segunda-feira, 27 de janeiro de 2020

Tapebas recebem nova casa de farinha e se preparam para ampliar produção de derivados da mandioca


O Governo do Ceará, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), entregou nesta quarta-feira (22) a reforma de casa de farinha dos índios Tapebas, em Caucaia, na região Metropolitana de Fortaleza. Além do novo equipamento, uma comitiva de técnicos da SDA visitou duas comunidades quilombolas com ações desenvolvidas pelo Projeto São José III.

São 17 índios Tapebas beneficiados diretamente com a reforma da casa de farinha Pixilinga Tabepa, em homenagem a um dos primeiros moradores da comunidade indígena. Por meio do Projeto São José III foram investidos R$ 194.676,19 fruto do acordo de empréstimo entre o executivo estadual e o Banco Mundial.


A expectativa da comunidade é fazer com que a farinha, a tapioca e o beiju possam alcançar o mercado. “Isso vai resultar em mais renda para nós. Hoje comemoramos um novo momento para nossa comunidade. Antes plantávamos mandioca mas não tínhamos expectativa de comercialização porque nossos recursos técnicos não eram apropriados. Agora mudou tudo”, comemora Kilvia Tapeba, de 34 anos.


De acordo com o secretário executivo de planejamento e gestão interna da SDA, José Leite Cruz, ações voltadas a agricultores indígenas são reflexo do diálogo do Governo do Ceará com povos tradicionais. “Tem sido uma preocupação do governador Camilo Santana sempre olhar especial para os povos tradicionais sem tentando identificar seus projetos, sem fugir às tradições, mas levando melhorias como, neste caso, mais tecnologias à produção”, explica.

O prefeito de Caucaia, Naomi Amorim, acompanhou a solenidade na Lagoa dos Tapebas.
Projetos quilombolas


Ainda em Caucaia, o secretário Zé Leite Cruz e técnicos das coordenadorias de desenvolvimento da Agricultura Familiar (CODAF/SDA) e dos Assentamentos e Reassentamento (CODEA/SDA) visitaram duas cozinhas comunitárias executadas com recursos do Projeto São José na Serra do Juá e em Capuan.

Ambas comunidades de remanescentes de Quilombos receberam investimentos de R$ 151.185,69 no total na criação de cozinhas comunitárias destinadas a produção de comidas com produtos da região como bolos, sopas, mungunzá, tapiocas e artesanato com assistência técnica e capacitação para gerar mais qualidade de vida aos beneficiários.

*sda.ce.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeitura de Tauá