Páginas

quinta-feira, 31 de outubro de 2024

Lula repete exames de imagem da cabeça e quadro é estável

 

Marcelo Camargo/ Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva repetiu, nesta quinta-feira (31), os exames de imagem que vem realizando desde que sofreu uma queda e bateu a cabeça, no dia 19 de outubro. De acordo com o boletim médico do Hospital Sírio-Libanês, em Brasília, o quadro é estável. Uma nova avaliação ocorrerá em três dias.

No dia 19, Lula sofreu uma queda no banheiro da residência oficial, no Palácio da Alvorada, bateu a cabeça e precisou levar cinco pontos na região da nuca. Exames de imagem realizados logo após o acidente mostraram uma pequena hemorragia no cérebro do presidente.

Desde então, as imagens tem ficado estáveis. “Apresentou estabilidade em relação aos exames anteriores. Deve seguir trabalhando em Brasília. No momento, o presidente persiste sem quaisquer sintomas, devendo manter o acompanhamento clínico e realizar novo controle de imagem em três dias”, diz o boletim.

O presidente permanece sob acompanhamento da equipe médica, sob os cuidados do seu médico pessoal, Roberto Kalil Filho, e da médica da Presidência, Ana Helena Germoglio.

Após a queda, a equipe recomendou, por precaução, que Lula evitasse viagens de longa distância. Na ocasião, o presidente cancelou a viagem que faria para participar da Cúpula de Líderes do Brics, em Kazan, na Rússia. Também não esteve em São Paulo para o segundo turno das eleições municipais, no domingo (27); o presidente vota em São Bernardo do Campo, no interior do estado, e estaria em atos de campanha de aliados.

Ainda havia previsão de Lula ir a Cali, na Colômbia, onde participaria da Conferência das Nações Unidas sobre Biodiversidade, que ocorre até amanhã (1º). No momento, então, a agenda de viagens do presidente está suspensa.

* Agência Brasil
- Edição: Valéria Aguiar


Lula receberá o prefeito do PT mais bem votado no Brasil: Amaro Pereira de Ipaporanga


O atual prefeito do município de Ipaporanga, Amaro Pereira (PT), foi eleito em 2020 com 58,44% dos votos válidos, contra 41,56% de Dedé Diogo (PL). Ele foi reeleito, agora, com 7.754 votos, o que corresponde a 91,96% dos votos válidos do município, o maior percentual entre os prefeitos do Ceará e do Brasil. Seu adversário, Cleiton Bebeu, ficou com 8,04% (678 votos).

*Roberto Moreira

Naumi promoverá grande show para comemorar vitória em Caucaia



O prefeito eleito de Caucaia, Naumi Amorim, oficializou, para o próximo dia 3, a festa da vitória. “Dia 3 de novembro, domingo, espero vocês pra gente celebrar juntos a vitória do povo de Caucaia”, disse o futuro gestor, anunciando as atrações do forró das antigas. Felipão, Pé de Ouro e Forró Real são algumas das bandas que começam a tocar, a partir das 16h, no Sítio Real.

*Roberto Moreira.

A conversa entre Evandro e Lula



Na sua conversa com o presidente Lula, o futuro gestor da capital entregou o plano de governo que foi vitorioso na eleição municipal

O prefeito eleito de Fortaleza, Evandro Leitão, tem pressa. Ele entregou o plano de governo que foi vitorioso. Quer fazer tramitar no Governo Federal projetos urgentes, como geração de emprego e renda, construção de creches, acesso a remédios e informatização de todo o serviço municipal.

A plataforma digital a ser criada pelo prefeito eleito pretende estabelecer um diálogo com cada cidadão de Fortaleza, pelo WhatsApp e outras plataformas. Cada morador da capital receberá o comunicado sobre a data e local de vacinas, além do comunicado do remédio que estará à disposição no posto de saúde e a data da cirurgia.

O presidente Lula ficou empolgado com o projeto de Evandro Leitão e pediu aos seus ministros para atender ao futuro prefeito de Fortaleza. Não será fácil implantar serviços, mas se faz necessário. A tecnologia pode resolver a comunicação entre a Prefeitura e seus moradores, que reclamam do distanciamento.

A gestão municipal da capital terá um novo capítulo, saindo da burocracia exagerada para processos ágeis, descentralizados e de resultado.

Evandro Leitão irá a todos os 121 bairros, dialogar com a população, entregando o que prometeu. Foi o que disse ao presidente Lula, que sabe do distanciamento do PT das suas bases.

*Roberto Moreira.

G20 no Ceará: Reunião ministerial defende um maior financiamento para a área da educação

 



“A importância do GT de Educação é a gente unir os países do G20 em torno da necessidade de lutarmos e defendermos um financiamento para a educação”, disse Camilo Santana

Sendo considerado um case de sucesso quando o tema é educação, o Ceará recebeu, nesta quarta-feira (30), a reunião ministerial do GT de Educação do G20. Durante todo o dia foram discutidos temas como um maior financiamento para a educação global, a valorização dos professores e a relação da escola com a comunidade.

Representando os demais ministros, o ministro da Educação, Camilo Santana, enfatizou a importância de um maior investimento na educação e como esse tema foi acordado entre os ministros do G20. “Eu considero que o G20 precisa ser sempre um movimento. A raiz do G20 são as finanças globais, então a importância do GT de Educação é a gente unir os países do G20 em torno da necessidade de lutarmos e defendermos um financiamento para a educação, que ainda está longe de ser o adequado para a maioria dos países do G20 e do mundo”, explicou o ministro Camilo Santana.



A desigualdade da educação, tanto no território brasileiro quanto em todo o mundo, foi um dos temas abordados e relevantes para a decisão do grupo em defender um maior investimento para a área. “Nós precisamos nos unir em torno da defesa desses países para um financiamento da educação no planeta. Isso, para nós, é um consenso maior”, enfatizou Camilo.

Construção de consenso


A reunião do GT de Educação teve a participação de delegados de todos os países membros do G20: África do Sul, Alemanha, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, China, Coreia do Sul, Estados Unidos, França, Índia, Indonésia, Itália, Japão, México, Reino Unido, Rússia, Turquia, União Europeia e União Africana. Além disso, também participaram representantes de países convidados, como Angola, Emirados Árabes Unidos, Espanha, Noruega, Portugal e Singapura.

O encontro também contou com a participação de organismos multilaterais, a exemplo do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE), da Organização de Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI), entre outros.



Presente na reunião, o secretário-geral da OEI no Brasil, Mariano Jabonero, destacou o sucesso do Ceará na educação. “Estamos em um Estado que é uma referência, podemos ver como era o Ceará há um tempo atrás e como é hoje. Temos que ressaltar sempre a evolução do que aconteceu no Ceará”, comentou.

À frente de uma organização que completou 75 anos, e tem uma parceria com o Brasil há 20 anos, Mariano Jabonero, ressaltou a importância do que foi construído em Fortaleza, na tarde desta quarta-feira (30). “Nesse momento, Fortaleza é a capital mundial da Educação. É um gosto vir aqui aprender e compartilhar sobre educação e inovação. São dezenas de países, da maior diversidade, em uma mesa conversando para tirar dados de experiências e construir consenso. É a única forma que a política tem sucesso. O que se construiu aqui, hoje, é um caminho e eu acredito que virá muito mais”, concluiu Rabonero.
Aprender com a experiência

O secretário-executivo do MEC, Leonardo Bachini, ressaltou a importância de conhecer as experiências de outros países para colocar em prática, da melhor forma possível, políticas públicas no Brasil.



“Nós estamos em um momento de anúncio de várias medidas na educação, e estamos fazendo estudos, inclusive, para várias medidas para professores. Então, tudo isso, essa troca de experiências, é importante para que a gente aprenda com experiências internacionais. Porque alguns países já passaram por isso e é fundamental que a gente aprenda com os acertos e com os erros. E todos os países têm mostrado uma grande disposição de compartilhar”, pontuou.

Entre os assuntos que foram tratados durante a reunião, a valorização dos professores e a relação de escola-comunidade receberam um forte foco. “Estamos aqui para levar as melhores políticas públicas possíveis para os estudantes brasileiros. Então esses encontros só fazem com que a educação brasileira avance”, concluiu.


Isabella Campos - Ascom Casa Civil - Texto
Hiane Braun - Casa Civil - Fotos

quarta-feira, 30 de outubro de 2024

Para Almir Bié, Evandro será um dos melhores prefeitos de Fortaleza



O deputado Almir Bié, na Assembleia Legislativa, comentou sobre a vitória de Evandro Leitão, prefeito eleito de Fortaleza.

Ele destacou que a disputa foi muito acirrada, mas “graças a Deus, deu certo”. Almir mencionou que estavam jogando pelo empate, mas Evandro teve um grande desempenho, se transformando “em um verdadeiro herói”.

“Toda a equipe trabalhou muito bem. Prefeitos, governador, senador… todos se empenharam, e isso foi fundamental. Parabenizo o povo de Fortaleza, que votou certo”, disse. “Acredito que ele será um dos melhores prefeitos da história.”

O deputado também expressou confiança na reeleição de Evandro nos próximos anos, afirmando: “Quando chegar o momento de buscar a reeleição, não tenho dúvidas de que ele será reeleito.”

Almir elogiou o comprometimento de Evandro com o trabalho, ressaltando que acompanhou de perto suas ações nos bairros, especialmente nas áreas de saúde e educação.

“É importante olhar com atenção para questões como a taxa do lixo, segurança, emprego e renda. Evandro está muito conectado com os problemas da cidade e, sem dúvida, será um dos melhores prefeitos”, elogiou.


*Diário Vale Ceará.

Organizações Internacionais de Proteção aos Animais querem a cassação do vereador Inspetor Alberto


A imagem do vereador Inspetor Alberto arrastando pelas orelhas um leitão e mandando Evandro Leitão se preparar para ser assado vivo causou indignação na campanha eleitoral.

O vídeo viralizou. Organizações mundiais de proteção animal querem o julgamento por crime de maus-tratos e seu banimento da política. Os vereadores de Fortaleza entraram com pedido de cassação do seu mandato e o cancelamento da sua diplomação da eleição de 6 de outubro. 

Os autores são o vereador Gabriel Biologia e o deputado federal Célio Studart.

*Via Roberto Moreira.

MP Eleitoral requer que Polícia Federal investigue vereador por ameaças a prefeito eleito de Fortaleza e maus tratos a animais


O Ministério Público Eleitoral cobrou, nessa terça-feira (29/10), que a Polícia Federal instaure um inquérito policial eleitoral para investigar o vereador de Fortaleza José Alberto Bastos Vieira Júnior, conhecido como Inspetor Alberto, por ameaças ao prefeito eleito de Fortaleza, Evandro Leitão, e maus tratos cometidos a um porco.

O ofício, assinado pelos 16 promotores eleitorais que atuam em Fortaleza, foi expedido diante da repercussão de dois vídeos publicados nas redes sociais na última semana. No primeiro, o parlamentar aparece em ato de campanha na Barra do Ceará e ameaça o então candidato a prefeito, Evandro Leitão. Já no segundo vídeo, José Alberto Júnior aparece arrastando um porco pelas orelhas, enquanto faz menção ao político.

O parlamentar poderá responder pelos crimes de injúria praticada durante ato de campanha, previsto no artigo 326 do Código Eleitoral, e de maltratar, ferir ou mutilar animais, com base no artigo 32 da Lei Federal nº 9.605/1998.

*Com informações do MPCE

Vereador de Fortaleza é multado por maus-tratos a animais após vídeo em que agride um porco


A Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), por meio da Diretoria de Fiscalização (Difis), multou, nesta terça-feira (29), em R$ 3 mil, um vereador de Fortaleza por maus-tratos a animais, após a divulgação de um vídeo em que ele aparece maltratando um porco.

A equipe de fiscalização ambiental da Semace analisou o material e concluiu que houve uma infração ambiental administrativa, ao expor a perigo ou causar dano à vida, saúde, integridade física ou psíquica e ao bem-estar do animal, por dolo ou culpa, conforme a Lei Estadual nº 17.729/2021 (Institui a Política Estadual de Proteção Animal) e a Resolução nº 12.36/2018 do Conselho Federal de Medicina Veterinária.

Assim, foi lavrado um auto de infração aplicando a multa com base no art. 29 do Decreto Federal nº 6.514/2008, por praticar atos de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos.

A infração identificada também se configura como crime ambiental, conforme o art. 32 da Lei Federal nº 9.605/1998 (Lei de Crimes Ambientais), cuja investigação é de competência da Polícia Civil e do Ministério Público Estadual.


Ascom Semace - Texto

Marcos Sobreira agradece população do interior por apoio a aliados


Deputado Marcos Sobreira (PDT) - Foto: Paulo Rocha

O deputado Marcos Sobreira (PDT) agradeceu, no tempo de explicações pessoais da sessão plenária da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) desta quarta-feira (30/10), o apoio recebido nos municípios em que seus aliados disputaram as eleições.

O parlamentar parabenizou seus aliados que obtiveram êxito na disputa eleitoral e o apoio da população às candidaturas. "Quero agradecer o povo do Ceará que nos abraçou e apoiou em cada município onde estive com meus aliados. As conversas, cobranças de como nosso mandato pode fazer mais, todas nos engrandecem. Aos amigos eleitos em Nova Olinda, Campos Sales, Potengi e aos que não ganharam, continuaremos trabalhando juntos pelo povo", declarou.

Sobre o resultado das eleições na Região Centro-Sul, Marcos Sobreira classificou como novos tempos em que uma nova geração de lideranças poderá mostrar seu trabalho. "Sou entusiasta da nova política e vejo essa renovação acontecendo, como é o caso de Iguatu. O povo mostrou que não queria voltar a um passado truculento. Depositaram todas as esperanças no prefeito Roberto Filho, que está empenhando em reconstruir um Iguatu com parceria, humildade e união", opinou.

Outro assunto abordado pelo deputado durante seu pronunciamento foi a recuperação do açude Forquilha. De acordo com ele, seu gabinete foi provocado pela gestão do município no intuito de realizar reparos à fonte hídrica. "Já buscamos o Dnocs para que realize os estudos, o orçamento e assim consigamos fazer os reparos necessários para a preservação daquele açude tão importante para o município de Forquilha e região", anunciou.

*ALECE
Por Luciana Meneses
Edição: Lusiana Freire

Guilherme Bismarck parabeniza deputado federal Eduardo Bismarck por vitória no TSE

Deputado Guilherme Bismarck (PDT) - Foto: Paulo Rocha

O deputado Guilherme Bismarck (PDT), durante seu pronunciamento no primeiro expediente da sessão plenária em formato híbrido da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Ceará) desta quarta-feira (30/10), parabenizou seu irmão, o deputado federal Eduardo Bismarck (PDT-CE), pela vitória no Tribunal Superior Eleitoral (STE).

Na última terça-feira (22/10), o Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) reverteu a decisão anterior de cassar os mandatos e tornar inelegíveis o prefeito e o vice-prefeito de Baturité, Herberlh Mota e Francisco Freitas, além do deputado federal Eduardo Bismarck (PDT) e do suplente de deputado estadual Audic Mota (MDB). Com a nova decisão, eles foram absolvidos da acusação de abuso de poder político e de autoridade durante as eleições gerais de 2022.

De acordo com o parlamentar, seu irmão foi acusado de utilizar publicidade institucional para promoção pessoal, por meio das redes sociais da prefeitura, no intuito de exaltar sua imagem e desequilibrar a disputa eleitoral. "Quero parabenizar o meu irmão, deputado federal Eduardo Bismarck (PDT-CE), pela serenidade e integridade com que encarou todo esse processo, e agora, enfim, foi absolvido de acusações inverídicas. A decisão foi revista em um fato inédito no tribunal, e agora poderemos passar uma régua nesse assunto", declarou.

Guilherme Bismarck parabenizou também o presidente da Alece, deputado Evandro Leitão (PT), pela vitória nas eleições de Fortaleza, e todo o grupo político liderado pelo ministro da Educação, Camilo Santana. "Vimos uma campanha bonita e muito bem articulada pelo ministro Camilo Santana, o senador Cid Gomes, convocando deputados federais e estaduais, prefeitos, pedindo o empenho de todos na conscientização do eleitor para escolher um gestor com histórico de trabalho e comprometimento", enalteceu.


*ALECE
Por Luciana Meneses
Edição: Lusiana Freire

SDA inicia execução de edital para construção de 11 mil cisternas

 


A Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) reuniu nesta terça-feira (29), as 15 entidades selecionadas no edital de chamada pública nº 03/2024, destinado à construção de 11.399 cisternas em 80 municípios cearenses, envolvendo investimentos totais da ordem de R$ 83,6 milhões. O secretário da pasta, Moisés Braz, participou da abertura dos trabalhos.

Braz defendeu a importância das entidades estarem preparadas para o desafio de construir as tecnologias sociais. “Precisamos ser criteriosos na seleção das famílias, para que quem receba esteja realmente dentro dos critérios”, afirmou, ao adiantar que as entidades também deverão ter papel importante na implementação do projeto Sertão Vivo Ceará.



Coordenadora de Abastecimento de Água e Esgotamento (Coagua) da SDA, Odalea Severo diz que o momento foi de iniciar o planejamento da execução do edital. “Reunimos as 15 entidades desse novo edital de cisternas. Programamos inclusive os processos de capacitação e os processos de implementação das cisternas”, adianta.

De acordo com ela, nas próximas etapas as entidades vão se organizar junto às comissões municipais de convivência com o semiárido. As comissões irão definir as comunidades atendidas em cada município. Nos próximos dois meses, serão feitos processos de mobilização e capacitação das famílias e de capacitação. Em seguida, elas iniciam o cadastro e implementação do programa de acordo com as suas metas previstas dentro dos seus contratos”, informa a coordenadora.



Serão construídas 10.601 cisternas de placas de 16 mil litros, para consumo humano, com início ainda este ano. Para 2025, também está prevista a construção de 607 cisternas calçadão, de 52 mil litros com fomento rural, e 191 sistemas de tratamento e reúso de água domiciliar com fossa ecológica. Dos R$ 83,6 milhões em investimentos, R$ 80,6 milhões são oriundos do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), e R$ 3 milhões de contrapartida do Governo do Ceará. O edital prevê a construção das cisternas e sistemas de reúso até maio de 2026.



No caso das cisternas calçadão de 52 mil litros, as famílias terão direito ao Serviço de Atendimento Familiar para Inclusão Social e Produtiva (Safisp), por meio do recebimento do Fomento Rural. O fomento é a transferência de recursos não reembolsáveis diretamente para as famílias beneficiárias investirem em projetos produtivos.

Lotes


São beneficiárias do Programa Cisternas famílias de baixa renda residentes na zona rural atingidas pela seca ou falta regular de água. Confira a distribuição de lotes:

Lote 1 (Altaneira, Nova Olinda, Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha);
Lote 2 (Aurora, Granjeiro, Ipaumirim e Várzea Alegre);
Lote 3 (Brejo Santo, Jati, Missão Velha e Porteiras);
Lote 4 (Acopiara, Baixio, Iguatu, Orós e Quixelô);
Lote 5 (Apuiarés, Itapipoca, Tururu, Uruburetama e Trairi);
Lote 6 (Baturité, Capistrano, Pacajus, Caucaia e Barreira);
Lote 7 (Guaraciaba do Norte, Ibiapina, São Benedito, Tianguá e Ubajara);
Lote 8 (Deputado Irapuan Pinheiro, Milhã, Mombaça, Pedra Branca, Piquet Carneiro, Senador Pompeu e Solonópole);
Lote 9 (Banabuiú, Choró, Ibaretama, Quixadá e Quixeramobim);
Lote 10 (Boa Viagem, Canindé, Caridade, Madalena, General Sampaio e Paramoti);
Lote 11 (Cariré, Forquilha, Frecheirinha, Varjota e Groaíras);
Lote 12 (Massapê, Meruoca, Pacujá, Santana do Acaraú, Miraíma e Morrinhos);
Lote 13 (Tamboril, Aiuaba, Parambu, Quiterianópolis, Monsenhor Tabosa e Tauá);
Lote 14 (Ararendá, Catunda, Poranga, Santa Quitéria, Ipueiras, Crateús e Nova Russas);
Lote 15 (Iracema, Jaguaretama, Ibicuitinga, Jaguaribara e Icapuí).

O programa Cisternas tem como objetivo promover o acesso à água para consumo humano e produção de alimentos através da implementação de tecnologias sociais simples e de baixo custo. No Ceará, já foram construídas 177 mil cisternas, beneficiando mais de 763 mil pessoas desde 2004.



Estabelecido como política pública desde 2003, é regulamentado pela Lei nº 12.873 de 2013, pelo Decreto nº 9.606 de 2018, e por várias portarias e instruções normativas. Destina-se a famílias rurais de baixa renda (renda per capita de até meio salário-mínimo) e a equipamentos públicos rurais afetados pela seca ou falta de água, com prioridade para povos e comunidades tradicionais. Para participar, as famílias precisam estar inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.



Marcel Bezerra - Ascom SDA - Texto
Ascom SDA - Foto

PMCE prende em flagrante suspeito de matar o sobrinho em Forquilha


A Polícia Militar do Ceará (PMCE) prendeu em flagrante, nesta terça-feira (29), um homem de 37 anos, suspeito de um homicídio, ocorrido na mesma data, contra o sobrinho, um adolescente de 14 anos. O crime e a captura aconteceram na cidade de Forquilha – Área Integrada de Segurança 14 (AIS 14) do Ceará.

A composição do Comando de Policiamento de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio) da PMCE foi acionada para uma ocorrência de lesão por objeto perfurocortante, em um imóvel no bairro Centro. A vítima ainda foi socorrida para uma unidade hospitalar, mas não resistiu. O suspeito, que já tem antecedentes por dois crimes de homicídio e uma lesão corporal dolosa, foi rendido pelos raianos.

O homem foi preso em flagrante e conduzido à Delegacia Regional de Sobral, unidade da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), onde foi autuado por homicídio e colocado à disposição da Justiça.

Denúncias

A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As informações podem ser direcionadas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85)3101-0181, que é o número de WhatsApp, pelo qual podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia ou ainda via “e-denúncia”, o site do serviço 181, por meio do endereço eletrônico.

As denúncias podem ser encaminhadas ainda para o (88) 3677-4711, número de WhatsApp da Delegacia Regional de Sobral. O sigilo e o anonimato são garantidos.

Ascom SSPDS - Texto

Governador Elmano reúne Coesi para levar sugestões na área da segurança a encontro com presidente Lula e demais governadores

 

Reunião com o chefe do Executivo Federal ocorre nesta quinta-feira (31), em Brasília

O governador Elmano de Freitas se reuniu, nesta quarta-feira (30), com o Comitê Estratégico de Segurança Integrada do Ceará (Coesi). O encontro, que aconteceu no Palácio da Abolição, em Fortaleza, teve como objetivo debater ideias relativas ao combate ao crime organizado, que serão apresentadas, nesta quinta-feira (31), em agenda com o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, em Brasília, e demais governadores.

“Amanhã estaremos participando de uma reunião bastante importante com o presidente Lula, governadores, secretários da Segurança dos estados, onde devemos discutir ações conjuntas contra o crime organizado. Considero bastante importante levar as opiniões das nossas equipes para essa reunião. Precisamos construir uma ambiência de colaboração entre as instituições de segurança do país para que possamos construir um grande pacto pela segurança”, destacou o governador Elmano de Freitas.



O chefe do Executivo Estadual elencou alguns dos pontos que foram debatidos na reunião desta quarta-feira. “Ouvi ideias envolvendo integração, tecnologia, reforço de pessoal, recurso, sistema bancário, questões envolvendo medidas legislativas e acho que temos um bom caminho para trabalhar”, completou Elmano de Freitas.

Secretário da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará, Roberto Sá avaliou a reunião como bastante positiva e elogiou o fato da convocação por parte do Governo Federal para discutir segurança com todos os estados. “O saldo é extremamente positivo. Toda vez que as autoridades do país, dos estados, se reúnem para conversar sobre Segurança Pública, com o objetivo de melhorar o sistema como um todo, atualizar leis, se reforçar, é algo que precisamos louvar”, pontuou.



O procurador-geral de Justiça, Haley Carvalho, defendeu o fortalecimento da atuação integrada entre Ministério Público e Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário em prol da segurança pública e da justiça social. “O Ceará, inclusive, tem experiências exitosas de atuação integrada, como o CIRA – Comitê Interinstitucional de Recuperação de Ativos e a Ficco – Força Integrada de Combate ao Crime Organizado no estado. Além disso, acredito que devemos fazer uso eficiente de inteligência e tecnologia para tomada de decisões e para a elaboração coletiva de ações concretas”, ressaltou Haley Carvalho.



Sobre o Coesi

O Coesi atua de forma coordenada e sistêmica com os três Poderes, – Executivo, Legislativo e Judiciário, além de órgãos da Segurança Pública e Justiça estaduais em prol do combate ao crime em todo território cearense. Tem como objetivo aprimorar a qualidade da gestão das políticas de segurança pública e defesa social, com a finalidade de preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio. Também propor a realização de estudos e pesquisas temáticas e incentivar a realização de campanhas relacionadas ao aprimoramento do sistema de segurança pública e defesa social.

O Coesi é formado pelo governador, o secretário da Segurança Pública e os respectivos comandantes dos órgãos vinculados – Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Pefoce e Supesp, secretário da Administração Penitenciária, procurador-Geral do Estado, presidente do Tribunal de Justiça, presidente da Assembleia Legislativa, procurador-Geral de Justiça do Estado e os superintendentes no Ceará das polícias Federal e Rodoviária Federal.


João Pedro Guedes - Ascom Casa Civil - Texto
Carlos Gibaja - Casa Civil - Fotos

Após cinco meses, Entrada Moradia Ceará já repassou quase R$ 20 milhões para contratação da casa própria por 973 beneficiários

 

Mais de mil cearenses estão nos procedimentos finais para assinar contrato

Após cinco meses de seu lançamento, o Governo do Ceará divulgou, nesta quarta-feira (30), balanço atualizado sobre o Programa Entrada Moradia Ceará. Um total de 973 contratos já foram assinados junto à Caixa Econômica Federal, chegando a 2.020 certificados emitidos. Ao todo, mais de sete mil unidades habitacionais estão disponíveis para serem adquiridas por meio do programa. A solenidade, comandada pela vice-governadora Jade Romero, aconteceu no município de Itaitinga.

“O Entrada Moradia Ceará possibilita, com condições diferenciadas, que diversas pessoas consigam o sonho da casa própria. É uma alegria ver o nosso povo realizando esse sonho. Além da garantia da casa própria, esse Programa também é muito importante para fomentar esse setor estratégico que é o setor da construção. Serão cerca de 40 mil empregos diretos e indiretos criados por esse Programa. É geração de emprego e aquecimento da economia por meio da construção civil”, destacou a vice-governadora Jade Romero.



Atualmente, existem 80 empreendimentos habitacionais aprovados e com unidades habitacionais disponíveis para participação no Entrada Moradia Ceará. São cinco no município de Aquiraz; oito em Caucaia; cinco em Eusébio; 45 em Fortaleza; quatro em Itaitinga; três em Juazeiro do Norte; cinco em Maracanaú; quatro em São Gonçalo do Amarante e uma em Pacatuba.



Secretário das Cidades, Zezinho Albuquerque exaltou o Entrada Moradia Ceará e seu impacto para os cearenses. “É uma alegria e uma satisfação estar aqui. Esse Programa é uma ideia maravilhosa do nosso governador Elmano de Freitas, fruto também de parcerias. Quero parabenizar cada trabalhador envolvido nesta obra. Não irá faltar dinheiro para um programa tão importante e que ajuda tantas pessoas”.



Prefeito de Itaitinga, Marcos Tavares ressaltou a inclusão social atrelada à execução do Entrada Moradia Ceará. “É uma grande satisfação poder observar esse momento de entrega dessas casas. Com esse programa podemos fazer com que aqueles que mais precisam possam se sentir incluídos e possam adquirir a sua casa própria com dignidade. Gostaria de parabenizar o Governo do Estado por essa ação”.

Os beneficiários que participaram da solenidade desta quarta-feira irão morar no empreendimento Vila Passarinhos, no distrito de Gereraú, em Itaitinga. O evento também marcou o lançamento do Reserva Passarinhos, que contará com 660 unidades. O primeiro módulo já está em andamento, impulsionado pelo programa Entrada Moradia Ceará. O projeto é executado pela empresa cearense Olé Casas.
Sonho realizado



Airton dos Santos recebeu a chave da sua casa das mãos da vice-governadora Jade Romero. Morador de Itaitinga há muitos anos, o cearense vai finalmente poder sair do aluguel. “Estou muito feliz. É um sonho realizado. Conheci o programa pela televisão e corri para me informar. Só tenho a agradecer e, agora também, aproveitar”.



Jecélio da Silva recebeu sua casa há algumas semanas e agora planeja a mudança. O autônomo vivia no bairro Serrinha, em Fortaleza, quando viu a oportunidade de ter sua casa na internet. “Foi até engraçado. Eu vi nas redes sociais e por acaso me inscrevi. Foi tudo bem rápido. Me apaixonei pela casa e nunca pensei que pudesse ter a minha casa. Estou muito feliz”.
Entrada Moradia Ceará

O Entrada Moradia Ceará tem como objetivo promover para cearenses, com renda familiar mensal de até R$ 4.4000, a aquisição da sua casa própria com um subsídio de R$ 20 mil para a entrada. Ao todo, 10 mil famílias serão contempladas, um investimento de R$ 200 milhões.

Os interessados devem acessar o site do Entrada Moradia Ceará (https://www.entradamoradia.ce.gov.br) para visitar os empreendimentos credenciados.

Estudos do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece) mostram que o Programa vai representar R$ 1,6 bilhão na economia do Estado.



Presidente da Federação das Indústrias do Ceará (Fiec), Ricardo Cavalcante lembrou o incremento que a ação trará para a economia estadual. “Esse é um programa muito importante. É algo que facilita muito a vida de quem precisa buscar sua casa. Ao facilitar a vida dessas pessoas, também movimenta a Indústria, seja com quem produz tijolo, cimento, aço. Ganha todo mundo, o Estado, a Indústria e as pessoas que mais precisam. Ficamos muito feliz com esse trabalho que está sendo feito no Ceará”.


João Pedro Guedes - Ascom Casa Civil - Texto
Helene Santos - Casa Civil - Fotos

Ceará acumula mais de 106 mil empregos gerados em 21 meses


O Ceará, desde janeiro de 2023, já soma 106.923 novos empregos gerados com carteira assinada. Os números, relativos a setembro, são do Cadastro-Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego, divulgados nesta quarta-feira (30).

Considerando o acumulado de 2024 até setembro, o Ceará registra 54.728 novos empregos formais, já superando todo o ano de 2023, que foi de 52.195. Assim, o nível do emprego formal em estoque, que resume o total de pessoas empregadas, atingiu 1.408.062.

“Em 21 meses, ultrapassamos a marca de 100 mil vagas de emprego criadas no Ceará. Isso é um número que nos enche de orgulho, porque representa milhares de famílias podendo viver com mais dignidade e sonhar com um futuro melhor. Ao mesmo tempo, isso movimenta a economia. Vamos continuar trabalhando para atrair novos negócios, facilitar a expansão dos que já existem e promover mais qualificação ao nosso povo”, afirma o governador Elmano de Freitas.

No balanço específico de setembro, foram criados 9.522 novos postos de trabalho formais, mantendo a trajetória de crescimento do estado.

Detalhamento


Em termos setoriais, em 2024, a geração dos novos empregos cearenses decorreu especialmente do maior volume de oportunidades de trabalho geradas nos serviços, com 27.898 vagas ocupadas, seguido pela indústria (13.939), construção civil (6.050) e comércio (5.242).

Para o secretário do Trabalho em exercício, Renan Ridley, o resultado é uma importante marca para a gestão e precisa ser comemorada. “Sob a liderança do governador Emano de Freitas vamos continuar trabalhando para garantir ainda mais oportunidades para os cearenses”.

Quanto ao salário médio de admissão, em setembro, o Ceará destaca-se como o segundo maior do Nordeste, com o salário de R$ 1.891,81, atrás somente da Bahia (R$1.935,52). O resultado está acima da média da região Nordeste, que ficou em R$ 1.852,97.

Em termos territoriais e acumulado para 2024, os municípios com a maior geração de empregos são Fortaleza (29.067), Juazeiro do Norte (2.556), Sobral (2.311) Maracanaú (2.205) e Horizonte (2.082).

“Em relação às contratações de 2024, as ocupações foram preenchidas principalmente pelos jovens, com idade entre 18 e 24 anos, que ficaram com 38.499 dos empregos gerados. Já em relação ao grau de instrução, as vagas foram ocupadas principalmente pelos trabalhadores com ensino médio completo”, complementa o presidente do Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT), Raimundo Angelo.


Ascom SET - Texto
Guilherme Freire - SET - Foto

Cláudio Pinho defende autonomia legislativa e implementação de emendas impositivas na Alece

Deputado Cláudio Pinho (PDT) - Foto: Paulo Rocha

O deputado Cláudio Pinho (PDT) destacou, durante o primeiro expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) desta quarta-feira (30/10), realizada de forma presencial e remota, a importância da autonomia do Poder Legislativo Cearense.

O parlamentar expressou preocupação com o papel secundário que, segundo ele, a Alece tem desempenhado, funcionando muitas vezes como mero “carimbador” das mensagens do Governo estadual. “É fundamental que a Casa e seus membros tenham mais liberdade e autonomia, inclusive no que se refere à apresentação de emendas impositivas”, destacou Cláudio Pinho.

Ele argumentou que, devido à possibilidade de os deputados federais terem direito às emendas parlamentares, a população se acostumou a solicitá-las aos deputados estaduais. Pinho ressaltou ainda a importância do instrumento para que os parlamentares da Casa possam destinar recursos para atender demandas essenciais, especialmente no Interior.

“A inclusão de emendas impositivas fortalece o desenvolvimento regional e amplia a atuação dos parlamentares em diversas áreas”, afirmou. Ele defendeu que o tema seja discutido no contexto da votação do orçamento estadual de 2025 e da eleição para a nova Mesa Diretora da Alece, que poderia então negociar com o Governo para garantir essa autonomia legislativa, independentemente de "cor partidária”.

“Por que não temos o mesmo direito de apresentar emendas no orçamento que sejam executadas nos municípios, contribuindo para o bem-estar da população cearense? É uma questão que precisa estar na pauta, para que a próxima Mesa Diretora trate da independência da Assembleia e fortaleça a democracia”, reforçou o deputado.

Em aparte, o deputado De Assis Diniz (PT) fez um pedido de desculpas ao deputado Antônio Henrique (PDT) caso houvesse algum mal-entendido anterior. Antônio Henrique, por sua vez, agradeceu o gesto e também pediu desculpas ao parlamentar, ressaltando o objetivo de todos os parlamentares de trabalhar em prol de todo o povo cearense. O deputado Queiroz Filho (PDT) destacou o momento ideal para avançar na implementação das emendas impositivas, pelo fortalecimento da democracia.

*ALECE
Por Narla Lopes
Edição: Vandecy Dourado

terça-feira, 29 de outubro de 2024

Sarto cumprimenta Evandro, promete transição tranquila e deseja boa sorte



O prefeito de Fortaleza, José Sarto, usou a internet para cumprimentar o prefeito eleito Evandro Leitão. “Parabéns Evandro Leitão, prefeito eleito de Fortaleza”, escreveu Sarto, que ainda comunicou estar “pronto para uma transição tranquila”.

*Roberto Moreira.

Governo do Ceará assina pré-contrato de R$ 9 bilhões com a empresa norueguesa para instalação de planta de hidrogênio verde no Pecém

 

O empreendimento prevê geração de mil empregos na construção e 100 empregos de alta qualidade na operação

Com um papel importante no rumo da transição energética no Brasil, o Governo do Ceará assinou, nesta segunda-feira (28), mais um pré-contrato para instalação de uma planta industrial de hidrogênio verde (H2V) na Zona de Processamento de Exportação (ZPE) do Porto do Pecém. A ação, junto da norueguesa Fuella AS – desenvolvedora e operadora de usinas de hidrogênio verde e amônia- prevê um investimento de R$ 9 bilhões e a geração de mais de mil empregos.

O governador Elmano de Freitas parabenizou toda a direção do Porto do Pecém e enfatizou a importância dessa assinatura para o momento do estado, que está na vanguarda da produção de H2V no país. “Esse pré-contrato é muito importante e deve, com dois anos desenvolver os seus projetos e em três anos construir a usina para a produção de amônia verde em grande escala no Ceará”, explicou o governador.



“Deve gerar mil empregos para a construção dessa usina e 100 empregos de alta qualidade quando ela estiver em operação. Portanto, um investimento muito importante para o estado”, ressaltou Elmano. “Esse é mais um passo importante para a consolidação do Ceará como referência no mundo para produção de energia renovável, do hidrogênio verde e da amônia verde”, completou.

O acordo estima um investimento total de R$ 9 bilhões para uma planta industrial com capacidade de produção de 400.000 toneladas/ano, destinada totalmente ao mercado externo. A empresa europeia tem como um dos investidores a Allianz Capital Partners, do grupo Allianz, uma das principais seguradoras, gestoras de ativos e investidores do mundo, com sede na Alemanha.



O diretor geral de Negócios e Desenvolvimento Corporativo da Fuella, Thorsten Helms, destacou o protagonismo do estado, no que diz respeito à transição energética, como peça chave para essa parceria. “Estamos muito felizes de ter o Ceará como sócio e realmente estamos muito convencidos que este é um dos melhores lugares no mundo para produzir amônia verde. Por isso, estamos muito orgulhosos e mal podemos esperar para começar os trabalhos e agradecemos por confiarem na gente”.

A Fuella AS foi uma das sete empresas vencedoras do primeiro leilão do Banco Europeu de Hidrogênio da história e já está construindo uma planta de H2V na Europa. No processo, a Comissão Europeia concedeu apoio financeiro de 720 milhões de euros às vencedoras.



No Ceará, os pré-contratos assinados têm estimativa de investimentos de US$ 24 bilhões. Feliz com o andamento da consolidação do Hub de Hidrogênio Verde na ZPE do Porto do Pecém, o presidente do Complexo do Pecém, Hugo Figueirêdo, pontuou a satisfação pelo momento. “Essa é uma empresa que está participando fortemente do mercado de Hidrogênio Verde no mundo, e vem aqui para fortalecer o nosso Hub e garantir que possamos oferecer um conjunto de soluções da cadeia de H2V. Não só para o mercado externo, mas também fortalecer o nosso mercado interno”, concluiu.


Isabella Campos - Ascom Casa Civil - Texto
Carlos Gibaja - Casa Civil - Fotos

Ceará registra aumento de 14% na constituição de novos negócios em setembro de 2024

 


O Ceará comemorou um crescimento nas aberturas de empresas em setembro de 2024, com um aumento de 14,34% em comparação ao mesmo mês do ano anterior. Segundo dados da Junta Comercial do Estado do Ceará(Jucec), foram registradas 9.669 novos negócios em setembro deste ano, contra 8.283 no mesmo período de 2023, evidenciando um ambiente favorável para o empreendedorismo no estado.

Os dados mostram que esse resultado é parte de uma tendência positiva que se estende ao longo de 2024. No acumulado do ano, até setembro, o estado registrou 86.129 novas empresas, um crescimento de 4,48% em relação às 82.268 aberturas do mesmo período do ano passado.

O presidente da Jucec, Eduardo Jereissati, destacou a importância desse crescimento. “O aumento nas aberturas de empresas é um sinal claro da confiança dos empreendedores no nosso estado. Implementamos facilidades, como o Abre no Zap, que simplificam e agilizam o processo de formalização. Isso é fundamental para fomentar o empreendedorismo e impulsionar a economia cearense”, afirmou.

O setor de serviços liderou as novas aberturas, com 6.170 novas empresas abertas, seguido pelo comércio (2.572) e pela indústria (927), destacando a diversificação e a robustez do empreendedorismo no estado. Com esses números, o Ceará se posiciona como um polo atrativo para novos negócios, atraindo tanto pequenos empreendedores quanto grandes investidores.

As expectativas são otimistas para o restante do ano, com o governo e as instituições de apoio ao empreendedorismo trabalhando em estratégias para manter o ritmo de crescimento e fomentar ainda mais o desenvolvimento econômico do estado.


Ascom Jucec - Texto e Infografia

segunda-feira, 28 de outubro de 2024

FESTBERRO 2024 será o maior da história em Tauá


O FestBerro 2024 chega à sua XVII edição será o maior da história. Realizado em Tauá, o evento promete sete dias de muita cultura, entretenimento e oportunidades para toda a população. O FestBerro acontecerá entre os dias 18 a 24 de novembro, no Parque de Exposições, com atrações que incluem a feira de animais, vaquejada, Festival Cultural Terra dos Inhamuns, Carneirode, festival gastronômico, feira da agricultura familiar e a feira da mulher empreendedora.

Além disso, o festival cultural contará com 12 grandes atrações musicais, sendo 10 delas já anunciadas, e duas surpresas que serão reveladas em breve. Pela primeira vez, o evento será realizado no estádio, devido à grandeza das atrações, com entrada gratuita para a população e direito a levar bebida.

Confira a programação musical já anunciada:

 • Quinta-feira (21/11): Léo Santana, Zé Vaqueiro e Calcinha Preta

 • Sexta-feira (22/11): Bell Marques, Wesley Safadão, Taty Girl e Zé Cantor

 • Sábado (23/11): Nattan, Xand Avião e Felipe Amorim

O evento é realizado com apoio do Ministério do Turismo, na pessoa do ministro Celso Sabino, e do Ministério da Agricultura, com o ministro Carlos Fávaro, além de parcerias com o SESC e a Fecomércio Ceará, sob a liderança do deputado federal Luiz Gastão.

A Prefeita de Tauá, Patrícia Aguiar, e o deputado federal Domingos Neto destacam o impacto econômico que o FestBerro terá no comércio local, movimentando hotéis, restaurantes, bares e salões de beleza, além de proporcionar uma experiência cultural gratuita à população. Mais de 500 mil pessoas são esperadas no evento, que atrai visitantes de todo o Ceará.

Fique de olho nas redes sociais oficiais do Fest Berro para mais detalhes e o anúncio das duas atrações-surpresa.

domingo, 27 de outubro de 2024

Com 0,76% de diferença, Fortaleza tem a eleição mais acirrada de sua história e elege Evandro Leitão.

 


Em votos nominais, a eleição até então, mais apertada da história da capital cearense havia sido em 1988, quando Ciro Gomes derrotou Edson Silva com uma maioria de 5.317 votos. Porém, com um eleitorado bem menor, essa maioria representava 0,9% dos votos. 

Assim, proporcionalmente, a eleição desde ano, que elegeu Evandro Leitão e Gabriela Aguiar, passa a ser a mais apertada da história de Fortaleza onde o vencedor atingiu uma maioria de apenas 0,76% dos votos válidos.

quinta-feira, 24 de outubro de 2024

TSE reverte decisão e confirma mandato e elegibilidade do Deputado Eduardo Bismarck e do prefeito de Baturité.



Nesta terça-feira (22), o Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) reverteu decisão anterior e confirmou o mandato e a elegibilidade do prefeito de Baturité (CE), Herberlh Mota, do vice-prefeito, Francisco Freitas, do deputado federal Eduardo Bismarck (PDT) e do suplente de deputado estadual Audic Mota (MDB). A decisão foi unânime.

O Colegiado acompanhou o voto do relator, ministro André Mendonça, que acolheu embargos de declaração com efeitos infringentes para alterar substancialmente a decisão original, bem como para absolver os envolvidos da acusação de abuso de poder político e de autoridade durante as Eleições Gerais de 2022.

Eles haviam sido condenados devido à suposta utilização de publicidade institucional para promoção pessoal, por meio das redes sociais da prefeitura, a fim de exaltar a imagem dos dois parlamentares e de desequilibrar a disputa eleitoral.

Ao votar, o relator ressaltou, entre outros pontos, que o ato – caracterizado por apenas oito postagens nas redes sociais – não ostentou gravidade capaz de macular a legitimidade das Eleições 2022 ou abalar a normalidade do pleito daquele ano.

No início deste mês, o ministro André Mendonça, em decisão liminar, determinou efeito suspensivo à decisão que cassou os diplomas e declarou a inelegibilidade dos envolvidos, até o julgamento dos embargos de declaração, que foi concluído nesta terça-feira.

Na sessão de hoje, o Plenário determinou que seja feita comunicação ao Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) e ao presidente da Câmara dos Deputados para o imediato cumprimento da decisão e para a adoção das providências cabíveis.

MC/LC, DB

Processo relacionado: Embargos de Declaração no Recurso Ordinário Eleitoral 0602962-04.2022.6.06.0000 

*TSE

Artur Bruno: “o governo Elmano tem 171 prefeitos e pode chegar a 180”



O secretário para Assuntos Municipais, Artur Bruno, contabiliza 171 prefeitos na base do governo Elmano de Freitas, apoiando a eleição municipal da capital. “Poderemos chegar a 180, se recebermos a base do líder Acilon Gonçalves”. Artur Bruno faz a interlocução entre o governador Elmano e os prefeitos do Ceará e o monitoramento das ações do Estado juntamente com o secretário Max Quintino.

*Via Roberto Moreira

domingo, 20 de outubro de 2024

Tauá: Prefeitura anuncia datas para FestBerro 2024

 


O FestBerro 2024 está chegando e promete ser mais incrível do que nunca!

A Prefeitura de Tauá, já confirmou as datas! Dos dias 18 a 24 de novembro, será uma semana repleta de tradição, cultura, música e muita alegria na Princesinha dos Inhamuns!

🗓️ Data: De 18 a 24 de novembro de 2024
📍 Local: Tauá, a Princesinha dos Inhamuns

A Expectativa é de que o evento siga a tradição dos anos anteriores e venham com shows de artistas renomados, uma programação recheada de atividades culturais e muito mais!

sexta-feira, 18 de outubro de 2024

Governo dará mais 6 meses para saque de dinheiro esquecido nos bancos


Jose Cruz - Agência Brasil


Pessoas físicas e empresas que perderam o prazo para sacar os R$ 8,6 bilhões de recursos esquecidos nas instituições financeiras - encerrado nesta quarta-feira (16) - ainda terão seis meses para reclamar os valores. As informações para requerer o dinheiro estarão em edital que será publicado pelo Ministério da Fazenda.

O Sistema de Valores a Receber (SVR) é um serviço do Banco Central (BC), no qual é possível consultar se empresas, mesmo aquelas que foram encerradas, e pessoas físicas, inclusive falecidas, têm dinheiro esquecido em algum banco, consórcio ou outra instituição e, caso tenha, saber como solicitar o valor. De acordo com a Lei 2.313 de 1954, caso os recursos não sejam requeridos no prazo de 25 anos, poderão ser incorporados à União.

O governo destaca que isso não representa um confisco. No caso dos valores informados atualmente no SVR do Banco Central, os recursos não sacados serão transferidos para a conta única do Tesouro Nacional para atender à lei que compensa a prorrogação da desoneração da folha de pagamento de 17 setores da economia e de 156 municípios, aprovada em setembro pelo Congresso Nacional.

De acordo com o Ministério da Fazenda, o novo edital trará a relação dos valores recolhidos, a instituição onde estão esquecidos, a natureza do depósito, a agência e o número da conta.

Prazo de 30 dias


Será estabelecido, então, prazo de 30 dias, contado da data da publicação do edital, para que os respectivos titulares contestem o recolhimento dos recursos. Nesse caso, o interessado precisa acionar as instituições financeiras para reaver o dinheiro esquecido.

Após esse período, pessoas e empresas ainda terão seis meses para requerer judicialmente o reconhecimento do direito aos valores, prazo que também se inicia após a publicação do edital pelo Ministério da Fazenda. Depois disso, os valores serão recolhidos pela União.

O Banco Central e o Ministério da Fazenda ainda não divulgaram balanço de quanto faltou ser resgatado dos R$ 8,6 bilhões que estavam disponíveis até a última quarta-feira (16). Desse total, R$ 6,62 bilhões referem-se a valores não retirados por pessoas físicas e R$ 1,97 bilhão por empresas.

Depois de ficar fora do ar por quase um ano, o SVR foi reaberto em março de 2023, com novas fontes de recursos, um novo sistema de agendamento e a possibilidade de resgate de valores de pessoas falecidas. Até agosto deste ano, o BC promoveu a devolução de R$ 8 bilhões, de um total de R$ 16,6 bilhões postos à disposição pelas instituições financeiras.


*Agência Brasil
Edição:Kleber Sampaio
Andreia Verdélio – Repórter da Agência Brasil