sexta-feira, 5 de junho de 2020

Brasil chega a 35.026 mortes por coronavírus com 1.005 registros em 24h

coronavírus

De acordo com atualização do Ministério da Saúde nesta sexta-feira (05/06), o Brasil registra 35.026 mortes em decorrência da Covid-19 — 1.005 foram contabilizadas nas últimas 24 horas.

Desde o início da pandemia no país, 645.771 pessoas já foram infectadas pelo Sars-CoV-2, sendo que 30.830 novos diagnósticos foram feitos de quinta para sexta.

O Brasil ocupa o 2º lugar no ranking mundial de casos de Covid-19 e o 3º lugar em relação ao número de mortes. Na quinta, o país ultrapassou a Itália na quantidade de falecimentos e, deste então, fica atrás apenas dos Estados Unidos e da Inglaterra.

O boletim diário do Ministério da Saúde virou assunto polêmico nos últimos três dias. O documento, que começou a ser divulgado às 16h na gestão Mandetta, foi adiado permanentemente para as 19h durante o período de Nelson Teich como ministro da Saúde. Desde a saída do oncologista, a divulgação dos números para a população vem atrasando cada vez mais: na quarta (03/06) e na quinta, a tabela atualizada só foi enviada às 22h.

A pasta justificou o atraso de quarta-feira como sendo causado por “problemas técnicos”, e o secretário substituto de vigilância em saúde, Eduardo Macário, chegou a dizer, em entrevista coletiva, que o a compilação de dados é complexa e, às vezes, era necessário ligar para as secretarias em busca de confirmações. Ontem, não houve justificativa. Mas, nos bastidores, a especulação é que o presidente Jair Bolsonaro teria ordenado o atraso para que os jornais televisionados à noite e os veículos impressos não conseguissem fazer a divulgação.

*Metrópoles

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeitura de Tauá