quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Eunício promete ações para convivência com a seca

 

Os candidatos da coligação "Ceará de Todos" passaram por Canindé nesta quarta-feira (20). Em caminhada de quase duas horas pelas ruas da cidade e conversando com a população, Tasso Jereissati, o candidato ao Senado, e Eunício Oliveira, que concorre ao Governo, afirmaram que darão atenção especial às políticas de convivência com a seca no Sertão Central já a partir do seu primeiro dia de seus possíveis mandatos.

Segundo o peemedebista, a atual administração estadual não executa projetos na área, nem investe em infraestrutura hídrica. Ele destacou que a Secretaria dos Recursos Hídricos (SRH) dispõe de apenas cinco máquinas perfuratrizes. Isso fez com que, em 2013, segundo ano seguido de seca no Ceará, apenas 300 poços fossem perfurados em todo o Estado.

Em Canindé, a estiagem é tão severa que não há água nem para o consumo humano. Até a sede é abastecida precariamente por carros-pipa. Eles chegam a cada três dias. Mas a oferta é tão pouca que muita gente acaba comprando água. Paga R$ 25 por cada mil litros. “Não podemos combater a seca. Mas podemos conviver com ela. A última obra importante de recursos hídricos daqui foi feita pelo Tasso”, disse Eunício, referindo-se ao açude Souza.

Para ele, há uma inversão clara de prioridades na administração do governador Cid Gomes (Pros), que tenta eleger um sucessor. “Quando o Interior precisa de água, o governador manda asfalto. Quando as pessoas estão morrendo nos hospitais, ele quer fazer um aquário de R$ 1 bilhão em Fortaleza. O Governo desprezou o que era essencial pra população. Deixou a população desempregada e desesperada por água. Esse dinheiro devia estar sendo colocado à disposição da população carente e sem renda.”

Eunício comprometeu-se com a perfuração de mais poços e a criação de novos açudes. “O problema da água é extremamente difícil para as pessoas. A população é quem paga a conta pela falta de cuidado do governador. A seca será uma prioridade. A infraestrutura não pode deixar de acontecer.”

Ladeado na caminhada por lideranças de dez municípios, Eunício lamentou o fato de o estado ter perdido espaço nacional na excelência dos serviços de saúde, educação e segurança pública. Os três setores enfrentam hoje problemas sérios de gestão e resultados.

O candidato peemedebista reiterou os compromissos constantes no seu Plano de Governo no tocante ao combater ao tráfico de drogas, ao tratamento de dependentes químicos com a criação de uma rede de amparo e ressocialização e ao fomento da geração local de emprego e renda. “A autoestima do povo está debaixo do solado do sapato. E três irmãos-coronéis querem impor sua vontade pela arrogância e prepotência. O Tasso ficou no coração das pessoas porque cuidou de gente. Quero ser como ele.”

* Com informações da coligação "Ceará de Todos"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeitura de Tauá