terça-feira, 31 de julho de 2018

PCC e CV provocam onda de ataques em Roraima e Ceará, segundo a PM

PCC e CV provocam onda de ataques em Roraima e Ceará - Crédito: Reprodução
(Crédito: Reprodução)

Roraima vive uma onda de ataques criminosos desde a noite deste domingo (29) com incêndios a prédios públicos, agências bancárias e veículos. Até a madrugada desta segunda-feira (30), ao menos três bancos, uma delegacia da Polícia Civil, um quartel da Polícia Militar e um trailer da PM foram atacados em Boa Vista. Não há registro de feridos.

Ataques criminosos também foram registrados em quatro cidades do interior do estado: Cantá, Caracaraí, Caroebe e Iracema. A Polícia Militar informou que os ataques foram ordenados pela facção criminosa PCC (Primeiro Comando da Capital).

O Ceará também é alvo de criminosos desde a última sexta-feira (27). Fortaleza e quatro cidades da região metropolitana estão sob ataques. Até a manhã desta segunda, 15 ônibus foram incendiados e 13 prédios públicos foram atingidos.

A Secretaria de Segurança Pública do estado afirmou que a série de ataques em Fortaleza e região metropolitana são uma retaliação às mortes de três assaltantes de banco, ocorridas na última quinta-feira (26), ligados à facção criminosa Comando Vermelho.


Não há informações sobre elo entre a onda de violência nos dois estados.

Em Boa Vista, os ataques começaram por volta das 23h de ontem e se estenderam até a madrugada de hoje. A maioria ocorreu na zona oeste da cidade. A Polícia Militar disse que já estava sabendo que ataques criminosos poderiam ocorrer na capital.

As ocorrências foram registradas no 5º Distrito Policial de Boa Vista e vão ser investigadas no Draco (Distrito de Repressão às Ações Criminosas Organizadas).

Três pessoas foram detidas e um adolescente foi apreendido sob suspeita de participarem do ataque a um trailer da PM na zona oeste da capital. O grupo foi flagrado com galões cheios de gasolina e um isqueiro. Os quatro suspeitos levados para o 5º Distrito Policial.

A Prefeitura de Boa Vista informou que três prédios do Cras (Centro de Referência de Assistência Social) sofreram ataques criminosos. O Cras do bairro Nova Cidade teve parte do prédio incendiado por bandidos. O fogo danificou a estrutura da recepção, forro e a mobília do local. Os atendimentos estão suspensos.

Um caminhão o Cras do bairro Centenário foi incendiado. Já o Cras do bairro União, criminosos jogaram dois coquetéis molotov contra a porta, mas o vidro não quebrou. "Os atendimentos nestes dois centros acontecem normalmente", disse a prefeitura.

Segundo o comandante-geral da PM de Roraima, coronel Edison Prola, apó o serviço de inteligência da polícia detectar possíveis ações de criminosos, a segurança no fim de semana foi reforçada. "Reforçamos o policiamento e conseguimos inibir vários ataques em Boa Vista. Estávamos preparados para esse embate", afirmou.
Interior

O comandante da PM no interior de Roraima, coronel Lindolfo Bessa, informou que o quartel de Cantá e a delegacia da Policia Civil na cidade de Iracema sofreram tentativa de incêndio. A sede do Cras e uma agência bancária em Caracaraí foram incendiados. Já em Caroebe, um caminhão de lixo pegou fogo após ataques de criminosos.

Em nota, o governo de Roraima disse que as forças de segurança "estão aptas para combater a ação criminosa e abortar ataques, de forma a garantir a segurança da população e reprimir atos de vandalismo, mantendo a ordem no estado. As investigações feitas pelo serviço de inteligência continuam".

*Uol

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeitura de Tauá