segunda-feira, 18 de junho de 2018

Terremoto deixa três mortos e mais de 300 feridos no Japão

Templo foi atingido por terremoto em Ibaraki, em Osaka, no JapãoFoto: Kyodo/via REUTERS / Reuters

Um terremoto de magnitude 6.1 na escala Richter vitimou uma menina de nove anos e dois idosos e deixou mais de 300 feridos na região de Osaka, no oeste do Japão, na noite deste domingo (manhã de segunda-feira no horário local). O tremor derrubou paredes, provocou incêndios e deixou milhares sem energia elétrica.

Segundo a Agência de Controle de Incêndios e Desastres, há o registro de 307 pessoas feridas. A menina de 9 anos, que estava na escola, foi soterrada pela queda de um muro de concreto. Situação semelhante vitimou um idoso de 80 anos. Na cidade vizinha de Ibaraki, o outro idoso, de 84 anos, foi esmagado por uma estante dentro da própria residência.

O primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, garantiu que o governo está mobilizado "com o objetivo de salvar a vida da população" e informou que foi organizada uma equipe para avaliar danos causados pelo terremoto. As autoridades decidiram não ativar nenhum alerta de tsunami até o momento. Em 2011, um tremor no noroeste japonês provocou uma onda gigante que matou 18 mil pessoas e provocou um grave acidente nuclear envolvendo a usina de Fukushima.

O abalo atingiu o norte de Osaka pouco depois das 20h (8h da manhã no horário do Japão), com profundidade de cerca de 13 quilômetros abaixo do solo, divulgou a Agência Metereológica do Japão. Inicialmente, a intensidade medida foi de 5.9 graus. Algumas áreas do oeste japonês, incluindo a cidade de Kyoto, também sentiram os tremores.

Além da queda de paredes e incêndios pontuais, a circulação do metrô e de trens foi suspensa devido a danos em equipamentos. Um hospital em Osaka ficou temporariamente sem luz. Emissoras locais mostraram imagens de passageiros deixando vagões e saindo a pé pelos trilhos entre estações.


*Terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeitura de Tauá