segunda-feira, 17 de fevereiro de 2020

Sobral amplia vagas de emprego e qualificação profissional


Sobral vem ampliando a cada ano as oportunidades de geração de emprego e qualificação profissional. Em 2019, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Econômico (STDE), a Prefeitura capacitou mais de 2 mil pessoas nos programas de qualificação profissional, como o Capacita Sobral, Sobral Empreendedor, Projeto Segunda Chance e Primeiro Passo, totalizando 96 cursos realizados. Para 2020, a meta é qualificar pelo menos 2.150 pessoas com a oferta de 99 cursos.

Também em 2019 foram registrados 1.166 novos Microempreendedores Individuais (MEI) em Sobral. O município conta atualmente com 6.786 microempreendedores registrados, de acordo com dados do Portal do Empreendedor. Os números superam a meta estipulada pela STDE para 2020, que era de 6.294.

De acordo com o titular da STDE, Inácio Ribeiro, “a capacitação profissional e o incentivo ao empreendedorismo fazem parte do conjunto de medidas implementado pelo município para reduzir o problema do desemprego, fruto da crise econômica vivenciada pelo país nos últimos anos”, disse o secretário.

Mais do que capacitar a mão de obra, a Prefeitura de Sobral tem empregado esforços no sentido de aproximar as empresas de quem busca uma colocação no mercado de trabalho. Assim, o município realizou o I Feirão de Empregos. O evento, realizado em novembro de 2019, ofertou 256 vagas de trabalho. 197 pessoas foram contratadas. O número de contratações equivale a aproximadamente 77% das vagas oferecidas. Outras 59 pessoas estão em processo de contratação.

O Programa de Desenvolvimento Econômico de Sobral (Prodecon), que visa estimular a criação de novas empresas no município, foi responsável pela criação de 68 novos postos de trabalho com carteira assinada. Para 2020, a previsão é de ampliação nos quadros de funcionários das empresas, alcançando 483 postos formais.

Repórter Ceará

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeitura de Tauá