sexta-feira, 14 de fevereiro de 2020

Salmito Filho considera insustentável proposta de zerar ICMS da gasolina

Salmito Filho considera insustentável proposta de zerar ICMS da gasolina

Durante as explicações pessoais da sessão plenária desta quinta-feira (13/02), o deputado Salmito (PDT) qualificou de insustentável a proposta do presidente da República, Jair Bolsonaro, aos governos estaduais de abrirem mão da cobrança do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre os combustíveis.

Segundo o parlamentar, essa proposta não se sustenta, pois o aumento constante dos combustíveis não acontece por aumento de impostos estaduais, mas por causa da dolarização do preço do barril de petróleo, adotado pelo Governo Federal desde o Governo Fernando Henrique Cardoso.

“Quando o presidente propõe diminuir o preço dos combustíveis zerando os impostos estaduais e federais, isso não se sustenta porque o imposto não aumentou e, mesmo assim, o preço dos combustíveis vem aumentando muito. A população sabe disso”, ressaltou.

O deputado explicou que o barril de petróleo é produzido pela Petrobras a um custo de 40 dólares, mas “a própria Petrobras passa para sua refinaria a um custo de 80 dólares o barril. Ou seja, dobrou o preço do barril de petróleo devido a essa indexação ao mercado internacional”, pontuou.

Salmito lembrou que esse petróleo é o principal insumo para produção de combustível e que o aumento do preço do barril gera outros aumentos em cadeia. “A população cearense consome produtos que vêm de caminhão, usam transporte público ou particular, gás de cozinha; tudo tem relação direta com o preço dos combustíveis”, acrescentou.

Para o deputado, o Governo Federal é que tem o poder de mudar essa situação, já que possui a maioria das ações da Petrobras. “É possível mudar. Não é questão de ser oposição. Isso não é questão de ideologia. É matemática, é numero. Se o Governo Federal quiser reduzir o preço do combustível, tira a dolarização”, concluiu o parlamentar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeitura de Tauá