sábado, 15 de dezembro de 2018

Aprovada criação da Universidade Federal da Ibiapaba

Resultado de imagem para Aprovada criação da Universidade Federal da Ibiapaba
(Reprodução)

A instituição vai beneficiar cerca 1,2 milhão de habitantes de 47 cidades que compõem a mesorregião do Noroeste cearense

A Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público (CTASP) da Câmara dos Deputados aprovou relatório que autoriza o Poder Executivo a instituir a Universidade Federal da Ibiapaba, no Ceará. O relatório, elaborado pelo deputado federal André Figueiredo (PDT), apresenta o projeto de Lei do deputado Moses Rodrigues (PMDB).

A nova universidade beneficiará diretamente nove municípios cearenses – Carnaubal, Croatá, Guaraciaba do Norte, Ibiapina, São Benedito, Tianguá, Ubajara, Viçosa do Ceará e Ipu – integrantes da microrregião de Ibiapaba, onde residem cerca de 350 mil pessoas. Além disso, o impacto social alcançará ainda quarenta e sete cidades que compõem a mesorregião do Noroeste cearense, cuja população é superior a 1,2 milhão de habitantes.
Estudo de viabilidade

Para comprovar a necessidade da criação de uma universidade federal na região da Ibiapaba, a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), na época sob a gestão do então secretário Inácio Arruda, contratou consultoria especializada para estudar a viabilidade de implantação do campus.

De acordo com o estudo, que teve como coordenador técnico Roberto Cláudio Frota Bezerra, na região da Ibiapaba existe uma demanda real de 4.500 jovens, por ano, igual ao número de concludentes de ensino médio, sem contar as demandas acumuladas em anos anteriores. A oferta de educação superior pública na região, além de aumentar a inclusão social, qualifica o indivíduo para o mercado de trabalho, aumenta a produtividade local e estimula ações empreendedoras, contribuindo para o desenvolvimento municipal.

O estudo mostrou também as potencialidades da região e oportunidades de desenvolvimento de forma mais intensiva nas atividades de horticultura, fruticultura, floricultura e piscicultura. Além disso há condições favoráveis para a implantação de parques geradores de energia renovável (solar e eólica).

Tudo isso justifica a abertura de um campus da UFC na serra da Ibiapaba, numa associação tripartite, envolvendo Governo do Estado e Prefeituras Municipais. A UFC entra com o projeto pedagógico e os professores.

Fonte: Ceará.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeitura de Tauá