terça-feira, 18 de fevereiro de 2020

Enfermagem: uma forma de estar no mundo


Cuidar é uma palavra que tem origem no termo latino cogitare, que significa dar atenção, levar em consideração. Para Leonardo Boff, o termo “cuidado” abrange os significados de desvelo, solicitude, diligência, zelo, atenção, bons tratos para com o outro – indicando uma relação de respeito. A Enfermagem é uma profissão centrada no cuidado humano e precisa ser entendida por todos como uma forma de estar com o outro, uma forma de estar no mundo.

O conceito de Enfermagem tem mudado juntamente com a evolução das sociedades. Em seus primórdios, a Enfermagem tinha estreita relação com a maternidade, e era exclusivamente feita por mulheres. A Enfermagem moderna, com a suas bases de rigor técnico e científico, começou a se desenvolver no século XIX, e hoje no Brasil é uma das poucas profissões da Saúde que possui uma lei própria do exercício profissional, com base na lei nº 7.498, de 25 de junho de 1986.

O enfermeiro é aquele profissional de nível superior que tem formação técnica, científica, filosófica e cultural para cuidar do ser humano em todas as fases da vida, estando com o outro desde a sua concepção até o momento final de suas vidas. É responsável pela equipe de Enfermagem (auxiliares e técnicos) e pela promoção, prevenção e recuperação da saúde dos indivíduos.

O enfermeiro é um profissional preparado para atuar em todas as áreas da saúde: assistencial, administrativa e gerencial. Por ser um profissional liberal, ou seja, pode trabalhar sem a supervisão de outro profissional, o trabalho do enfermeiro não se restringe a hospitais, podendo atuar em clínicas, departamentos de auditorias, centros de Medicina Preventiva, agências de Vigilância à Saúde etc.

O mercado de trabalho tem cada vez mais procurado pelo profissional de Enfermagem. Em alguns países como a Inglaterra, é grande a carência destes profissionais. Recentemente, vimos na mídia Kate Middleton, duquesa de Cambridge fazer um apelo para que mais enfermeiros sejam formados. A campanha Nursing Now foi lançada mundialmente em 2019, pela Organização Mundial da Saúde (OMS), para mostrar ao mundo a importância da Enfermagem para a saúde.

O curso de graduação em Enfermagem do Centro Universitário Ateneu está estruturado de forma a atender razões, principalmente, sociais, colocando o saber acadêmico a serviço da pessoa humana e da sociedade. É um curso que organiza as ações acadêmicas a partir do tripé ensino, pesquisa e extensão. Assim, o aluno tem o máximo de contato possível com a comunidade e com o ser cuidado.

As disciplinas do curso estão organizadas de forma interdisciplinar, ou seja, uma disciplina estabelece relação com a outra e são divididas em semestres. A grade curricular possui aulas teóricas, práticas em laboratórios e estágios curriculares obrigatórios. As atividades complementares curriculares propiciam enriquecimento na formação acadêmica e contemplam temas das Relações Étnico-Raciais, o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana e a Educação Ambiental, cumprindo a legislação em vigor.

Se você tem interesse pela área da Saúde e deseja desenvolver o talento de cuidar de si e do outro, saiba que o Curso de Enfermagem da UniAteneu possui professores especialistas, mestres e doutores preparados para formar profissionais alinhados com o mercado de trabalho vigente. Todos que possuem interesse e dedicação podem desenvolver a arte e a ciência de cuidar.

Conheça o Curso de Enfermagem da UniAteneu. Acesse: http://uniateneu.edu.br/

Profª. Ma. Juliana Sampaio dos Santos

Professora do Curso de Enfermagem da UniAteneu
Mestra em Cuidados Clínico

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeitura de Tauá