Evento acontece dia 26 de setembro, às 8h, no município de Ipu
O deputado estadual Bruno Pedrosa (PT), presidente da Frente Parlamentar das Energias Renováveis, participa da cerimônia de lançamento da Pedra Fundamental da Usina Fotovoltaica Ipu (UFV Ipu). A solenidade acontece nesta sexta-feira (26/09), a partir das 8h, no bairro de Pereiros, no município de Ipu, a aproximadamente 283 km de Fortaleza, no Noroeste Cearense.
Com investimento de mais de R$ 4,7 milhões, o projeto realizado pela Kroma Energia, por meio da Flip Energia, tem operação comercial prevista para iniciar ainda no segundo semestre de 2025. A usina contará com capacidade instalada de 1,30 MWp e uma produção anual estimada de 2.741,20 MWh — energia sufi ciente para abastecer 1.500 residências.
Ao todo, serão 2.160 módulos fotovoltaicos instalados em uma área de 4 hectares, o equivalente a cinco campos de futebol. A expectativa é de que a usina evite a emissão de 80 toneladas de CO2 na atmosfera, o equivalente ao plantio de 560 árvores.
Bruno Pedrosa foi responsável, nos dois últimos anos, pelas negociações junto à Enel Ceará e à Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) para a construção da usina no município de Ipu, sendo este o maior investimento privado do setor de energias renováveis já realizado no município.
“Com esse projeto, Ipu se torna uma referência na transição para as fontes energéticas sustentáveis, além de contribuir para o desenvolvimento econômico da região, com a expectativa de gerar, aproximadamente, 100 empregos diretos e indiretos durante a obra. Assim, promovemos um futuro mais limpo e inovador para toda a população”, afirma o deputado estadual.
A BelEnergy fornecerá o kit fotovoltaico para o empreendimento, que é composto por módulos da Astronergy, inversores da Huawei e trackers da Valmont Solar. Participam da cerimônia, representando o Grupo Kroma, o diretor de Soluções Energéticas, Écliton Ramos; a gerente de Projetos, Mariana Lucena; e o coordenador de Engenharia de Geração Distribuída, Matheus Cavalcanti. O deputado estadual Bruno Pedrosa, a prefeita de Ipu, Milena Damasceno, e os vereadores do município também estarão presentes no evento.
Kroma Energia
Fundada em 2008, a empresa pernambucana atua no desenvolvimento de projetos voltados à geração e comercialização de energia. Com uma abordagem moderna que integra tecnologia, expertise e otimização de investimentos, a Kroma Energia foca em oferecer soluções eficientes e de excelente custo-benefício na gestão, comercialização e geração de energia para seus clientes.
No histórico de suas realizações, a empresa se destaca no desenvolvimento do Complexo Arapuá, em Jaguaruana, o maior parque de energia solar da empresa até o momento, com capacidade instalada de 247 MWp; e o Complexo Apodi, em Quixeré, projeto executado em parceria com a Equinor e a Scatec e em operação desde o ano de 2018. Ainda no Ceará, a empresa é responsável pela Usina Fotovoltaica Beberibe, concluída em 2023, com capacidade instalada de 3,16 MWp e com produção anual de 6.132 MWh.
Atualmente, a Kroma Energia possui um portfólio de 5,7 GW em projetos de geração renovável, entre ativos em operação e em desenvolvimento. Até 2026, a empresa prevê alcançar 476 MWp de capacidade instalada em operação na modalidade de Geração Centralizada (GC), consolidando sua expansão no mercado.
Além dos grandes projetos de GC, a Kroma também investe em Geração Distribuída (GD), que consiste na geração de energia próxima ao local de consumo, por meio de usinas de menor porte. O objetivo é possuir uma capacidade instalada de 20,2 MWp em operação até o final de 2025. A Kroma Energia é membro da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) e da Associação Brasileira dos Agentes Comercializadores de Energia Elétrica (Abraceel).
Páginas
▼
quinta-feira, 25 de setembro de 2025
Mais infraestrutura para o Cariri: duplicação de 27 km da CE-293 está sendo finalizada

A malha viária que cobre o território cearense não para de receber melhorias, levando desenvolvimento da capital ao interior do estado. É o caso da rodovia CE-293, na região do Cariri, onde ocorrem obras de duplicação, sob supervisão da Superintendência de Obras Públicas (SOP).
O trecho possui uma extensão de 27,40 km, percorrendo os municípios de Missão Velha, Abaiara e Milagres, e interligando-se com a CE-393 e a BR-116. A intervenção entra na etapa final, já com 80% de apronto, e R$ 125,5 milhões de investimentos estaduais.
“Não é só mais uma estrada que vamos entregar. A CE-293 significa progresso e renda para os caririenses, e também mais segurança para o trânsito na região, principalmente para quem passa por Missão Velha em direção ao polo do Crajubar”, avalia o superintendente de Obras Públicas, Valdeci Rebouças.
Atualmente estão sendo executados os serviços finais de pavimentação com a cobertura asfáltica, para em seguida serem instaladas as barreiras de segurança (bloco new jersey), e por fim a aplicação da sinalização vertical e horizontal em todo o trajeto. Além dessas estruturas, a via já conta com a implantação de três segmentos de pontes de 16,5 m, 16,2 m e 32,7 m, o que agiliza o tráfego na região.
A duplicação da CE-293 vai beneficiar a população dos três municípios, incluindo localidades como Vila Olho D’água, Café da Linha e Ema. A rodovia ainda favorece o deslocamento de pesquisadores e visitantes aos diversos geossítios presentes na área, que fazem parte do Geoparque Araripe e onde ocorrem estudos e extração de rochas e fósseis, como o Geossítio Floresta Petrificada do Cariri e o Parque Natural Municipal da Cachoeira de Missão Velha.
Airton Lima - Ascom SOP - Texto
Ascom SOP - Foto
Sérgio Aguiar elogia aproximação entre Brasil e Estados Unidos na ONU

Durante o primeiro expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), nesta quarta-feira (24/09), o deputado Sérgio Aguiar (PSB) comentou a recente conversa entre os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Donald Trump, realizada durante a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), nessa terça-feira (23/09). Além disso, o parlamentar destacou os impactos da decisão do Comitê de Política Monetária (Copom), que manteve a taxa básica de juros em 15%.
Em relação à aproximação entre Lula e Trump, Sérgio Aguiar destacou a forma amistosa como o chefe do Executivo brasileiro foi recebido, o que, como opinou o deputado, deve servir de base para a construção de pontes que atendam aos interesses da população brasileira.
“Esperamos que esse diálogo possa contribuir para reduzir os impactos de medidas como o tarifaço, que afetam diretamente o povo brasileiro. Rogamos a Deus para que Lula e Trump mantenham um bom entendimento. É importante que a soberania nacional seja respeitada, pois quem manda no Brasil são os brasileiros”, ressaltou.
Ao mesmo tempo, o deputado também tratou da decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) de manter a taxa Selic em 15% por período prolongado. Ele destacou que a medida tem reflexos diretos na vida da população, sobretudo no comércio e na indústria. Durante a fala, o parlamentar leu uma notícia sobre a movimentação no cenário econômico e disse discordar da medida tomada pela autoridade monetária do País.
“Temos acompanhado com ansiedade a redução nas exportações de diversos produtos, mas também observamos o esforço da indústria em estimular a produção interna, permitindo que os brasileiros consumam itens que antes iam para o exterior, como a castanha de caju e a cera de carnaúba”, avaliou.
Por fim, Sérgio Aguiar informou que estará em Camocim, cidade da qual foi prefeito, para participar das atividades alusivas às festividades em honra a São Francisco de Assis.
*ALECE
Por Amanda Andrade*
*Estagiária sob a supervisão do editor Vandecy Dourado
Bruno Pedrosa avalia relevância de fortalecer debates sobre energia renovável

O deputado Bruno Pedrosa (PT) avaliou, durante o primeiro expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) desta quarta-feira (24/09), a relevância de fortalecer diálogos e ações em prol da energia solar no Estado e enfatizou a importância de debates sobre medidas provisórias e projetos que dispõem sobre energia renovável.
O parlamentar ressaltou a aprovação da Medida Provisória 1.300/25, no Congresso Nacional, que trata da reforma no setor elétrico brasileiro e amplia a tarifa social de energia elétrica, garantindo isenção total da conta de luz para famílias de baixa renda, entre demais regras.
Bruno Pedrosa explicou que alguns artigos da proposta aprovada traziam a possibilidade de que a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) tivesse poder discricionário sobre o valor da compensação energética. “Isso faria com que um comércio ou residência com energia solar instalada tivesse seu preço reduzido e traria um grande prejuízo para a energia renovável”, disse.
Segundo o deputado, após diálogo com representantes do Congresso, Aneel, Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Estado (Arce), Secretaria da Infraestrutura (Seinfra), além de representantes do setor empresarial, o ponto foi retirado do texto. “O Ceará é hoje o melhor ambiente do Brasil para produção de energia solar. Nosso compromisso é continuar fortalecendo essa matriz, que gera empregos, protege o meio ambiente e garante sustentabilidade”, afirmou.
O parlamentar acrescentou ainda que outras medidas provisórias ligadas ao setor elétrico serão avaliadas. “É preciso estar atento e sempre buscar o diálogo, para que futuras propostas não tragam prejuízos à população nem ao setor de energia limpa”, reforçou.
*ALECE
Por Giovanna Munhoz
Edição: Vandecy Dourado
sábado, 13 de setembro de 2025
Fortaleza ganha nova conexão aérea com Parnaíba, integrando o turismo e fortalecendo a Rota das Emoções

Neste sábado (13), o Ceará ganha mais uma conexão aérea, fortalecendo a integração turística na região Nordeste. A LATAM inaugura a nova rota que ligará Fortaleza a Parnaíba, no Piauí, destino que também integra a Rota das Emoções.

O governador Elmano de Freitas destacou que a iniciativa representa mais um passo importante para o crescimento da malha aérea do estado neste ano. “Seguiremos trabalhando e dialogando com as companhias aéreas para fortalecer ainda mais o turismo cearense. É o Ceará avançando cada vez mais”, celebrou Elmano, por meio de postagem nas redes sociais.
A nova rota Fortaleza–Parnaíba conta com dois voos semanais, às quintas e aos sábados, operados em aeronaves Airbus A319 e A320, com capacidade para até 174 passageiros.
Os voos saem de Fortaleza às quintas, no horário das 10h25, e de Parnaíba às 12h05. Já aos sábados, saem de Fortaleza às 14h05 e de Parnaíba às 15h45, sempre com uma hora de duração.
Rota das Emoções
A Rota das Emoções é considerada um dos roteiros turísticos mais fascinantes do Brasil, unindo os estados do Maranhão, Piauí e Ceará. O percurso integra natureza, aventura e cultura, oferecendo experiências únicas para viajantes que buscam paisagens paradisíacas, prática de esportes como kitesurfe e contato com comunidades tradicionais.
Eliezio Jeffry - Ascom Casa Civil - Texto
Carlos Gibaja - Casa Civil - Fotos
quarta-feira, 3 de setembro de 2025
Ciopaer/SSPDS realiza transporte aeromédico de acidentado com motosserra em Novo Oriente

Profissionais da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer), da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS), fizeram o transporte aeromédico de um homem, de 31 anos, que foi vítima de um acidente com uma motosserra em Novo Oriente – Área Integrada de Segurança 16 (AIS 16) do Estado. A ação aconteceu na manhã dessa terça-feira (2) e contou com o apoio da Polícia Militar do Ceará (PMCE).
O homem utilizava uma motoserra, quando o combustível teria escapado e o fogo ocasionado queimaduras de segundo grau na face, nos membros superiores e inferiores. Diante da gravidade do quadro de saúde da vítima, foi necessária a transferência do paciente para um hospital de Fortaleza. Após o acionamento, a aeronave Fênix 11 realizou o vôo até a base de Crateús, onde resgatou a vítima.
Durante o trajeto para a Capital, que durou cerca de 1h25min, o homem recebeu o suporte aeromédico necessário de uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu Ceará). Em Fortaleza, ele foi encaminhado para o Instituto Doutor José Frota (IJF).
Transportes aeromédicos
Os helicópteros da Ciopaer são dotados de UTI aérea e atuam com médico e enfermeiro a bordo. O transporte aéreo é utilizado para reduzir o tempo de deslocamento entre as cidades por vias terrestres e agilizar a prestação de socorro aos pacientes mais debilitados.