sexta-feira, 18 de outubro de 2019

Operários quebraram coluna minutos antes de queda de prédio; veja vídeo



Imagens do sistema de segurança do edifício Andrea, que desabou esta semana em Fortaleza, mostram que havia operários trabalhando com marretas nas colunas que davam sustentação à estrutura pelo menos meia hora antes do desmoronamento.

Cerca de 9h30 da manhã de terça-feira (15), aproximadamente uma hora antes de a estrutura ruir, já havia profissionais da empresa Alpha Engenharia Ltda no térreo do condomínio. Nas imagens, um homem quebra parte do reboco da pilastra e é observado por outras três pessoas.

Uma dessas pessoas é identificada por moradores como sendo o engenheiro que assinou a Autorização de Responsabilidade Técnica, José Andresson Gonzaga, da Alpha Engenharia. Os demais operários ainda não foram identificados.

Segundo o depoimento de moradores, os outros profissionais que aparecem no vídeo também são da Alpha Engenharia.

Às 10h08, em uma imagem da parte de frente do prédio, é possível ver que parte do reboco cede sozinha. Vinte minutos depois, ou seja, cerca de dois minutos antes do desabamento, a síndica do edifício Andrea, Maria das Graças Rodrigues, 53, aparece acompanhando a movimentação dos operários. Ela é considerada desaparecida.
Para leigos, rachaduras eram superficiais, diz moradora

Uma moradora do prédio confirmou ao UOL que a obra teve início no dia anterior à tragédia.

Kátia Ramos morava há 36 anos na cobertura com os pais, o marido e a filha de 19 anos. Todos estavam fora de casa no momento que a estrutura ruiu.

Segundo Kátia, que trabalha como analista contábil, os sinais de desgaste nos pilares não eram evidentes para leigos até o dia anterior ao desabamento.

A moradora declarou que outro vídeo divulgado nas redes sociais, no qual o concreto está desgastado e as estruturas de ferro das colunas estão à mostra, foi feito na noite de segunda-feira (14).

"As colunas podiam apresentar algumas rachaduras, mas para leigos pareciam superficiais. Até o domingo as colunas não estavam assim. Foram 'descascadas' na segunda. Depois, à noite, é que foi feito o vídeo", declarou a analista contábil.

Katia também foi uma das pessoas que já depôs no inquérito aberto na delegacia do 4º Distrito Policial do Ceará, que apura as responsabilidades sobre o desabamento.

O UOL tentou contato com a empresa Alpha Engenharia, com sede em Fortaleza, contratada para realizar a obra, mas as chamadas não foram atendidas.

Há outra empresa de engenharia homônima, com sede no Eusébio, Região Metropolitana de Fortaleza. No Facebook, A Alpha Engenharia e Consultoria Eireli divulgou nota de esclarecimento lamentando a tragédia e informando que não é a responsável pela obra.

Kátia em foto com o marido e a filha - Arquivo Pessoal
Kátia em foto com o marido e a filha
Imagem: Arquivo Pessoal
Cachorro morreu no desabamento

Até a manhã desta sexta-feira (18), o Corpo de Bombeiros divulgou o falecimento de seis vítimas. Pelo menos quatro pessoas continuam sendo procuradas sob os escombros.

Kátia e os familiares ainda estão se reorganizando após a tragédia. O pai e a mãe dela, que têm 77 e 72 anos, respectivamente, haviam saído do prédio para ir ao banco 15 minutos antes da tragédia. A filha adolescente estava na escola e ela e o marido, trabalhando.

O animal de estimação da família de Kátia, o cachorro Luke, era o único que estava no apartamento, o único localizado no sétimo e último andar. O daschund de 10 anos foi resgatado com vida, mas faleceu na manhã desta sexta-feira (18).

*UOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeitura de Tauá