sexta-feira, 5 de junho de 2020

"Lua de Morango" ocorre nesta sexta e será visível no Brasil

O último fenômeno visto no céu de Fortaleza foi a superlua em maio (Foto: JÚLIO CAESAR)
O último fenômeno visto no céu de Fortaleza foi a superlua em maio (Foto: JÚLIO CAESAR)

Conhecido como "Lua de Morango", o eclipse lunar penumbral, considerado um fenômeno raro, ocorre nesta sexta-feira, 5. Segundo a National Aeronautics and Space Administration (Nasa), apesar de ser mais visível na Ásia, Europa, Austrália e outros lugares da América do Sul, ela também poderá ser vista no Brasil.

De acordo com as informações divulgadas pelo site Olhar Digital, durante o evento, o satélite mergulhará quase metade da face na penumbra ou sombra externa da Terra. Fenômeno começa às 14h45min, abaixo do horizonte. Com duração de três horas, 18 minutos e 13 segundos, o eclipse será testemunhado na costa leste da América do Sul somente ao fim do evento: ao nascer da lua.
Por que "Lua de Morango"?

A primeira Lua Cheia do mês de junho marca o início da temporada de colheita de morangos no Hemisfério Norte. O nome dado pelos nativos norte-americanos, "Strawberry Moon", que significa Lua de Morango, se refere a essa época. Nesse período, a lua recebe um tom avermelhado.

Fenômeno foi registrado pela primeira vez em 1930, no Almanaque do Fazendeiro do Maine, que apresenta uma lista de denominações que tribos dos Estados Unidos deram às luas existentes do ano.
Confira o melhor horário para acompanhar o eclipse lunar

O eclipse acontece quando a Lua está posicionada nas zonas penumbrais da Terra, em que parte da luz do Sol é impedida de chegar ao satélite. É diferente dos eclipses totais ou parciais, nos quais, boa parte ou a totalidade do nosso satélite natural está posicionada na zona de umbra - isto é, a região em que não há iluminação direta do Sol. As informações também são do site Olhar Digital.

De acordo com a plataforma de eventos astronômicos Time and Date, em Brasília, será possível observar somente um detalhe do sombreamento da Lua, a partir das 17h51min. Já habitantes do estado de São Paulo poderão acompanhar o fragmento do eclipse por volta das 17h32min. Em Recife, capital de Pernambuco, na região Nordeste do Brasil, o fenômeno será mais visível e deve ocorrer a partir das 17h14min, no horário local.

Como a Lua estará muito próxima do horizonte, o recomendado é observar o fenômeno de um local de alto ou em uma área desobstruída com vista livre para a direção leste-sudeste.

*O Povo Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeitura de Tauá