Páginas

quinta-feira, 30 de outubro de 2025

Estado, União e movimentos sociais firmam acordo para criação do primeiro assentamento irrigado do Ceará

 



Área de 1.000 hectares, dentro do Projeto de Irrigação Jaguaribe-Apodi, fica no município de Limoeiro do Norte

Em dia histórico no Palácio da Abolição, em Fortaleza, o governador Elmano de Freitas assinou acordo, nesta terça-feira (28), ao lado da Advocacia Geral da União (AGU) e de movimentos sociais, para a criação do primeiro assentamento irrigado do Ceará, localizado no município de Limoeiro do Norte. Com 1.000 hectares, a área, que fica dentro do Projeto de Irrigação Jaguaribe-Apodi, estará integrada ao Programa Nacional de Reforma Agrária, ação que garante acesso à terra e à infraestrutura hídrica para dezenas de famílias agricultoras.



O acordo põe fim a um conflito fundiário que se estendia, desde 2014, na região da Chapada do Apodi. A iniciativa teve importante participação de diversos órgãos e setores como a Procuradoria Geral do Estado (PGE); do Instituto de Desenvolvimento Agrário do Ceará (Idace), vinculado à Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA); Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional; o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra); o Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (Dnocs) e a Defensoria Pública da União (DPU).

“Hoje é um dia muito importante para todos que conhecem a situação debatida nesta manhã. Gostaria de agradecer todas as famílias envolvidas para que pudéssemos chegar neste entendimento. Também quero agradecer o Judiciário, a nossa equipe do Estado, via PGE, SDA e Idace. Estamos falando de uma área que por muito tempo foi quase que símbolo de conflito fundiário no Ceará. Esse é um passo importante para garantir a paz. Tenho absoluta convicção que hoje estamos fazendo história no Ceará”, destacou o governador Elmano de Freitas.



O terreno é dividido em duas glebas, uma pertencente ao Dnocs e outra de propriedade privada a ser adquirida pelo Estado por meio do Idace. O acordo também prevê a implementação de ações de sustentabilidade energética e hídrica, além de subsídios temporários para energia elétrica e uso da água, como medidas de apoio à consolidação do novo assentamento.

Titular da SDA, Moisés Brás comemorou o feito em prol do povo cearense. “Essa é uma iniciativa que representa, antes de tudo, a força do movimento social, além de uma posição política do Governo Estadual e Federal. É algo que vai dar mais dignidade para as famílias, qualidade de vida e fortalecer o dia a dia de todos esses trabalhadores”, disse.

O acordo dita, ainda, a criação de Comitê de Monitoramento, coordenado pelo Incra e pelo Idace, responsável por acompanhar a execução do acordo e a implementação do assentamento.

Advogado Geral da União Substituto, Flávio Roman, ressaltou a união de forças para a solução de um problema de muitos anos. “Estamos celebrando algo que é mais do que um acordo, é uma vitória do diálogo, da esperança e que transforma a realidade de muitos. Hoje transformamos o que era símbolo de conflito em justiça. Esse não é um acordo somente da AGU, mas de vários interlocutores. Graças ao diálogo, chegamos a uma solução que beneficia todo o Ceará e todo o país, mostrando que é possível transformar conflito em área produtiva”, comentou.



O Projeto de Assentamento Irrigado Jaguaribe-Apodi é exemplo do compromisso do Governo do Ceará com a reforma agrária, a agricultura familiar e o desenvolvimento rural sustentável, trazendo mais produção de alimentos para o Semiárido.

Em nome da PGE, Rafael Machado lembrou que o órgão está à disposição para os próximos passos do caso e para tratar de novas diretrizes semelhantes repassadas por parte do chefe do Executivo Estadual. “Para mim é uma enorme satisfação estar aqui celebrando esse acordo. Esse foi um grande desafio, dentro de uma articulação institucional, envolvendo diversos órgãos estaduais e federais. Foi por meio desses diálogos que conseguimos chegar neste importante acordo para todos. A PGE está à disposição para os próximos passos”, contou.



Superintendente do Idace, João Alfredo rememorou todo o processo para o resultado desta terça-feira: um acordo benéfico para todos. “O governador Elmano nos deu uma orientação muito clara: trabalhar para mediar diversos conflitos. A Justiça Federal foi impecável neste sentido. No local, as famílias já estão organizadas, com água na porta e acredito que o processo geral vai ser bem tranquilo. Você ter esse modelo em ação, produzindo, é algo absolutamente fantástico”, afirmou.



Dia de alegria

Representando todos os moradores do agora Assentamento José Maria de Tomé, Renato Crisóstomo ratificou que o ato firmado, nesta terça-feira, foi uma vitória não só dos beneficiados, mas de toda classe trabalhadora. “Gostaria de dizer tanta coisa, mas talvez não tenha tempo. Teremos sempre que lembrar que em 2014 foi quando o nosso medo se misturou com a coragem e aí criamos um movimento de resistência. Também jamais esqueceremos esse dia de hoje e esse marco para quem luta pela terra no Brasil. Sabemos muito bem o tamanho da nossa conquista. Essa é uma vitória da classe trabalhadora”, pontuou.



Em nome do Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST), Francisco Genivando exaltou a agricultura familiar e o potencial dos trabalhadores em prol da sociedade cearense e brasileira. “Hoje é um dia histórico não só para o Acampamento José Maria de Tomé, agora um assentamento, como também para os camponeses e camponesas que lutam pela terra no Ceará. Depois de mais de 11 anos, estamos aqui para celebrar essa conquista. A agricultura familiar camponesa é sim uma possibilidade de desenvolvimento para o Ceará e para o Brasil”, vibrou.



João Pedro Guedes - Ascom Casa Civil - Texto
Carlos Gibaja e Hiane Braun - Casa Civil - Foto

Governador Elmano de Freitas recebe embaixadora da Suécia e empresários para discutir novos investimentos no Ceará

 Memorando foi assinado com empresa referência global em soluções inovadoras para o setor de energia renovável


Na tarde desta terça-feira (28), o governador Elmano de Freitas recebeu, no Palácio da Abolição, em Fortaleza, a embaixadora da Suécia no Brasil, Karin Wallensteen, e representantes da empresa sueca Anodox Brasil, em visita institucional. Durante o encontro, foi assinado um Memorando de Entendimento (MOU) entre o Governo do Ceará e a companhia, fortalecendo a parceria entre o Estado e o país europeu.



Para o governador, a assinatura do MOU representa mais um passo importante para o fortalecimento da economia verde no estado. “Em um momento em que o mundo busca acelerar a transição energética, iniciativas como essa mostram que o Ceará está atento às demandas globais por sustentabilidade e inovação. A vinda de uma empresa referência em energia renovável não apenas impulsionará a geração de empregos qualificados, mas também consolida o estado como protagonista nacional nesse setor estratégico”, destacou Elmano de Freitas.



Na ocasião, o chefe do Executivo estadual esteve acompanhado da secretária das Relações Internacionais, Roseane Medeiros; de representantes da Secretaria do Desenvolvimento Econômico (SDE) e da Agência de Desenvolvimento do Ceará (Adece), além do presidente da Zona de Processamento de Exportação do Ceará (ZPE), Fábio Feijó.

De acordo com a embaixadora da Suécia no Brasil, Karin Wallensteen, o diálogo é parte fundamental do processo de cooperação. “Estou muito feliz por estar aqui, em Fortaleza, para dialogar sobre inovações e soluções sustentáveis entre a Suécia e o Ceará, buscando caminhos para tornar ambos mais verdes”, disse, citando os resíduos sólidos, os transportes sustentáveis e os biocombustíveis como pontos de diálogo.



Novos investimentos suecos

Durante o encontro, o Governo do Ceará assinou um MOU com a empresa Anodox Brasil, fundada na Suécia e referência global no desenvolvimento de soluções inovadoras para o setor de energia renovável e armazenamento energético. Entre as ações previstas no documento, está a instalação de uma unidade fabril da companhia no estado, fortalecendo o Ceará como um dos polos mais promissores para a transição energética no Brasil.

O CEO da Anodox Brasil, Cristiano Braga, destacou que o Ceará foi o estado escolhido após um estudo que analisou cerca de dez unidades da federação. “Desde o início, de maneira muito profissional e objetiva, o Estado nos recebeu de portas abertas e apresentou um conjunto de soluções e opções para a instalação de uma fábrica aqui”, afirmou o executivo. Outro aspecto observado pela empresa foi a qualidade da educação, segundo o CEO. “As escolas do Ceará são reconhecidas globalmente pelas inteligências que geram neste Estado. Vamos trazer tecnologia e desenvolver uma cadeia de valor agregado para gerar empregos de alta capacidade aqui”, acrescentou.

A secretária Roseane Medeiros, titular da SRI, se mostrou otimista com a parceria firmada. “A gente espera realmente continuar avançando, gerando oportunidades de emprego e renda para o povo do Ceará”, afirmou. Segundo a gestora, o trabalho de atração de empresas ocorre por meio da promoção das potencialidades do Estado, especialmente na área da transição energética, já que muitos países e companhias estão interessados em locais estratégicos para a produção de energia renovável, como é o caso da Suécia. “Essa parceria é de grande importância, pois o país já avançou muito nesse tema e com o qual nós podemos aprender bastante”, destacou.



Eliezio Jeffry - Ascom Casa Civil - Texto
Carlos Gibaja - Casa Civil - Foto

quarta-feira, 29 de outubro de 2025

Ceará bate recorde histórico no Mapa do Turismo Brasileiro e ultrapassa 100 municípios cadastrados



O Ceará alcançou um marco histórico no Mapa do Turismo Brasileiro, com 101 municípios reconhecidos, pela primeira vez, pelo Ministério do Turismo. O resultado representa um crescimento de 68,3% em relação a 2024 e consolida o estado como referência nacional em planejamento e governança turística.

De acordo com o secretário do Turismo, Eduardo Bismarck, é um compromisso do Governo do Estado a interiorização do turismo e o fortalecimento das regiões turísticas, garantindo que cada vez mais municípios tenham acesso a políticas públicas, capacitação e investimentos estratégicos no setor.

Nos últimos anos, o Ceará apresentou oscilações no número de cidades incluídas no Mapa: 68 em 2019, 57 em 2022, 64 em 2023 e 60 em 2024. O salto expressivo registrado em 2025 demonstra os resultados das ações de regionalização, qualificação do Cadastur e incentivo à formalização do turismo local, promovidas pela Secretaria do Turismo (Setur).

“Esse é um resultado que nos enche de orgulho e comprova o acerto das políticas implementadas sob a liderança do governador Elmano de Freitas. Nosso foco tem sido levar o turismo para todos os cantos do Ceará, fortalecendo os municípios, gerando emprego e mostrando que o turismo não está restrito ao litoral, ele é força de desenvolvimento também no interior”, destacou o secretário do Turismo, Eduardo Bismarck.

O Mapa do Turismo Brasileiro é uma ferramenta estratégica que orienta o direcionamento de recursos e ações do Ministério do Turismo, servindo como base para políticas públicas de fomento ao setor. Com mais de 100 municípios mapeados, o Ceará se consolida como um destino competitivo, inovador e cada vez mais presente na rota nacional do turismo.


Ascom Setur - Texto
Jade Queiroz - Fotos

terça-feira, 28 de outubro de 2025

Cariré: Novo parque industrial calçadista do Ceará terá investimento de R$ 40 milhões e geração de 800 empregos, anuncia Elmano de Freitas e Antônio Martins

 



Estado se destaca como maior produtor de calçados do país e segundo maior empregador do setor

Mais empregos e renda para que a economia do Ceará continue avançando. Com esse objetivo, o governador Elmano de Freitas anunciou, nesta terça-feira (28), a construção de um novo parque industrial calçadista em Cariré, com investimento privado estimado em R$ 40 milhões. A empresa NKS Importação e Exportação de Calçados irá se instalar na cidade, em um terreno de 15 mil metros quadrados, conforme acordo firmado nesta manhã.

Na ocasião, o chefe do Executivo estadual esteve acompanhado de representantes da empresa, entre eles o sócio-administrador, Jorge Ricardo Klein, além do procurador-geral do Estado, Rafael Machado, e de representantes da Secretaria do Desenvolvimento Econômico (SDE) e da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece).



“É um momento muito importante, de mudança no perfil econômico, de novas oportunidades para o povo de Cariré. Temos que agradecer pela decisão da empresa de se transferir para o Ceará, com a garantia de que aqui ela terá uma parceria com o Governo do Estado e com a Prefeitura. É isso que queremos: gerar mais oportunidades de emprego para o nosso povo, especialmente no interior, que tanto precisa”, destacou o governador Elmano de Freitas, ao parabenizar a atuação da Adece, da SDE e da PGE, que participaram das negociações até a concretização do investimento.



Presente na solenidade, o prefeito de Cariré, Antônio Martins, lembrou que as articulações começaram assim que os empresários demonstraram interesse em se instalar no município. O gestor também falou sobre o sentimento diante do anúncio. “Vocês não sabem o tamanho da minha alegria em saber que vamos mudar a vida da nossa cidade. Quero deixar um abraço especial a cada um, pois, com certeza, Cariré será uma nova cidade”, frisou.

Há 30 anos no mercado, a NKS possui uma ampla linha de produtos que abrange coleções desde o público infantil até o adulto. A marca, que chega ao Ceará com a expectativa de gerar 800 empregos formais no prazo de três anos, é considerada uma das poucas “family brands” do setor calçadista no Brasil. O sócio-administrador da empresa, Jorge Ricardo Klein, falou sobre a importância desse momento.



“Hoje faz um ano que sentamos com o senhor, que disse: ‘aqui nós temos uma coisa – cumprimos o que combinamos’. E hoje isso está se realizando. Para nós, é uma alegria muito grande chegar ao Ceará. O sucesso desse empreendimento vai se demonstrar ao longo do tempo, e certamente faremos parte da história do município e do estado”, disse. “Agora é trabalhar”, comemorou.
Benefícios para instalação da empresa

O terreno destinado à instalação foi doado pela Prefeitura de Cariré e o Governo do Ceará, por meio da Adece – que concede subsídios para a empresa construir o galpão. Outro benefício é o incentivo econômico do Fundo de Desenvolvimento Industrial (FDI), aprovado pelo Conselho de Desenvolvimento Econômico do Estado do Ceará (Condec), condicionado à geração dos empregos formais.



“Não tenho nenhuma dúvida de que Cariré será uma outra cidade, com 800 pessoas trabalhando, recebendo seus salários e comprando no comércio local. Será uma grande mudança para a cidade e para toda a região”, finalizou o governador Elmano de Freitas.


Eliezio Jeffry - Ascom Casa Civil - Texto
Carlos Gibaja - Casa Civil - Fotos

sexta-feira, 24 de outubro de 2025

Ceará recebe primeiro lote de medicamento inovador para tratamento do câncer de mama no SUS




O medicamento reduz em até 50% o risco de morte em casos mais agressivos de câncer de mama

Em pleno mês de conscientização sobre o câncer de mama, o Ceará deu um passo importante no tratamento da doença. O Estado recebeu, nesta quinta-feira (23), através do Ministério da Saúde (MS), 586 unidades do Trastuzumabe Entansina — medicamento de última geração incorporado ao Sistema Único de Saúde (SUS) para o tratamento do câncer de mama HER2-positivo, uma das formas mais agressivas da enfermidade. A distribuição das doses ficará a cargo da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), conforme os protocolos clínicos vigentes.

Os medicamentos que chegaram ao Ceará hoje (23) fazem parte do primeiro lote do Trastuzumabe Entansina recebido pelo Ministério da Saúde. O governador Elmano de Freitas comemorou a chegada do fármaco ao estado. “A medida representa um grande avanço para a oncologia no País — uma grande vitória para a saúde pública e para o povo brasileiro, especialmente os cearenses”, destacou.

A nova terapia amplia as opções de tratamento oferecidas pelo SUS, proporcionando melhores perspectivas de controle da doença e mais qualidade de vida às pacientes. De acordo com o diretor do Departamento de Atenção ao Câncer do Ministério da Saúde, José Barreto, o medicamento pode reduzir em até 50% a mortalidade entre mulheres com câncer de mama do tipo HER2-positivo.

“É um avanço gigantesco para a oncologia nacional, com o primeiro protocolo clínico voltado a esse tratamento. Trata-se de uma medicação muito esperada pela nossa população, que poderá reduzir em até 50% a mortalidade das pacientes com câncer de mama do tipo HER2 positivo. É uma grande vitória para a saúde pública e para o povo brasileiro”, afirmou o diretor.

Ao todo, serão quatro lotes do medicamento. As próximas entregas estão previstas para dezembro de 2025, março e junho de 2026. Os insumos atenderão 100% da demanda atual pelo medicamento no SUS, beneficiando 1.144 pacientes ainda este ano.



Isabella Campos - Ascom Casa Civil - Texto
Ascom Sesa - Foto e Vídeo

Ventos que geram oportunidades: kitesurfe transforma realidades e se consolida como vetor econômico no Ceará

 



Esporte ganha força no litoral cearense, movimenta o turismo, gera empregos e impulsiona novos negócios

Sob um céu azul, o vento pinta cores e os kites desenham liberdade. Esse é o cenário encontrado no litoral cearense, com velejadores deslizando sobre as águas e se aventurando no horizonte. O que torna tudo isso perfeito? Algo que se encontra com facilidade para a prática no estado: ventos fortes e constantes.

Esse cenário atrai atletas profissionais e amantes da modalidade de diversos países, especialmente no segundo semestre do ano, período em que os ventos alísios atingem seu ápice. Cada rajada impulsiona não apenas pranchas e pipas, mas também o turismo, gerando novas oportunidades e consolidando o estado como um dos destinos mais buscados.

O esporte, que surgiu na França em 1990, é um importante agente impulsionador. A pipa inflável, capaz de decolar da água, passou de inovação a modalidade olímpica, ganhando força mundialmente. No Ceará, o esporte chegou em meados dos anos 2000, influenciado pelo windsurfe – cujas técnicas se assemelham às do surfe e do wakeboard, de acordo com Raimundo Ferreira.



Dos 51 anos de idade, 25 são dedicados à prática do kitesurfe, período em que viu sua vida mudar. Na Lagoa do Cauípe, em Caucaia, ele é conhecido como Bê do Kite. Proprietário de uma barraca no local, ele conta como viu o esporte surgir e se tornar vetor de desenvolvimento econômico.

“Eu trabalhava como flanelinha em Fortaleza e ficava em um ponto da orla onde muitos estrangeiros iam praticar o windsurfe. Eu os ajudava a colocar o equipamento no carro e, com o tempo, fui me aproximando e aprendendo. Então, comecei a trabalhar com isso, mas depois foi me apresentado, por um amigo francês, o kitesurfe. Na época, era de duas linhas, a barra era diferente. Ele veio aqui e falou que o kitesurfe ia bombar no mundo. Foi quando eu iniciei e me tornei o primeiro professor do estado do Ceará”, conta, orgulhoso.

Nesse período, a mudança influenciada pelo kitesurfe é “nítida”, considera Bê do Kite. “Hoje a gente vê que toda a orla do Ceará tem pousadas, tem escolas, trouxe o turismo para cá e isso é muito importante”, destaca, acrescentando que o turismo esportivo no estado é influenciado, em sua maioria, pela modalidade. “Com certeza, o que eu tenho, agradeço tudo ao esporte. O kitesurfe faz as pessoas crescerem. Quem quer trabalhar, ele ajuda muito, porque é um esporte que está se desenvolvendo e vai se envolver mais”, avalia.

De acordo com a Secretaria do Turismo (Setur), o gasto médio per capita do visitante que vem para a prática do kite atingiu R$ 3.965,45 em 2025. Já a receita turística direta, derivada deste segmento, cresceu de R$ 1,145 para R$ 1,387 bilhão, o que equivale a um avanço de 21,2% em apenas um ano. Os números levantados pelo Governo do Estado refletem o crescimento que o negócio de Bê do Kite apresenta.



A barraca da qual ele é proprietário, no Cauípe, tem cerca de 80% do seu faturamento influenciado pelo kitesurfe. E ele não é o único que vive da prática esportiva no estado. Tomaz André é outro empreendedor do ramo e proprietário de uma escolinha na Ilha do Guajiru, no município de Itarema, a Soulkite. Após um período de aversão ao esporte, em virtude de um acidente, ele voltou a se apaixonar e fez da modalidade sua principal fonte de renda.

Do seu primeiro contato, em Jericoacoara, até os dias atuais, já são 17 anos de kite em sua vida. A região da Tabuba e o Cumbuco – também em Caucaia – foram os locais onde Tomaz André se desenvolveu e começou a atuar como instrutor. Durante esse período, ele trabalhou em um resort na região, que representou uma grande virada de chave em sua vida, ao perceber o impacto da modalidade. “Lá eu realmente comecei a perceber o quanto o kitesurfe impactava o nosso estado, pela visita de estrangeiros, pela possibilidade que eu tinha de me conectar com pessoas de outras regiões do Brasil, do Ceará e também do mundo. E isso fez com que me despertasse o interesse em falar outros idiomas, como o inglês e o espanhol, nos quais hoje sou fluente”, diz.



Em 2015, na Ilha do Guajiru, nasceu a sua escolinha – fruto do desejo de viver do kitesurfe e morar na praia. “Eu sou muito grato ao esporte, que me trouxe essa condição de viver culturas diferentes aqui dentro da minha terra, dentro da minha casa. Assim como eu, muitos outros instrutores do estado do Ceará utilizam o kite no segundo semestre como a sua principal fonte de renda”, conta. Ao longo de uma década de funcionamento, Tomaz estima ter atendido mais de 4.500 pessoas.

A certificação internacional para atuar como instrutor, obtida em 2009, foi revalidada em 2016. Tomaz destaca que o estado do Ceará, por contar com condições favoráveis, precisa acolher bem os turistas que vêm com esse objetivo, garantindo segurança na prática da modalidade. “É fundamental, até para ele se colocar em uma condição de segurança. O kitesurfe no Ceará hoje está muito entrelaçado com a questão do turismo e traz muito retorno financeiro.”



Famílias e casais, em busca de novos desafios, formam o perfil de turistas que ele mais recebe. Para incrementar o serviço ofertado, ele agregou à Soulkite uma casa de hospedagem construída bem ao lado de sua residência – onde mora com sua esposa e a filha, Vidda, de 1 ano e 2 meses. Poucos passos dali, é possível acessar a lagoa da Ilha do Guajiru, onde se pratica o kitesurfe – refúgio para o casal Renato e Patrícia Fernandes, que desembarcou no local após indicação de amigos. Cariocas, ele é médico e ela, dentista. Após passagem pela Praia do Preá, eles se encantaram com a qualidade, as condições e a constância do vento.



“A experiência está sendo incrível, no sentido tanto do aprendizado quanto do lugar. As pessoas são receptivas e acolhedoras. O povo do Ceará é nota mil”, elogia. Patrícia, a esposa, contempla o local que descreve como “um pedaço do paraíso para o kite”. “A gente está bem feliz aqui com toda essa recepção que a gente teve. Alguns amigos já tinham nos alertado, nos avisado, dizendo que as condições eram perfeitas para o kite, e a gente veio comprovar.”

Tomaz, instrutor do casal, acrescenta que o encanto dos turistas que recebe está na beleza e no colorido da terra, além da hospitalidade – segundo relatos. Outro diferencial, aponta ele, é a gastronomia, com pratos como peixe, camarão, polvo e lagosta. “O modo de preparo é muito simples, mas é uma comida que tem uma textura muito marcante. Então, o que eles mais evidenciam é a surpresa”, destaca.



Antes de experimentar a sensação de “total liberdade, paz e conexão com a natureza” ao velejar – como ela própria define –, Patrícia fala da experiência de conhecer o Ceará. “A gente está encantado com a região, com a natureza e com a hospitalidade do povo. Cada vez que a gente vem para um local desse, enxerga uma vitrine de espetáculo da natureza. A gente viaja o mundo todo, mas não tem nada igual à nossa terra, e esse Ceará aqui é sensacional.” Já Renato, o esposo, avista, durante nossa conversa, o pentacampeão mundial de kitesurfe na categoria freestyle, Carlos Mario Bebê. “Saber que tem um cara que foi cinco vezes campeão mundial aqui realmente é uma situação diferente”, admira.

De passagem pela região, Bebê – como é conhecido – auxilia Tomaz na SoulKite, compartilhando sua experiência vitoriosa tanto no âmbito profissional quanto pessoal, com o kite. Cria da Lagoa do Cauípe, ele conta que foi a partir do esporte que conseguiu alçar maiores voos em sua vida, como a construção de uma casa para sua mãe – seu maior orgulho.



“Eu fico muito feliz [em ser reconhecido como uma referência], porque a gente sabe o trabalho que teve pra criar um nome. E, quando chegam esses momentos, a gente sabe que cada instante ali dentro da água valeu a pena e, por mim, eu passava o dia todo na lagoa treinando”, brinca. “Quando a gente está aqui na beira da lagoa e chega alguém e fala: ‘Bebê, a gente pode tirar uma foto contigo?’, eu olho para ele e penso: ‘que massa ser reconhecido’”, relata.

“O kite representa minha vida”


Fonte de renda, o kitesurfe é um esporte que desempenha um papel importante na vida de muitos cearenses. “Foi com ele que eu realizei sonhos. É dele que me sustento, ajudo minha família, construí minha própria casa. O kite me deu a oportunidade de conhecer outros países, outras culturas”, conta Bebê.



Já para o instrutor Tomaz André, da SoulKite, a modalidade representa uma ferramenta de transformação. “O kite surgiu na minha vida como uma oportunidade de impactar o mundo à minha volta, através do que eu acredito. E, com isso, procuro impactar positivamente a vida dos meus alunos. Independente da esfera social e econômica de onde ele venha, ele vai sempre levar um pouco mais de aprendizado.”



Assim como aconteceu com eles, que tiveram a oportunidade de transformar suas vidas por meio do kite, Bê do Kite – que entrevistamos no início da reportagem – também busca oferecer a outras pessoas a chance de mudar suas histórias através do esporte. No Cauípe, ele lidera o projeto “Velejando nos Sonhos”, que já atendeu cerca de 30 crianças, entre elas o próprio Bebê.

O empresário se orgulha do trabalho, que já rendeu bons frutos. “Com esse projeto eu ajudo o pessoal local e das redondezas, as crianças carentes. Hoje nós temos um atleta, que é o Carlos Mário Bebê, que reconhece o trabalho que foi feito lá atrás e é, nada mais, nada menos, que pentacampeão mundial e hexacampeão brasileiro. Isso dá muito orgulho pra gente, pra nós aqui do Cauípe, cearenses e brasileiros”, ressalta.



Sobre o projeto social, mantido por meio de doações, Bê explica que muitos estrangeiros que chegam ao Ceará para a prática do kite, ao finalizarem suas temporadas, decidem doar os equipamentos. Essa ação impulsiona sonhos, transforma realidades e contribui para um futuro em que o kitesurfe siga protagonizando mudanças e realizando sonhos.

Crescimento do turismo internacional




O Ceará colhe frutos no turismo internacional com o kitesurfe. Estrangeiros de vários países buscam o estado para a prática do esporte, passando de uma a duas semanas hospedados em pousadas, hotéis e resorts, velejando todos os dias e gerando oportunidades para os cearenses. Neste ano, em comparação a 2024, o número de turistas nesse segmento saltou de 297.515 para 350.000, o que representa um aumento de 17,6%.

Na Ilha do Guajirú, onde os bons ventos da temporada nos levaram, kitesurfistas do mundo todo transformavam o horizonte em um espetáculo colorido. Por lá, o que menos se ouve neste período do ano é o português. Suíços, mexicanos e argentinos são alguns dos estrangeiros que conversaram com a reportagem. Clique aqui e confira.




Eliezio Jeffry - Ascom Casa Civil - Texto
Helene Santos - Casa Civil - Fotos

quinta-feira, 23 de outubro de 2025

Câncer de mama: entenda sinais, tipos e tratamento para cada diagnóstico

 




Lúcia Souza e a enfermeira oncologica do HUC, Tainá Carvalho

Quando se fala em câncer de mama, é comum associar o diagnóstico ao surgimento de um nódulo palpável, mas os sinais da doença podem se manifestar de outras formas. A neoplasia também é classificada em diferentes subtipos, que se diferenciam pela agressividade, resposta ao tratamento e perspectiva de cura. No Hospital Universitário do Ceará (HUC), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), os pacientes oncológicos contam com assistência especializada desde o acompanhamento inicial até as etapas de tratamento e reabilitação, recebendo cuidado integral e humanizado.

Uma coceira na mama direita, acompanhada de vermelhidão e inchaço, foi o que chamou a atenção da costureira Lúcia Souza, de 67 anos de idade. Os sintomas despertaram preocupação, mas ela não esperava que fosse receber o diagnóstico de câncer. “Não esperava de jeito nenhum. Eu tava achando estranho e pensei que fosse uma alergia”, conta. Após a realização dos exames, a confirmação: câncer de mama perfil luminal B. “Eu fiquei nervosa, né? Mas com fé em Deus e confiando nos médicos eu espero ficar boa”, diz a paciente.

Moradora do município de Aquiraz, ela foi encaminhada por meio da Central de Regulação do Estado para iniciar o tratamento oncológico no HUC. O serviço de oncologia da unidade é uma das referências da Rede Sesa para tratamento de pacientes com câncer na capital e na Região Metropolitana. Na última segunda-feira (20), a costureira fez a primeira das oito sessões de quimioterapia necessárias para o tratamento.

“Logo que eu descobri o câncer eu procurei a secretaria da saúde e depois de sete dias já me chamaram para a consulta aqui no hospital. Já passei por vários médicos, exames e agora tô começando a quimioterapia”, conta. Com otimismo e a fé fortalecida, Lúcia já projeta a vitória. “Eu quero ficar boa para eu continuar na minha ‘lutinha’, na minha rotina e eu tô com fé que vou vencer”, finaliza.



O atendimento humanizado proporciona acolhimento e segurança para a paciente que inicia o tratamento de quimioterapia

De acordo com o oncologista do HUC, Adriano Saboia, existem quatro tipos mais comuns de câncer de mama: luminal A, luminal B, HER2 e triplo negativo. “Os luminais normalmente são menos agressivos e eles apresentam receptores hormonais, ou seja, nas células cancerígenas os hormônios estrogênio, progesterona ou ambos são utilizados como ‘combustível’ para crescer. O luminal A é menos agressivo que o luminal B, pois o tumor tem maior proliferação celular do que o A”.

Ele explica ainda que o tipo HER2 é considerado agressivo, mas o tratamento tem tido boa resposta. “Já o triplo negativo é considerado muito agressivo, pois as células cancerígenas crescem e se multiplicam rapidamente, com maior chance de aparecerem em outras partes do corpo, ocasionando a metástase”, explica o oncologista.



No Centro de Infusão do HUC, Lúcia recebe a primeira sessão de quimioterapia para combater o câncer de mama

É por meio do exame de imuno-histoquímica que se classifica as características moleculares do tumor e a partir de então se identifica qual o tipo. Além dele, o HUC realiza ainda biópsia do tumor, ressonância e tomografia. A indicação de qual será o melhor tratamento e protocolo a ser seguido é parte da análise desses exames e perfil do paciente. Ainda de acordo com o oncologista Adriano Saboia, cerca de 70% dos cânceres de mama são do tipo Luminal, mas o tratamento pode variar entre uso de hormonioterapia, quimioterapia e radioterapia, além da realização de cirurgia para a retirada do tumor.



O oncologista Adriano Saboia faz o acompanhamento dos pacientes do Centro de Infusão

É importante lembrar que os exames e rotina, como a mamografia, podem detectar o câncer antes de ele ser palpável por meio do autoexame. O coordenador médico do serviço de oncologia do HUC, Jader Sabino, porém, faz o alerta para os sinais que podem indicar ser necessário buscar atendimento especializado.

“Caroço na mama ou axila, mudança no formato ou tamanho da mama, saída de líquido pelo mamilo, pele avermelhada ou retraída… Ao perceber um desses sintomas é necessário procurar um médico para avaliar a possibilidade de um diagnóstico de câncer de mama, pois detectar precocemente pode salvar vidas. Por isso, é importante conhecer o próprio corpo, observar e tocar as mamas com frequência e manter os exames regulares como mamografia e ultrassonografia”.

Ainda de acordo com o oncologista, os dados de câncer no Brasil seguem elevados. “Estima-se que, em cada ano do triênio 2023–2025, surjam cerca de 73.610 novos casos de câncer de mama em mulheres, o que corresponde a uma taxa de aproximadamente 41,89 casos a cada 100 mil mulheres. Essa prevalência faz do câncer de mama o tipo mais comum entre as mulheres, excluindo os tumores de pele não-melanoma. É também a principal causa de morte por câncer feminino no país”, finaliza.

De outubro a outubro rosa


Desde 2024, a Secretaria promove a campanha “De outubro a outubro rosa”, com o objetivo de falar sobre autocuidado o ano inteiro e estimular a realização dos exames necessários, além de desmistificar as questões com relação à mamografia. Durante o mês, reportagens especiais semanais irão abordar o tema.



Natássya Cybelly - Ascom HUC - Texto e fotos
Júlio César Lopes - HUC - Arte gráfica

quarta-feira, 22 de outubro de 2025

Em Brasília, governador Elmano de Freitas discute oportunidades de desenvolvimento do Ceará




Agenda contou com reuniões com os ministros da Fazenda e Transportes, Fernando Haddad e Renan Filho, respectivamente; chefe do Executivo Estadual também se encontrou com a bancada federal cearense

Visando conseguir mais recursos para aplicar em melhorias para o Ceará, o governador Elmano de Freitas cumpriu agenda, nesta quarta-feira (22), em Brasília. Durante o dia, o chefe do Executivo Estadual se reuniu com os ministros da Fazenda e Transportes, Fernando Haddad e Renan Filho, respectivamente. O gestor também participou de encontro com parte da bancada federal cearense.

“Tive uma reunião muito importante com o ministro Renan. Deveremos ter outra reunião na próxima semana, iniciando o trabalho mais técnico e definitivo que diz respeito à duplicação da BR-222 e à restauração e ao início da duplicação da BR-020. Estamos fazendo o desenho para melhorar a logística cearense, seja com a Transnordestina ou com a duplicação e melhorias das BRs”, detalhou Elmano de Freitas.



Ao lado de Fernando Haddad, o chefe do Executivo Estadual procurou acompanhar e saber mais detalhes sobre importantes operações de crédito para o Ceará. “Com o ministro Haddad discutimos o andamento de importantes operações de crédito. Foi uma oportunidade para garantir agilidade nos investimentos e projetos que vão impulsionar o desenvolvimento do Ceará.”, contou.

Por fim, Elmano de Freitas explicou que a reunião com os parlamentares foi importante para traçar novos objetivos em prol da população. “Tivemos uma reunião com parte da bancada federal do Ceará. Colocamos que a prioridade de emendas parlamentares para o Ceará será a saúde. Estamos para implantar o Hospital de Crateús, além de iniciar as obras dos Hospitais de Baturité e Iguatu. Temos também uma importante interiorização do tratamento do câncer e da alta e média complexidade da saúde pública cearense”, comentou.


João Pedro Guedes - Ascom Casa Civil - Texto
Michel Corvello/MT e Diogo Zacarias/MF - Fotos

terça-feira, 14 de outubro de 2025

Caixa começa a oferecer crédito habitacional com novas regras

DIOGO MOREIRA - DIVULGAÇÃO GOVERNO DE SÃO PAULO


A partir desta segunda-feira (13), a compra da casa própria está mais acessível. Entraram em vigor as novas regras da Caixa Econômica Federal para ampliar o acesso ao financiamento habitacional.

As medidas devem injetar R$ 20 bilhões no crédito imobiliário e, segundo o banco, financiar 80 mil novos imóveis até o fim do próximo ano.

O pacote apoiado pelo governo federal inclui o aumento da cota máxima de financiamento para 80% do valor do imóvel e a elevação do teto de imóveis financiáveis pelo Sistema Financeiro da Habitação (SFH) de R$ 1,5 milhão para R$ 2,25 milhões.

As mudanças beneficiam especialmente famílias com renda mensal acima de R$ 12 mil, faixa até então com dificuldade para acessar crédito habitacional fora das taxas de mercado.

A redução da entrada destrava o acesso ao crédito para milhares de famílias que estavam próximas de obter o financiamento, mas não conseguiam juntar o valor inicial suficiente.

Responsável por cerca de 70% dos financiamentos habitacionais do país, a Caixa será a principal instituição a operar o novo modelo, que ficará em fase de teste até o fim de 2026.

Se o formato se revelar eficaz para ampliar a oferta de crédito imobiliário e reduzir custos, o funcionamento pleno está previsto para 2027.

O que muda na prática?


Antes das novas regras, o financiamento máximo era limitado a 70% do valor do imóvel. Com o retorno da cota de 80%, o comprador precisa dispor de uma entrada menor.

Exemplo para um imóvel de R$ 500 mil:
  • Regra antiga (70%): entrada de R$ 150 mil
  • Regra nova (80%): entrada de R$ 100 mil
O que muda para quem usa o saldo do FGTS?

O Sistema Financeiro da Habitação (SFH), criado para oferecer condições especiais e juros menores, também passou por atualização.

O novo teto de R$ 2,25 milhões amplia o alcance das regras que permitem usar o saldo do FGTS como parte do financiamento.

Agora, imóveis de valor mais alto podem ser adquiridos com juros regulados e benefícios antes restritos a faixas de preço menores.

Como usar o FGTS em financiamentos habitacionais:
  • como entrada, reduzindo o valor a ser financiado;
  • para amortizar o saldo devedor, diminuindo parcelas ou prazo;
  • para pagar parte das prestações, aliviando o orçamento mensal.
Outras dúvidas comuns

O FGTS pode ser usado para financiar qualquer imóvel?

Sim, desde que o valor do imóvel não ultrapasse R$ 2,25 milhões e o financiamento seja feito dentro do SFH.

Quem pode se beneficiar?

As novas condições foram pensadas para famílias de classe média, com renda acima de R$ 12 mil mensais. Os compradores com renda inferior a esse valor continuam contemplados pelo programa Minha Casa, Minha Vida, voltado à habitação popular.

As regras valem para imóveis novos e usados?

Sim. As condições se aplicam tanto para imóveis novos quanto usados, desde que o valor esteja dentro dos limites do SFH.

Preciso ser cliente da Caixa para financiar?

Não. Qualquer pessoa que atenda aos requisitos de renda, comprovação de capacidade de pagamento e documentação pode pedir o financiamento.

Como saber quanto posso financiar?

A Caixa oferece um simulador em sua página na internet que estima o valor do crédito e das parcelas de acordo com a renda familiar e o perfil do comprador.

Que passos devo seguir para pedir o financiamento habitacional?
  • Reunir documentos: comprovantes de renda, identidade e declaração de imposto de renda.
  • Fazer simulação online no site da Caixa.
  • Procurar uma agência com os dados em mãos para negociar o financiamento.

O que muda no uso de recursos da poupança?

Regras atuais:
  • 65% dos recursos depositados na poupança são obrigatoriamente destinados ao crédito habitacional;
  • 20% são retidos pelo Banco Central, como depósito compulsório;
  • 15% permanecem livres para outras operações dos bancos.

Período de transição, de 2025 até janeiro de 2027:
  • Percentual de depósitos compulsórios cairão de 20%, para 15%. A diferença, de 5 pontos percentuais, será aplicada no novo modelo.
  • Depois do período de transição, a partir de janeiro de 2027:Fim da obrigação de os bancos destinarem 65% dos depósitos da poupança ao crédito habitacional;
  • Depósitos compulsórios no Banco Central serão extintos;
  • Até 100% do dinheiro aplicado na poupança poderá ser usado no crédito habitacional.
*Agência Brasil
Wellton Máximo – Repórter da Agência Brasil
Edição: Denise Griesinger

País tem 32 casos confirmados de intoxicação por metanol


DIVULGAÇÃO: POLICIA CIVIL/RJ


O Ministério da Saúde divulgou, nesta segunda-feira (13), que o país contabiliza 32 casos de intoxicação por metanol após ingestão de bebidas alcoólicas adulteradas (três a mais do que na última sexta). Ao todo, outros 181 casos seguem em investigação. Pelo menos 320 suspeitas foram descartadas.

As ocorrências confirmadas foram em São Paulo (28), no Paraná (três) e no Rio Grande do Sul (uma). As suspeitas seguem em diminuição. Eram 217 no último balanço.

Suspeitas em todas as regiões


As 181 notificações em investigação estão em São Paulo (100), em Pernambuco (43), no Espírito Santo (nove), no Rio Grande do Sul (seis), no Rio de Janeiro (cinco), em Mato Grosso do Sul (quatro), no Piauí (quatro), em Goiás (três), no Maranhão (duas), em Alagoas (duas), em Minas Gerais (uma), no Paraná (uma) e em Rondônia (uma).

Não houve novas confirmações de mortes causadas pelo metanol. O balanço indica cinco óbitos. Nove ocorrências seguem em investigação (três a menos do que no último levantamento). As suspeitas estão em São Paulo (três), em Pernambuco (três), em Mato Grosso do Sul (uma), em Minas Gerais (uma) e no Ceará (uma).




Arte/Agência Brasil

quarta-feira, 8 de outubro de 2025

Ibiapina tem boas práticas de gestão na assistência social reconhecidas pela Assembleia Legislativa do Ceará.

Foto: Dário Gabriel

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) realizou, nesta segunda-feira (06/10), sessão solene em alusão às boas práticas de gestão na assistência social aplicadas por municípios e instituições. O evento, que aconteceu no Plenário 13 de Maio, atendeu a requerimento do deputado Sérgio Aguiar (PSB) e subscrição de Lucinildo Frota (PDT), Firmo Camurça (União), Pedro Matos (Avante), Guilherme Landim (PSB), Jô Farias (PT) e Guilherme Bismarck (PSB).

A Assistência Social é uma política pública essencial, que visa garantir proteção, dignidade e inclusão social a pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade. Os critérios para a escolha dos homenageados foram baseados na eficiência da aplicação dos recursos, pela inovação dos projetos criados, pela ampliação do acesso aos serviços e pela construção de políticas participativas e integradas realizadas pelos gestores e instituições.

Dentre os municípios homenageados, esteve a cidade de Ibiapina, representada pelo seu prefeito, Marcão e a primeira-dama, Dirce Maria. No total, foram homenageados 19 municípios cearenses.

terça-feira, 7 de outubro de 2025

Saúde do Ceará entrega mamógrafo 3D a Policlínica Regional em Sobral

 



O aparelho utiliza tecnologia 3D e tem capacidade para fazer até 500 mamografias digitais por mês

A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) realizou, nesta segunda-feira (6), a entrega de um mamógrafo para a Policlínica Regional Bernardo Félix da Silva, localizada em Sobral. O aparelho utiliza tecnologia 3D e tem capacidade para fazer até 500 mamografias digitais por mês, contribuindo para a detecção precoce do câncer de mama. Ao longo deste ano, a unidade já realizou mais de 1.400 mamografias.

A ação acontece no contexto da campanha “De outubro a outubro rosa”, lançada pela Sesa em 2024 para conscientizar a população sobre a doença. Realizada em parceria com a Secretaria das Mulheres do Ceará, a iniciativa aborda a prevenção e o autocuidado ao longo de todo o ano. A mamografia é considerada o principal exame diagnóstico para a detecção precoce de sinais do câncer de mama e outras anomalias no tecido mamário, ampliando as chances de um tratamento bem-sucedido e de cura.

Na ocasião, a titular da Saúde do Estado, Tânia Mara Coelho, afirmou que a entrega do aparelho de imagem é mais uma ação da Secretaria para fortalecer e dar qualidade e resultado ao atendimento à população. “E a nossa população feminina é destaque, principalmente agora, no Outubro Rosa. Então, vamos ser multiplicadores, vamos disseminar essa informação para as nossas mulheres. E vamos oferecer esse exame, que é tão importante”, ressaltou.



Titular da Sesa, Tânia Mara Coelho, entrega mamógrafo acompanhada de autoridades e profissionais de saúde

Nova recomendação


A secretária destacou, também, as novas diretrizes que ampliam o acesso ao exame de imagem pelo Sistema Único de Saúde (SUS), anunciadas pelo Ministério da Saúde. A partir de agora, a mamografia é ofertada a mulheres com idade de 50 a 74 anos, com periodicidade bienal, e a mulheres a partir dos 40 anos que também desejarem realizar o exame, sem necessidade de indicação médica, ainda que não apresentem sinais ou sintomas da doença.

A mudança é considerada estratégica para reduzir as taxas de mortalidade por câncer de mama, baseada em evidências científicas. Até então, o rastreamento era oferecido a mulheres na faixa etária entre 50 e 69 anos, e à população feminina a partir dos 40 anos, caso houvesse indicação médica.

“Então, agora, a partir dos 40 anos, as mulheres têm direito de fazer mamografia pelo SUS. Isso foi mudado porque estava havendo um aumento de incidência de câncer de mama em mulheres mais jovens”, explicou a titular. “Então, vamos correr atrás. A Atenção Primária é extremamente importante para que possa rastrear essas mulheres e trazê-las para fazer o exame”, ressaltou a secretária.



Ampliação da oferta de mamografia é estratégica para detecção precoce do câncer de mama e redução das taxas de mortalidade pela doença.

A importância da prevenção anual


A paciente Maria Aparecida Moura Silva, 56, moradora do município de Frecheirinha, diz considerar muito importante realizar a revisão anual para cuidar da saúde. Ela esteve nesta segunda-feira (6) em Sobral realizando exame de mamografia preventivo e foi atendida por meio do novo equipamento.

“Eu faço todos os anos. Já fiz a ultrassonografia. Agora, vim fazer a mamografia, porque a ginecologista pediu. Nos exames que eu já fiz, estava tudo ok”. Ela destaca, também, a facilidade em poder realizar os procedimentos preventivos sem precisar se deslocar a uma localidade distante de onde mora. “É muito importante. Muito bom, mesmo”, celebra.



Moradora de Frecheirinha, a paciente Maria Aparecida Moura Silva, 56, comemora a facilidade de realizar o exame preventivo próximo de casa


Marcela Belchior - Ascom Sesa - Texto
Helga Rackel e Bruno Renan - Sesa - Fotos