sexta-feira, 19 de outubro de 2018

Partido de Ciro pede ao TSE investigação de Bolsonaro e anulação da eleição

17.ago.2018 - Bolsonaro (e) e Ciro se cumprimentam antes do início do debate da RedeTV!/IstoÉ

17.ago.2018 - Bolsonaro (e) e Ciro se cumprimentam antes do início do debate da RedeTV!/IstoÉ

O PDT, partido do candidato derrotado à Presidência Ciro Gomes, apresentou uma ação nesta sexta-feira (19) ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) na qual pede que seja investigado o suposto esquema de financiamento ilegal de campanha por meio de empresários que teriam contratado o disparo de mensagens via WhatsApp como forma de favorecer o candidato Jair Bolsonaro (PSL).

Na ação, o PDT acusa a campanha de Bolsonaro de disseminar fake news (notícias falsas, em inglês) com o objetivo de prejudicar os adversários na campanha e defende que os votos dados a Bolsonaro no primeiro turno sejam anulados, com a convocação de novas eleições.

"A robustez das provas, ora apresentadas, são patentemente aptas a caracterizar a ocorrência do abuso de poder econômico, em especial, porque a ação tomou como parâmetro fatos notórios, que foram amplamente divulgados nos veículos de comunicação, sendo de conhecimento comum a prática reiterada de disseminação de fakenews (fato, inclusive, admitido pelo próprio TSE) e a polêmica notícia que indica a contratação por pessoa jurídica de impulsionamento conteúdo (via whatsapp), durante o pleito", escrevem os advogados do partido na ação.


O processo, uma Aije (Ação de Investigação Judicial Eleitoral), foi movido como repercussão à reportagem da Folha de S.Paulo, que na quinta-feira (18) apontou que empresas privadas estariam comprando pacotes de disparo em massa de mensagens contra o PT no WhatsApp, com contratos de até R$ 12 milhões.

O presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, informou que o partido também está coletando informações e documentos que indiquem ilegalidade em ações online da campanha de Jair Bolsonaro e de pessoas ligadas ao deputado federal. Segundo ele, os dados serão apresentados de forma complementar.

Guardadas as proporções e especificidades, Lupi lembrou que o primeiro resultado das eleições para deputados federais e estaduais do Rio de Janeiro em 1994 foi anulado após comprovações de fraudes. Novas eleições para os cargos foram convocadas, mas, dois anos depois, o resultado original foi revalidado.

"O que tem agora é muito grave. Não adianta o Bolsonaro imitar o Lula e dizer que não sabe de nada. Até porque não acabou bem para o Lula, né? Está preso", disse Lupi, que foi ministro de Lula e entrou na justiça para visitá-lo na sede da Polícia Federal em Curitiba.

Lupi ainda negou que o caso trazido à tona pela reportagem da Folha vá mudar a relação do PDT para com o PT nesta reta final do segundo turno. "A decisão não terá retorno. Continuamos com o nosso apoio crítico", falou.

A campanha do candidato do PT, Fernando Haddad, que disputa o segundo turno contra Bolsonaro, também entrou no TSE pedindo investigação e a cassação do mandato caso Bolsonaro seja eleito.

A presidente do PT, senadora Gleisi Hoffmann (PR), se reuniu nesta sexta-feira com a presidente do TSE, ministra Rosa Weber. Após a reunião, o advogado do partido, Eugênio Aragão, afirmou que a ministra prometeu uma resposta ainda hoje na ação apresentada pelo PT. O processo será julgado pelo corregedor do tribunal, ministro Jorge Mussi.

A campanha de Bolsonaro diz não ter conhecimento de qualquer esquema irregular no WhatsApp e afirmou que vai notificar as empresas citadas na reportagem da Folha a se explicar e processar Haddad.

Na quinta-feira, Bolsonaro afirmou não ter controle sobre eventuais ações de apoiadores.

"Eu não tenho controle se tem empresário simpático a mim fazendo isso. Eu sei que fere a legislação. Mas eu não tenho controle, não tenho como saber e tomar providência. Pode ser gente até ligada à esquerda que diz que está comigo para tentar complicar a minha vida me denunciando por abuso de poder econômico", afirmou o candidato ao site "O Antagonista".

Fonte: Uol

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeitura de Tauá