) foi acionado por volta das 5h20. Os profissionais encaminharam uma vítima para o Hospital Municipal de Aquiraz. O Corpo de Bombeiros realizou a busca e retirada de uma vítima soterrada. Lamentavelmente, após a conclusão do resgate, foi constatado que a pessoa, do sexo masculino, já estava sem vida.

DESABAMENTO EM TIANGUÁ

Ainda no início da manhã, o Corpo de Bombeiros atendeu a uma ocorrência de desmoronamento de edificação em Tianguá, na Serra da Ibiapaba. Ao chegarem ao local, as equipes constataram que se tratava de um colapso estrutural no prédio onde funcionava o Hotel São Francisco, próximo à rodoviária da cidade. A área foi isolada e as ações de busca por vítimas foram iniciadas.

Uma pessoa do sexo masculino foi localizada nos escombros. Equipe médica do Samu 192 constatou o óbito ainda no local e acionou a Perícia Forense. Outras duas vítimas foram levadas para o Hospital São Camilo, em Tianguá.

Diante da gravidade, o Corpo de Bombeiros mobilizou reforço operacional, com equipes, viaturas e equipamentos especializados deslocados de Sobral para apoio às ações em Tianguá. Duas ambulâncias da base local do Samu 192 (uma Unidade de Suporte Avançado e uma Unidade de Suporte Básico) também atuam no local.

RECOMENDAÇÕES

O Corpo de Bombeiros reforça que, em períodos de chuvas intensas, motoristas e pedestres devem redobrar a atenção em vias com sinais de erosão, afundamento, rachaduras ou deslizamentos de solo, acionando imediatamente os serviços de emergência (193) em situações de risco.

As equipes seguem mobilizadas para minimizar os impactos das chuvas e prestar assistência à população afetada.

TAUÁ É CONTEMPLADO COM MICRO-ÔNIBUS DO PROGRAMA CAMINHOS DA SAÚDE PARA TRANSPORTE DE PACIENTES



O município de Tauá foi contemplado com um novo veículo do programa Caminhos da Saúde, iniciativa vinculada ao programa federal Agora Tem Especialistas, lançado oficialmente no último dia 18/04, em Fortaleza. A ação reforça o compromisso com a ampliação do acesso à saúde especializada no interior do país.

O micro-ônibus foi recebido pelo Consórcio de Saúde dos municípios da região dos Inhamuns, que tem Tauá como cidade líder. A aquisição faz parte dos investimentos do Novo PAC Saúde, voltados à melhoria da infraestrutura e da assistência à população.

O principal objetivo do programa é garantir o transporte seguro, gratuito e digno de pacientes que precisam realizar tratamentos de média e alta complexidade fora de seus municípios de origem. Entre o público prioritário estão pacientes oncológicos que necessitam de quimioterapia e radioterapia e pacientes renais em tratamento de hemodiálise.

No caso específico de Tauá, o veículo será fundamental para facilitar o deslocamento de pacientes até policlínicas e centros de referência, como o novo Centro de Hemodiálise, ampliando o acesso a serviços essenciais de saúde.

Com capacidade para cerca de 30 pessoas, os micro-ônibus entregues pelo Ministério da Saúde são adaptados para oferecer mais conforto e segurança, especialmente para pacientes em tratamento de maior fragilidade.

A iniciativa representa um avanço significativo na humanização do atendimento e na garantia de direitos, reduzindo dificuldades logísticas enfrentadas por quem depende do sistema público de saúde.

Teerã apresenta nova proposta para reabrir Estreito de Ormuz


 IRÃ APRESENTA NOVA PROPOSTA AOS EUA PARA REABRIR ESTRITO DE ORMUZ E ADIAR NEGOCIAÇÕES NUCLEARES

Trump analisa impasse com equipe; bloqueio naval americano já impediu 38 embarcações e afeta 90% do comércio marítimo iraniano

O Irã apresentou aos Estados Unidos (EUA) uma nova proposta para reabrir o Estreito de Ormuz e pôr fim à guerra, adiando as negociações sobre o programa nuclear de Teerã, informou o portal Axios. Citando fontes não identificadas com conhecimento do assunto, o jornal digital informou, nesse domingo (26), que Trump prevê analisar hoje com a sua equipe o atual impasse nas negociações e os possíveis passos a seguir.

BLOQUEIO NAVAL DOS EUA

A iniciativa surge em plena escalada de tensão, com o Comando Central norte-americano a confirmar que já impediu a passagem de 38 embarcações na região, por ordem do presidente Donald Trump. Apesar do cessar-fogo, Trump determinou a manutenção do bloqueio naval, medida que, segundo o Departamento do Tesouro, afeta 90% do comércio marítimo iraniano.

"As forças norte-americanas obrigaram 38 navios a dar meia-volta ou regressar ao porto", anunciou o Comando Central na rede X, referindo-se ao bloqueio imposto desde 13 de abril. O objetivo da Casa Branca é aumentar a pressão sobre Teerã, limitando suas exportações de petróleo e reduzindo as fontes de financiamento.

Trump afirmou que não tem pressa em alcançar um novo acordo, destacando que a estratégia de "pressão máxima" da sua administração está asfixiando a economia iraniana e já "dizimou" sua capacidade operacional.

NEGOCIAÇÕES

A primeira rodada de negociações entre Washington e Teerã ocorreu em Islamabad em 11 de abril, nas primeiras conversações diretas de alto nível em 47 anos, com o Paquistão como mediador. As delegações se reuniram durante mais de 20 horas, sem resultados, e a segunda fase, prevista para o último fim de semana, não se concretizou, depois de o ministro dos Negócios Estrangeiros iraniano, Abás Araqchí, ter abandonado o Paquistão sem intenção de dialogar com os enviados de Trump.

PROPOSTA DO IRÃ

Araqchí apresentou em Islamabad um plano para contornar a questão nuclear, propondo que o cessar-fogo se prolongue ou que ambas as partes acertem o fim definitivo da guerra, deixando as negociações nucleares para mais tarde, após a reabertura do Estreito e o levantamento do bloqueio.

No entanto, fontes diplomáticas indicam que a liderança iraniana não tem consenso sobre como responder às exigências norte-americanas para suspender o enriquecimento de urânio durante uma década e retirar o urânio enriquecido do país.

O impasse persiste, e as tensões na região seguem elevadas, com os mercados globais atentos aos desdobramentos das negociações e aos impactos no preço do petróleo.