terça-feira, 28 de janeiro de 2020

As muitas faces da Odontologia no mercado de trabalho


O graduado em Odontologia apresenta muitas opções de atuação quanto ao mercado de trabalho. Além de puramente clinicar em seu consultório particular, o cirurgião dentista tem opções de investir na carreira de empresário, de atuar em cooperativas, de desenvolver ou ser um franqueado, de investir em pesquisas científicas com suas diversas áreas, no mercado de vendas de produtos e equipamentos odontológicos ou ingressar na área da docência. Para todas essas áreas, deve-se possuir aptidões e investir em conhecimentos. Assim como em todas elas, existem suas vantagens e desvantagens. Vejamos aqui, algumas delas.

Talvez a primeira opção que é desejada é em exercer a profissão dentro de quatro paredes, o dia todo, todos os dias... até quando o corpo e a mente aguentarem. Segundo dados do Conselho Federal de Odontologia (CFO) de janeiro de 2020, as mulheres são a grande maioria. De um total de 119.763 profissionais dentistas, 66.342 são mulheres. Elas demonstram preferência por algumas especialidades, como Endodontia e Ortodontia. Os homens optam mais pela Implantodontia. Depois de um certo tempo neste rojão, inicia-se um processo de reavaliação, podendo investir em outras faces existentes. A profissão exige muita acuidade visual, desempenho manual e postural que, com a idade, caso não seja dada a devida atenção física, passam a ficar debilitadas e comprometem o exercício profissional, além do que, dentro da globalização e da rapidez das informações, quem ficar dentro de um recinto por muito tempo, está perdendo as mudanças que estão sempre ocorrendo.

Enquanto empresário, por exemplo, no ramo das franquias odontológicas, está sujeito à oscilação do mercado econômico. O Brasil é a 5ª nação com empreendedores mais determinados e dispostos a superar as dificuldades de um ambiente de negócios complexo, segundo o ranking da Expert Market de 2018. Entretanto, se o poder aquisitivo da população não estiver favorável, ela vai optar a utilizar o serviço de saúde de uma forma curativa e não preventiva. Na venda de produtos e equipamentos odontológicos, o mercado cresce à medida que novos cirurgiões dentistas são lançados no mercado a cada ano. Como o número tem aumentado a cada ano, este ramo só prospera.

Outra face da Odontologia que tem se desenvolvido bastante é o setor de cooperativas odontológicas. As cooperativas são formadas por um grupo, no caso de dentistas, que visam em conjunto oferecer um serviço de qualidade aos beneficiários em busca de uma divisão igualitária do mercado que beneficie a todos da categoria. Dentro dela, além de ser um cirurgião dentista atuante, existem os cargos de presidente, diretoria, conselheiros e fiscais os quais são exercidos pelos próprios cirurgiões dentistas, que necessitam ter um preparo de gestão, por tanto.

Nas pesquisas científicas, a evolução tem se dado com o desenvolvimento da Bioética e Biomateriais, os quais são amplamente utilizados na área odontológica. Muitas dessas pesquisas iniciam no âmbito acadêmico e propagam em pós-graduações. Esta é uma outra face da Odontologia que requer muita aptidão, conhecimento e perseverança para sair dos laboratórios e entrar nos consultórios odontológicos. Quando o aluno demonstra um imenso interesse para área da pesquisa e monitoria, normalmente, deseja enveredar para a área da docência, iniciando por um mestrado e evoluindo para doutorado e até mesmo o pós-doutorado. Nesta face, pode ser membro efetivo de uma universidade como docente, coordenador, diretor, reitor etc.

Por todas estas muitas faces, o aluno egresso de Odontologia tem várias opções no mercado odontológico que amplamente se desenvolve.

Referências:


- http://cfo.org.br/website/estatisticas/quantidade-geral-de-cirurgioes-dentistas-especialistas/

- https://exame.abril.com.br/negocios/dino/setor-odontologico-vale-a-pena-investir/

- https://www.sbpmat.org.br/1encontro/simpb.htm

Conheça o Curso de Administração da UniAteneu. Acesse http://uniateneu.edu.br/.


Profª. Manoela Moraes de Figueirêdo
Coordenadora do Curso de Odontologia da UniAteneu\
Doutora em Odontologia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeitura de Tauá