Páginas

terça-feira, 28 de fevereiro de 2023

Deputada Gabriella Aguiar propõe projeto que define a manta de carneiro dos Inhamuns patrimônio cearense com selo de qualidade


A deputada estadual Gabriella Aguiar (PSD) apresentou projeto de lei que institui o conceito e a normatização, com selo de qualidade, para certificação da manta de carneiro artesanal dos Inhamuns como patrimônio cultural e imaterial do Ceará. A proposta original é de autoria da prefeita de Tauá, Patrícia Aguiar, e foi apresentada quando ela foi deputada estadual. 

A finalidade da proposta é reconhecer e preservar a tradição daquela região do Interior do Estado, que compreende os municípios de Aiuaba, Arneiroz, Parambu, Quiterianópolis e Tauá.

Conforme a matéria, a denominação “Manta de Carneiro Artesanal dos Inhamuns” limita-se, exclusivamente, àquela produzida de forma artesanal, dentro dos padrões especificados na área geográfica da Região. Além disso, entre as características para a definição como patrimônio cultural e imaterial da manta estão a retalhação inteira da carcaça e temperada com sal e pimenta desidratada seguindo a tradição história dos Inhamuns, ser produzida de forma artesanal a partir dos carneiros da Região, produtores devem ser cadastrados em associação, os animais devem passar por controle de parasitas e outras manifestações patológicas que comprometam a saúde do rebanho ou a qualidade do produto. 

O registro dos processos de produção da “Manta de Carneiro Artesanal dos Inhamuns” será feito mediante Grupo Técnico criado para este fim, sem remuneração, com representantes dos poderes Executivo e Legislativo, Embrapa e dois representantes de entidades organizadas de produtores de ovinos e caprinos escolhidos pelos prefeitos de cada município dos Inhamuns. Esse grupo vai atestar a qualidade da manta de carneiro. 

Em sua justificativa, Gabriella destaca a qualidade da manta de carneiro produzida nos Inhamuns. “A Embrapa incluiu a região dos Inhamuns no Programa Rota do Cordeiro, que tem como objetivo apoiar a atividade de produção de cordeiros e cabritos e todas as atividades que estão ligadas a esta cadeia produtiva. A carne de carneiro produzida nesta região tem características próprias, com sabor diferenciado em função das plantas existentes na caatinga, tipo de solo e a forma de criação dos animais”, explica a deputada. 

A região dos Inhamuns foi reconhecida oficialmente como Área de Criação Qualificada de Caprinos e Ovinos, por intermédio da Lei Estadual Nº 15.803/2015, que dá à região esse status, contribuindo para o processo de Certificação dos produtos advindos dessa produção animal. Para o selo de certificação ser colocado em um produto, é preciso passar por um sistema de qualidade e, após submetê-lo a algumas avaliações de normas e requisitos, constatar se o produto atende satisfatoriamente às normas de qualidade. Dessa maneira, ele receberá o selo com uma emissão de certificado, assim comprovando que a empresa/processadora está devidamente nas normas e nos padrões estabelecidos nos protocolos.

“Podemos dizer que a certificação é uma prática que surgiu da necessidade de se fiscalizar a origem e o processamento de um alimento, permitindo ao agricultor um produto mais diferenciado e mais valorizado, estabelecendo uma relação de confiança com o consumidor, além de reduzir os riscos ambientais e sociais das propriedades certificadas, melhorando o acesso ao crédito para custeio e investimento. Como exemplo de denominação de origem, podemos citar o champagne, na França, e o queijo da Canastra, de Minas Gerais”, cita a deputada.

Governador Elmano de Freitas entrega obras da Arena Castelão e anuncia mais melhorias para o estádio



Equipamento esportivo receberá seu primeiro jogo da temporada 2023 na próxima quinta-feira (2)

As obras da Arena Castelão foram entregues pelo governador do Ceará, Elmano de Freitas, durante visita, na manhã desta terça-feira (28), para a realização dos jogos da temporada 2023.

“Estamos muito felizes e orgulhosos de estarmos aqui, na Arena Castelão, onde brevemente terá o jogo da Copa da Libertadores. E, para nosso orgulho, em condições especiais para ser feito um futebol de excelência. Temos um gramado novo de muita qualidade, novos vestiários, condições excelentes para os jogos que irão acontecer e vamos ter um grande resultado para nosso futebol cearense. Foi feito uma nova drenagem que suportou muito bem e estamos seguros de que aqui teremos um espetáculo do futebol com condições adequadas para os nossos jogadores”, frisou Elmano de Freitas, lembrando que a praça esportiva reabre nesta quinta-feira (2), com a partida entre Fortaleza e Deportivo Maldonado, do Uruguai, pela Taça Libertadores da América, a partir das 21 horas.



Na entrada do equipamento, o governador andou pelo gramado e verificou a qualidade e o crescimento da grama. Ainda na visita o governador passou pelos vestiários e pelo Museu, que conta com um acervo dos clubes cearenses e times que passaram pela Arena Castelão.

Este ano é um marco para o equipamento: a Arena Castelão completa 50 anos de sua inauguração. O governador, na entrega da obra, anunciou novas melhorias para a Arena Castelão. “Eu farei tudo que for possível para que, nessa data de 50 anos da Arena Castelão, entregar novos telões e uma iluminação de lead para nosso equipamento”, afirmou o governador, destacando que, com essas novas melhorias, em uma queda de energia, público e jogadores não precisarão esperar para que as luzes “esquentem” para reacenderem.

“É importante destacar que o futebol, muito além de entretenimento, é economia e movimenta divisas em nosso estado. Vamos continuar tendo essa sensibilidade para que sejam realizados grandes espetáculos. Como secretária das Mulheres, quero deixar meu abraço e dizer que contamos com uma torcida familiar, com a presença feminina aqui no estádio, e que iremos reforçar, junto com os clubes, essa presença, que é tão importante, das famílias. E, em especial, das mulheres”, disse a vice-governadora do Estado, Jade Romero.



“Só temos a agradecer por esse trabalho realizado, não só o gramado, mas vestiários, para que possamos trazer novamente a Seleção Brasileira. A CBF tem um carinho muito grande pelo futebol cearense e pelo desportista cearense e pelo trabalho que foi realizado”, pontuou o presidente da Federação Cearense de Futebol (FCF), Mauro Carmélio, após visitar as dependências da Arena Castelão.

Ceará e Fortaleza, que são os principais mandantes de jogos no Castelão foram representados, na visita, pelos seus presidentes, que também elogiaram as reformas feitas, principalmente no gramado do estádio.

“Nós, que fazemos o futebol, precisamos de um palco como esse. E se fala muito do gramado, que foi restaurado, mas foi muito mais que o gramado, foi restaurada parte do telão, iluminação, vestiário, que é importantíssimo para os jogadores, ar-condicionado, camarote… A gente olha para o Castelão como um todo. Para o jogo de quinta-feira (entre Fortaleza e Deportivo Maldonado, pela Copa Libertadores) e para os demais jogos que virão é um palco de altíssimo nível. Eu, que tenho a oportunidade de rodar o país inteiro e até a América do Sul, o Castelão é um dos melhores com toda a certeza. É um orgulho para o povo cearense e cabe aos clubes preservar cada vez mais e conscientizar o torcedor e fazer que esse espaço seja cada vez mais de acolhimento, alegria”, afirmou Marcelo Paz, mandatário do Fortaleza.



“Quero agradecer todo o emprenho do Governo do Estado para entregar esse equipamento, que é a principal casa esportiva, praça de muitas alegrias e muito entretenimento. E entregar com essa excelência, de gramado, excelência da reforma geral… Esperamos que tenhamos grandes embates saudáveis aqui, com grandes espetáculos e que seja um local de família, entretenimento e que leve alegria ao povo cearense. Esse equipamento ficou brilhante, é um grande presente que a gente reivindicou de volta, devido à necessidade que temos”, disse o presidente interino do Ceará, Carlos Moraes.
Reformas

A troca do campo de jogo da Arena Castelão teve início no dia 14 de novembro, com reforma completa das camadas que ficam sob o gramado. Em 2022, o principal equipamento esportivo do Ceará foi o estádio brasileiro que mais recebeu jogos, com 73, no total. Em seguida, com oito partidas a menos (65), figuraram Mineirão, em Belo Horizonte (MG), e Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ).

O uso excessivo acarretou desgaste, solucionado por meio de reforma completa do gramado. As obras foram realizadas através da Superintendência de Obras Públicas (SOP). A gestão rotineira do equipamento é da Secretaria do Esporte (Sesporte).



Também foram realizados pela Secretaria do Esporte (Sesporte) os trabalhos de: manutenção da arquibancada, recuperação no piso do nível do setor especial, investimento de R$ 1,1 milhão em controle de acesso com recuperação e aquisição de novas catracas, recuperação estrutural das calhas pluviais das arquibancadas, impermeabilização das calhas pluviais, manutenção dos telões, pintura e recuperação das sinalizações horizontais e verticais do estacionamento, após a conclusão da troca do gramado, manutenção nos geradores, manutenção em todos os nobreaks do estádio, manutenção de todas as subestações, manutenção de todos os revestimentos em viroc da escadarias de acesso, melhoria da iluminação de escadarias e rampas de acesso ao estádio, instalação de um novo piso na área da imprensa, lavagem das cadeiras, banheiros com instalações de novos dispenser de sabonete e papel, recuperação de fechaduras, pintura de todo o prédio principal, vestiários recuperados, portas trocadas e adesivação em comemoração aos 50 anos da Arena Castelão – setor premium, pilares e torre de elevadores do N4 – setor especial para as cabines de imprensa.

Participaram da visita a vice-governadora Jade Romero; o presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, Evandro Leitão; o superintendente de Obras Públicas, Quintino Vieira; o presidente do Fortaleza, Marcelo Paz; o presidente interino do Ceará, Carlos Moraes; e o presidente da Federação Cearense de Futebol (FCF), Mauro Carmélio.

População de Chorozinho recebe 71ª base do CPRaio e Central de Videomonitoramento



A Central possui 15 câmeras espalhadas pela cidade para auxiliar na atuação dos 23 raianos da nova base

Mais reforço na segurança da Região Metropolitana de Fortaleza com a nova base do Comando de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio) implantada no município de Chorozinho. A inauguração, realizada na manhã desta terça-feira (28), contou com as presenças do governador Elmano de Freitas; do prefeito de Chorozinho, Júnior Castro; do secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Samuel Elânio; do comandante-geral do CPRaio, coronel Klênio Savio de Sousa; do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Evandro Leitão; e outras autoridades.

Com essa, o Governo do Ceará chega a 71 bases entregues para beneficiar a população em todo o estado. Junto à base de Chorozinho, também foi implantada a 68ª Central de Videomonitoramento.

Para o governador Elmano de Freitas, a expansão das bases e a valorização dos profissionais de segurança é um compromisso. “Isso reforça a integração e a ação mais precisa e ágil das Forças de Segurança do Estado. A localização e estrutura da base de Chorozinho é das melhores. Isso representa tranquilidade para quem trabalha o dia inteiro e não pode perder seus bens. Meu primeiro dever é defender o cidadão que trabalha muito para criar sua família, com oportunidade de educação em tempo integral e trabalho”, assegurou.



Criado em 2004, o Comando atualmente conta com duas bases em Fortaleza, 15 na RMF e 54 no Interior. São 2.932 policiais militares, com auxílio de 1.428 motocicletas e 112 viaturas.

A base do Raio em Chorozinho faz parte da estratégia de descentralizar as unidades do Comando, com foco na agilidade e eficiência no atendimento às ocorrências. A estratégia está na 4ª fase de expansão, na qual são contempladas todas as cidades com mais de 25 mil habitantes.

Só a unidade de Chorozinho conta com efetivo de 23 PMs, dez motocicletas e um viatura de quatro rodas. O 1º Tenente Antônio de Sousa Soares será o comandante da base, que está localizada ao lado do Comando Tático Rural da PMCE – sede Chorozinho.

O ambulante José Gomes dos Santos, 63, comemorou o novo momento em Chorozinho. “É muito bom essa segurança. Estávamos precisando”, disse José.



Secretário da SSPDS, Samuel Elânio apontou que integração é essencial para a redução dos índices de criminalidade. “Esse é mais um grande avanço no sistema de segurança, fortalecendo o trabalho que já vem sendo feito pela Polícia Militar e pela.Polícia Civil, com apoio do Corpo de Bombeiros”, frisou.

“A Polícia Militar está para servir à população. Esse é o nosso lema. Graças à atuação do POG [Policiamento Ostensivo Geral], da Polícia Civil e do Corpo de Bombeiros, estamos há quatro meses sem registrar homicídio no município. O Raio está na área para manter esses números e dizer que o Estado está presente em Chorozinho. Não deixaremos quem não quer cooperar com o cidadão de bem se fixar nessa cidade”, complementou o comandante-geral da PMCE, coronel Klênio Savio.

Outro importante reforço é a central de videomonitoramento, com 15 câmeras espalhadas por todo o município de Chorozinho. Mais de 4.016 câmeras compõem as centrais de videomonitoramento implantadas em todo o Ceará.



O prefeito Júnior Castro afirmou que a implantação do equipamento era uma ação muita esperada pelos chorozinhenses. “Hoje, temos a oportunidade de ter essa base do Raio. Os profissionais da segurança podem contar com nossa gestão, para que a nossa cidade permaneça em paz”, ressaltou.

Lucielda Lima, agricultora, 26, mora em Choro-riacho, zona rural de Chorozinho. Ela comentou sobre as expectativas. “Vai diminuir a criminalidade e dar mais tranquilidade para nós”, avaliou.

Evandro Leitão, deputado e presidente da Alece, falou sobre como a iniciativa representa atenção com a população da cidade e visitantes. “Nosso desafio é dar continuidade esse trabalho, para contribuir com a população”, registrou.
Raianos

A formação para se tornar um policial do Raio inclui aulas práticas de pilotagem de motocicleta, tiro policial, defesa pessoal e técnicas policiais especiais. Os raianos são preparados para agir nos mais diversos cenários apresentados, principalmente, pelo fato de poderem acessar, com mais facilidade, ruas estreitas e locais longínquos, mantendo alto grau de destreza e segurança durante as ações e operações de patrulhamento tático.



“Uma formação que nem todos passam. Eles merecem nosso respeito e reconhecimento. O Governo do Estado continuará dando apoio”, complementou o governador Elmano de Freitas.
Mais benefícios

Há também a implantação das centrais de videomonitoramento, alinhada ao Ceará Conectado, programa do Estado que leva conectividade gratuita, via rede Wi-fi, aos espaços públicos em todos os municípios cearenses. Agora, já são 56 municípios com esse serviço disponível à população.

Em Chorozinho, os pontos do Ceará Conectado estão na Praça da Igreja Matriz (Av. Raimundo Simplício de Carvalho – Centro) e na Praça de Eventos – Monumento Menino Jesus (Av. Raimundo Simplício de Carvalho – Centro).
Contínua expansão



Em março de 2022, o Governo do Ceará lançou a quarta etapa da expansão do CPRaio, contemplando as cidades com mais de 25 mil habitantes.

O processo de interiorização do Raio foi iniciado em 2015, com a instalação de batalhões responsáveis por centralizar as ações em nove grandes regiões do Estado. Neste sentido, receberam unidades as cidades de Juazeiro do Norte (Cariri), Sobral (Região Norte), Itapipoca (Litoral Oeste), Iguatu (Centro Sul), Crateús (Sertão dos Crateús), Tauá (Sertão dos Inhamuns), Quixadá (Sertão Central), Russas (Vale do Jaguaribe) e Canindé (Sertão de Canindé).

Na segunda etapa de interiorização, as bases foram implantadas nas cidades com mais de 50 mil habitantes. Na terceira etapa, as bases foram implantadas nas cidades com mais de 30 mil habitantes.

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2023

Prefeito Ivo Gomes e governador Elmano de Freitas prestigiam primeiro voo comercial no Aeroporto Regional de Sobral Luciano de Arruda



Na manhã desta segunda-feira (27/02), o prefeito Ivo Gomes e o governador Elmano de Freitas participaram da cerimônia que marca o início dos voos comerciais no Aeroporto Regional de Sobral Luciano de Arruda. O voo inaugural 5108, da linha aérea Azul Conecta, teve partida de Fortaleza às 5h40, com horário previsto para pouso no aeroporto de Sobral às 6h45.

O evento marca o início dos voos comerciais no Aeroporto Regional de Sobral Luciano de Arruda, que inicialmente contará com três rotas semanais, às segundas, quartas e sextas-feiras, com saída de Fortaleza às 5h40, e com retorno de Sobral para a capital às 7h10.

“A nossa alegria é ver o aeroporto funcionando como ele foi planejado, e a esperança é de que com ele funcionando, a partir de hoje, que ele atraia outros empreendedores para a utilização do aeroporto e também para se fixar na cidade com as empresas, e assim trazer mais desenvolvimento e emprego”, destacou o prefeito Ivo Gomes.

Na ocasião, além do prefeito Ivo Gomes e do governador Elmano de Freitas, estiveram presentes a vice-prefeita Christianne Coelho; os senadores Cid Gomes e Augusta Brito; o deputado federal Leônidas Cristino; o superintendente de Obras Públicas do Ceará, Quintino Vieira; entre autoridades do município e representantes da Azul Conecta.

Sobral alcança marca de 30 Centros de Educação Infantil e recebe 80 novos policiais militares para reforçar a segurança da cidade




Neste domingo (26/02), a população de Sobral teve muitos motivos para comemorar. O prefeito Ivo Gomes e o governador Elmano de Freitas inauguraram dois Centros de Educação Infantil nos distritos de Taperuaba e Aracatiaçu. As duas novas unidades totalizam seis Centros construídos por meio da parceria entre o Governo do Ceará e a Prefeitura de Sobral.

Com essas inaugurações, Sobral alcança a marca de 30 Centros de Educação Infantil, nas sedes e nos distritos, atendendo cerca de 7.500 estudantes. No total, até o momento, 17 CEIs foram inaugurados na gestão do prefeito Ivo Gomes.

“A gente tem pautado as nossas ações, os nossos compromissos com a população, com base na necessidade e nas prioridades que a população tem, mas também no que está dizendo a ciência. A primeira infância é a fase mais importante da vida de uma pessoa. Estamos investindo nessa fase para que cada vez mais tenhamos no futuro seres humanos equilibrados, empáticos, tranquilos, solidários e gentis. Elas precisam da atenção de duas coisas: atenção dos pais e/ou responsáveis; e do Governo em suas três esferas”, ressaltou Ivo.

Cada um dos novos equipamentos conta com quatro salas de aula, berçário, dormitório, fraldário, sala multifuncional, banheiros infantis, refeitório, cantina, cozinha, copa, diretoria, recepção e parque infantil.

Os Centros de Educação Infantil têm capacidade para atender até 208 estudantes cada, do Infantil Bebê ao Infantil V. O investimento total nas obras foi superior a R$ 3,5 milhões com recursos dos governos estadual e municipal.

Encerrando a noite, no Boulevard do Arco, o prefeito Ivo Gomes e o governador Elmano de Freitas participaram também da cerimônia de apresentação do novo efetivo da Polícia Militar (PM) que irá atuar em Sobral. Na ocasião, Elmano reforçou o compromisso com os policiais militares.

“Vocês irão representar a força do estado em situações muito delicadas e difíceis, e quando a população solicitar, sei que vocês terão preparo, sobretudo, equilíbrio, firmeza, serenidade e capacidade para atuar. Com ação integrada e com outras forças de segurança, teremos um resultado mais efetivo para a população de Sobral. Servir ao povo da população de Sobral essa é a missão de vocês”, finalizou.

Serão 80 novos policiais militares que irão atuar nos diversos postos de serviços da PM, aumentando o efetivo da tropa na cidade em mais de 50%. “Sejam bem-vindos e contem com o poder municipal para o que precisarem. A chegada de vocês traz esperança de dias mais tranquilos para população de Sobral e para a nossa cidade”, concluiu o prefeito Ivo Gomes.

Estiveram presentes o secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Samuel Elânio; o delegado geral da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE), Márcio Gutiérrez; o comandante geral da PM, Klênio Sávyo; a secretária da Segurança Cidadã, Emanuela Leite; e a comandante da Guarda Civil Municipal de Sobral, Simone Machado.

Alece realiza solenidade em alusão ao Dia Mundial de Doenças Raras


A Assembleia Legislativa do Ceará realiza, no dia 28/02, às 17h, no Plenário 13 de Maio, uma sessão solene em homenagem às famílias e pacientes com doenças raras.

A solenidade acontece por iniciativa dos deputados Queiroz Filho (PDT) e Lia Gomes (PDT), na data em que é celebrado o Dia Mundial das Doenças Raras (último dia do mês de fevereiro). A data foi instituída em 2008 pela Organização Europeia de Doenças Raras (Eurordis) e em 2018 no Brasil. 

Os parlamentares apontam que as doenças raras atingem até 65 pessoas para cada 100.000 indivíduos, o que equivale a 1,3 pessoas para cada 2.000 indivíduos. Estima-se que, no Brasil, existam cerca de 13 milhões de pessoas portadoras desses tipos de enfermidades.

Eles informam que é frequente que as doenças raras possuam uma ampla diversidade de sinais e sintomas que variam de acordo com a doença e de pessoa para pessoa, podendo parecer com outras doenças comuns, tornando mais difícil o diagnóstico. 

Homenagens

Durante a solenidade, os parlamentares irão homenagear famílias e pacientes com doenças raras. Dentre elas, Dra. Tânia Mara Silva Coelho, Secretária de Saúde do Ceará; Cleideane Pereira da Silva - Projeto Escola Associação Brasileira de Amiotrofia Muscular Espinhal (Abrame); Karen Bevilaqua Diniz Correia, mãe de criança com síndrome da atrofia muscular espinhal, e a Associação dos Amigos e Portadores de Esclerose Múltipla (AAPEMCE).

Também receberão homenagem médicos pneumologistas do ambulatório pediátrico de fibrose cística do Hospital Albert Sabin, Evalto Monte de Araújo Filho e Danilo Guerreiro; a neuropediatra do Hospital Albert Sabin, Margarida Medeiros; a diretora-geral, médica pediatra do Hospital Albert Sabin, Fábia Maria Holanda Linhares Feitosa, e a vice-presidente da Associação de Pacientes e Amigos com Acromegalia e Doenças Neuroendócrinas Crânio-Facial (Apadon), Maria Lurdete Nascimento de Souza.

Deputado Domingos Neto leva a questão do aumento dos preço dos postes para o maior evento de conectividade do mundo


O deputado federal Domingos Neto leva o debate do aumento do preço dos postes por parte da Enel para o maior evento de conectividade de mundo, a Mobile World Congress (MWC), que acontece em Barcelona, na Espanha. O deputado, que está em missão oficial no evento, destacou, durante reunião com representantes de empresas de telefonia, internet e tecnologia e que contou com a presença do ministro das Comunicações, Juscelino Filho, o interesse da Enel em aumentar em o preço do aluguel de postes, prejudicando consumidores e pequenos provedores. 

“A Enel quis multiplicar em até 6,5 vezes o preço por poste. Além de quebrar pequenas várias empresas, sobretudo nas regiões mais pobres do Interior do Ceará, vai elevar muito o preço final para o consumidor da Internet. Esse é um desafio estratégico”, disse Domingos Neto.

domingo, 26 de fevereiro de 2023

Tecnologia para o Interior: Domingos Neto se reúne com ministro das Comunicações e CEO da Huawei



O deputado federal Domingos Neto se reuniu neste domingo, em Barcelona, na Espanha, com o CEO da empresa de celulares chinesa Huawei, Derrick Sunbaocheng, e com o ministro das Comunicações, Juscelino Filho. Domingos Neto está em missão oficial participando do Mobile World Congress (MWC), o maior evento de conectividade do mundo.

Durante o encontro, o deputado ressaltou que o principal objetivo é levar investimento das empresas em educação tecnológica para o Interior do Ceará formando e criando empregos em tecnologia. No próximos, dias, sairão mais novidades sobre as parcerias.

Estiveram também presentes ao encontro o CEO da Brisanet, José Roberto Nogueira, e o presidente da Anatel, Carlos Baigorri.

sábado, 25 de fevereiro de 2023

Varejo pede taxação de AliExpress, Shein e Shopee e ação antipirataria



Entidades do varejo têm pressionado o governo e o Congresso na tentativa de melhorar a competição com e-commerces estrangeiros que passaram a atuar no mercado de vendas online no Brasil. Empresas nacionais vêm se sentindo prejudicadas por sites como Shein, Shopee e AliExpress, alegando que eles não pagam tributos e tampouco respeitam regulamentações de segurança e antipirataria no País.

A estimativa de representantes do setor é que a evasão fiscal por conta desse cenário gire em torno de R$ 14 bilhões anuais. Com o aumento das vendas, a situação vem piorando, dizem as entidades. Questionadas sobre a cobrança de tributos, porém, a AliExpress, a Shopee e a Shein afirmam que atuam conforme as regras e os regulamentos estipulados pela lei brasileira.

De acordo com as varejistas brasileiras, o problema ocorre, principalmente, por causa do atual esquema de tributação na importação de produtos. Compras internacionais entre pessoas físicas são isentas de taxas até o valor de US$ 50. Muitas vezes, vendas em plataformas estrangeiras são consideradas transações deste tipo.

“Nas operações B to C (business to consumer), onde você tem uma pessoa jurídica de um lado, no caso, as plataformas internacionais, e os consumidores brasileiros do outro, não é legal este tipo de operação”, defende Edmundo Lima, porta-voz da Associação Brasileira de Varejo Têxtil (Abvtex).

A situação tem feito com que representantes do setor acusem a participação dessas empresas no mercado como uma espécie de concorrência desleal. Com sites e apps traduzidos para o português e opções de pagamento iguais às das varejistas nacionais, os consumidores têm a mesma facilidade de compra em e-commerces estrangeiros do que nas versões digitais de varejistas nacionais.

CONCORRÊNCIA

“Gera concorrência desleal com os e-commerces situados aqui no Brasil, que estão regulados, que têm estoque e têm de cumprir com a legislação tributária e trabalhista”, diz Mauro Francis, presidente da Associação Brasileira de Lojistas Satélites (Ablos), que reúne os principais varejistas brasileiros.

Além dos problemas tributários, os varejistas alegam que os e-commerces internacionais também não respeitam as normas técnicas para venda de produtos, além de abrirem espaço para a comercialização de produtos falsificados nas plataformas.

“Afeta a concorrência, já que as empresas têm uma preocupação em relação à origem dos produtos, não comercializam produtos falsificados, além de todo o cumprimento da legislação vigente em relação à etiquetagem e à saúde e segurança do consumidor”, explica Edmundo Lima, da Abvtex.

Jorge Gonçalves Filho, presidente do IDV, afirma considerar que a situação atual é uma “evolução tecnológica do que a gente tinha antigamente com o camelô”. “Agora, o consumidor consegue comprar diretamente da China. Ficou muito fácil comprar”, diz.

Em relação às normas técnicas para a venda de produtos, a AliExpress diz que monitora “qualquer produto suspeito que possa desrespeitar os direitos intelectuais”. Já a Shopee diz que toma “medidas proativas para impedir que tais produtos sejam listados no marketplace”. Também em nota, a Shein afirma exigir que seus fornecedores “cumpram todos os parâmetros legais”.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
Agência Estado
Via Focus.Jor

Com R$ 35 bilhões em dívidas, Oi já prepara novo pedido de recuperação



A Oi já está preparando os documentos para dar entrada a um novo pedido de recuperação judicial na semana que vem. A informação foi antecipada pelo jornal O Globo e confirmada pelo Estadão/Broadcast com executivos envolvidos nas discussões.

A companhia vinha negociando com os credores uma flexibilização nas condições de pagamento de suas dívidas, mas, até aqui, as partes não chegaram a um acordo. A tele entrou em recuperação judicial em 2016, com R$ 65 bilhões em dívidas. A sentença de encerramento do processo saiu em dezembro de 2022, mas a tele ainda carrega uma dívida de R$ 35 bilhões.

No início de fevereiro, a Oi obteve na Justiça uma tutela de urgência, instrumento de proteção temporária que livrou a companhia tanto do pagamento de dívidas quanto de sofrer execuções pelo prazo de 30 dias. A medida foi conferida pela 7ª Vara Empresarial do Rio de Janeiro após a companhia informar que não conseguiria bancar dívidas com vencimento no último dia 5.

Entretanto, um acordo não foi fechado desde então, e a proteção judicial vai expirar na próxima sexta-feira, 3 de março. Restaria, então, à companhia entrar com um novo pedido de recuperação – o que deverá ser feito no decorrer da semana que vem.

Nas contestações encaminhadas à 7ª Vara Empresarial do Rio de Janeiro, os credores alegaram que a primeira recuperação judicial da Oi não poderia ter sido considerada encerrada porque ela não transitou em julgado e porque ainda há recursos pendentes. Outra alegação é de que ainda não passaram cinco anos desde o último processo de recuperação, o que impede o início de um novo processo.

Já os advogados da Oi têm refutado essas alegações nos bastidores. Eles dizem que as sentenças pendentes da primeira recuperação não têm efeito suspensivo, o que permitiria considerar o processo encerrado. E também afirmam que o prazo de cinco anos para entrar com um novo processo já foi cumprido, pois começaria a contar desde a primeira concessão, que data de 5 de fevereiro de 2018.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
Agência Estado
Via Focus.Jor

Sobral: Obras do novo Centro de Saúde da Família do distrito de São José do Torto já contam com mais de 20% dos serviços concluídos


A Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria da Infraestrutura (Seinfra), segue dando continuidade às obras de construção de mais um Centro de Saúde da Família (CSF), desta vez no distrito de São José do Torto. Atualmente, os serviços já contam com mais de 20% de conclusão.

“Os serviços atuais se concentram na execução de alvenaria e revestimento das paredes. Em breve, daremos início às instalações elétricas e hidrossanitárias, além de iniciarmos a execução da coberta”, afirma o fiscal da obra, Valmir Soares.

O novo CSF contará com três consultórios, sala de odontologia, recepção, sala de marcação de consultas, farmácia, sala de imunização, sala de curativos, além de almoxarifado, numa área de 466m².

O investimento aplicado na obra é superior a R$ 1 milhão, com recursos oriundos do tesouro municipal e do Programa de Desenvolvimento Socioambiental de Sobral (Prodesol).

Sobral: Areninha do bairro Jerônimo Prado será entregue no primeiro semestre de 2023


O secretário da Juventude, Esporte e Lazer, Eugênio Parceli, realizou uma visita técnica à areninha do bairro Jerônimo Prado, na quarta-feira (23/02). A entrega do equipamento está prevista para o primeiro semestre de 2023.

A areninha contará com alambrado, grama sintética, vestiários, piso intertravado no entorno e iluminação em LED, promovendo lazer com infraestrutura adequada para a prática de diversas modalidades esportivas pela comunidade.

O investimento da obra é de cerca de R$ 280 mil, com recursos do Governo do Estado.

Prefeitura de Sobral inaugura Centros de Educação Infantil nos distritos de Aracatiaçu e Taperuaba neste domingo (26/02)


A Prefeitura de Sobral e o Governo do Estado do Ceará inauguram, neste domingo (26/02), dois novos Centros de Educação Infantil (CEI), localizados nos distritos de Aracatiaçu (CEI Teresinha Marinho) e Taperuaba (CEI Joaquim Elias).

Com as novas inaugurações, Sobral chegará à marca de 30 Centros de Educação Infantil, na sede e nos distritos, atendendo cerca de 7.500 estudantes. No total, serão 17 CEIs inaugurados na gestão do prefeito Ivo Gomes.

Cada um dos novos equipamentos conta com quatro salas de aula, berçário, dormitório, fraldário, sala multifuncional, banheiros infantis, refeitório, cantina, cozinha, copa, diretoria, recepção e parque infantil.

Os Centros de Educação Infantil têm capacidade para atender até 208 estudantes cada, do Infantil Bebê ao Infantil V. O investimento total nas obras foi superior a R$ 3,5 milhões com recursos dos governos Estadual e Municipal.

Em janeiro, a Prefeitura de Sobral inaugurou o Centro de Educação Infantil Valter Vasconcelos, localizado no distrito de Caioca. Os CEIs fazem parte do esforço da Prefeitura e do Governo do Estado do Ceará para que a educação do município tenha 100% dos estudantes contemplados com ensino em tempo integral, até o final de 2024.

A medida irá contemplar cerca de 43 mil estudantes, da Educação Infantil até o Ensino Médio. Com a iniciativa, Sobral passará a ser o primeiro município do Brasil a ofertar a educação em tempo integral para todos os seus estudantes.

OBRAS EM ANDAMENTO

Sobral conta atualmente com a construção de sete novas escolas em tempo integral, em parceria com o Governo do Estado do Ceará, localizadas nos bairros Alto da Brasília, Centro, Cohab II, Pedrinhas, Junco, Nova Caiçara e Sumaré.

Primeira-Dama do Ceará participa de sessão especial na Alece com anúncio de ações de combate à fome

 


A primeira-dama do Estado, Lia de Freitas, participou, nesta sexta-feira (24), na Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), de uma sessão especial para debater a campanha da Fraternidade 2023, que traz o tema “Fraternidade e Fome” e o lema “Dai-lhes vós mesmos de comer”. No Plenário 13 de Maio, diversos membros de entidades e movimentos sociais que atuam no combate à fome estiveram presentes.

O momento foi proposto pelos deputados Renato Roseno e Missias Dias. Durante o ato, o presidente da Alece, deputado Evandro Leitão, anunciou a criação pela Casa da Comissão de Proteção Social e Enfrentamento à Fome. Ele revelou ainda que será votado um projeto de lei que autorizará a aquisição de kits para cozinhas que integrem as Unidades Sociais Produtoras de Refeição.

“Celebrarmos um momento extremamente importante. A Assembleia Legislativa tem sido fomento de boas práticas que fortalecem o combate às desigualdades em nossa sociedade. Nessa perspectiva, o combate a fome é uma pauta que não nos permite repousar fora da urgência. Não podemos jamais admitir a cruel espera daqueles irmãos e irmãs cearenses que não têm o que comer. Nós precisamos cada vez mais dialogar, planejar e agir com eficiência pela dignidade da população cearense mais necessitada”, destacou.

O tema da campanha “Fraternidade e Fome”, promovida pela Confederação Nacional dos Bispos do Brasil, vem ao encontro do Programa Ceará sem Fome, sancionado pelo governador Elmano de Freitas, na última sexta-feira (17).

O Programa é uma união interinstitucional de esforços e ações públicas e privadas dirigidas ao amplo enfrentamento da fome através de três grandes frentes: a entrega de um cartão alimentação para pessoas em extrema pobreza; o fortalecimento de Unidades Sociais Produtoras de Refeições (USPRs) para a distribuição de alimentação pronta aos que mais precisam; e também a realização de um grande pacto que permitirá a arrecadação de alimentos e materiais de higiene para a distribuição a pessoas em situação de vulnerabilidade.



A primeira-dama do Ceará aproveitou para agradecer pela aprovação unânime do projeto de lei que institui o Ceará Sem Fome. “Uma salva de palmas para todos os deputados e deputadas que aprovaram o Programa Ceará Sem fome por unanimidade. Fizemos uma caminhada de escuta com comunidades, conselhos, parlamentares, iniciativas públicas e privadas, e também com as diversas entidades religiosas. Nosso programa é amplo, é um programa de vários modelos. Em breve, lançaremos um edital para que as pessoas que já fazem comida possam fazer isso de forma mais estruturada. Optamos por iniciar com as cozinhas que já existem e agradeço a Assembleia pela entrega de kits de alimentação e sua colaboração nesse enfrentamento. A Campanha da Fraternidade tem um grande papel para que possamos unir todas as forças para que esse momento de fome do povo cearense seja temporário”, disse.

Em sua fala, o deputado Renato Roseno criticou as ações do Governo Federal anterior, que permitiram que o Brasil retornasse ao mapa da fome. “A fome não é natural. A fome é uma criação dos homens contra outros homens. É uma criação política, é uma criação econômica e uma violação ética”. Já o deputado Missias Dias destacou que “a fome tem que ser combatida por todos”, como é pregado pela Campanha da Fraternidade deste ano.

O bispo Emérito de Itapipoca, Dom Antônio Cavuto, destacou que é “constrangedor, lamentável e vergonhoso falar da fome do nosso país. Nosso país exporta milhões de toneladas de alimentos para fora e como entender essa realidade cruel? A Campanha da Fraternidade é iniciativa da igreja católica, mas é para todo o povo brasileiro, de toda a sociedade. É um grito, um clamor da igreja às pessoas com religião, sem religião e de outras ideologias para aderirem à causa”, finalizou.

Também estiveram presentes à sessão especial, a senadora da República, Augusta Brito; uma das coordenadoras da Campanha da Fraternidade, Patrícia Amorim; o desembargador Francisco Eduardo Torquato Scorsafava, representando o presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJ-CE); o deputado federal Luiz Gastão Bittencourt; a primeira dama da Assembleia Legislativa, Cristiane Leitão; os deputados Júlio César Filho, Jô Farias, Gabriella Aguiar, Larissa Gaspar, a ex-prefeita Maria Luisa, o ex-deputado Acrísio Sena; além de representantes de comunidades eclesiais, de movimentos sociais, de cozinhas comunitárias, líderes comunitários, pastorais, sindicatos, associações de moradores; e representantes de entidades como Ipece, OAB e Fiec.

Ciro e Cid não cabem juntos no PDT


O PDT do Ceará voltou a se reunir para discutir a posição sobre o governo Elmano de Freitas e seus líderes na Assembleia. Foi um fiasco. “Dessa reunião, marcamos uma outra reunião", ironizou o senador Cid Gomes, abrindo um sorriso e arrebatando: “Mas, está melhorando".

Uma ala do PDT, ligada a Ciro Gomes, quer o senador Cid fora do partido. Resquícios da eleição de 2022. Nas reuniões, Cid Gomes condena os erros do partido ao não apoiar a reeleição de Izolda Cela. Cid, também, quer o partido alinhado com o governo Elmano.

Cid está certo, ao afirmar, à época da ruptura, que o momento era do PT e o resultado da eleição é o retrato de sua leitura política. Com Izolda candidata, o PDT manteria o governo. O preço foi alto pelos erros de avaliação.

Ciro e Cid não cabem mais juntos no PDT e a cúpula partidária sabe disso. O PSB está aberto para Cid, que vai procurar convencer o partido de que sua frase é, novamente, real: “Está melhorando”.

*Roberto Moreira.

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2023

Projeto de Júnior Mano destina porcentagem de loterias para ser usado em calamidade pública



O deputado federal Júnior Mano (PL-CE) usou as redes sociais, nesta sexta-feira (24), para informar que deu entrada na Câmara no projeto de lei 616/2023, que destina percentual da arrecadação de loterias para o Fundo Especial para Calamidades Públicas.

“Em momentos como esse, precisamos dar todo apoio necessário! Como deputado federal, criei um projeto de lei que destina um percentual da arrecadação de loterias para o Fundo Especial Para Calamidades Públicas, além disso, o projeto faz com que a renda líquida dos concursos especiais de loterias de números, seja destinada aos municípios em estado de calamidade pública”, escreveu o deputado.

Em tempo

Júnior Mano concluiu: “Nosso mandato segue firme trabalhando em prol do cuidado da população do nosso país”.

*CN7

Dep Federal, Junior Mano acompanha inauguração do Raio em Nova Russas.

 




O Deputado Federal, Junior Mano, que é filho de Nova Russas, junto de sua esposa, a Prefeita, Giordana Mano, recepcionaram no município. o governador, Elmano de Freitas, para inauguração da Base do BPRaio.

A base do comando foi uma obra realizada pela prefeitura com recursos próprios e foi oficialmente entregue nesta quinta-feira ao governo do Ceará que implantou a base do RAIO.

A nova base do Raio em Nova Russas faz parte de uma nova estratégia de descentralizar as unidades do Comando a fim de dar mais agilidade no atendimento das ocorrências. Na nova base, ficarão instalados 23 PMs. Eles terão dez motocicletas e uma viatura.

Prefeitura de Santa Quitéria esclarece licitação para compras de itens alimentícios.

Foto: A Voz de Santa Quitéria.


Repercutiu nos últimos dias nas redes sociais, instigado principalmente pela oposição a atual gestão do município de Santa Quitéria, questionamentos sobre a citação de produtos de bomboniere incluídos numa licitação de itens alimentícios para diversas secretarias do município.

Diante das distorções espalhadas em maior parte por pura motivação politica, a prefeitura emitiu nota oficial de esclarecimento nesta quinta-feira, que foi repassada a imprensa e divulgada pelos portais oficias do município.

Na nota, que pode ser conferida ao final da matéria na sua integra, afirma que os quantitativos são planejados pelas Secretarias de acordo com o número de famílias e crianças atendidas, ressaltamos que nesse caso especifico o quantitativo foi elaborado por nutricionistas e responsáveis técnicas habilitadas para essa função, revisado pelo setor de planejamento e com parecer jurídico.

A Nota destaca ainda que os produtos irão atender programas e serviços da Proteção Social, Educação, Saúde e demais pastas, compreendendo um público de 19 mil pessoas atendidas/mês, além de projetos em datas comemorativas e campanhas específicas.

Outro ponto destacado na nota é que não ocorreu nenhuma compra até o momento, tendo em vista que não foi concluído o processo licitatório e dessa forma não houve custo para o município, e que no processo de licitação se é considerada a menor proposta por lote/item.


Dep Jeová Mota participa com governador de implantação do BPRaio de Nova Russas.

 



O Deputado estadual, Jeová Mota, acompanhou o governador, Elmano de Freitas, na manhã desta quinta-feira, 23, em Nova Russas, para implantação de uma base do BPRaio no município. Com a inauguração da unidade, o Governo do Ceará chega a 70 bases espalhadas pelo estado.

A nova base do Raio em Nova Russas faz parte de uma nova estratégia de descentralizar as unidades do Comando a fim de dar mais agilidade no atendimento das ocorrências. Na nova base, ficarão instalados 23 PMs. Eles terão dez motocicletas e uma viatura.


Dep Alysson Aguiar acompanha governador em inauguração de Centro de Educação Infantil em sua terra, São Benedito.

 



Com menos de um mês de mandato, Alysson já mostrou a que veio: Dar continuidade ao trabalho iniciado por Augusta Brito na Assembleia do Ceará, ajudar os prefeitos aliados a conseguir recursos e trabalhar por sua região e sua terra natal, São Benedito. 

Aliado do governo, Alysson, recepcionou junto com seu irmão, o líder politico, Gadyel Gonçalves, o Prefeito Saul Maciel e a Senadora, Augusta Brito, o Governador, Elmano de Freitas para juntos entregar o Centro de Educação Infantil, Rosa Gomes de Medeiros.

O equipamento tem o objetivo de ampliar o acesso e a permanência de crianças em uma instituição própria da Educação Infantil, fortalecendo o desenvolvimento motor, cognitivo e social. Com área de área de 631,56 m², o equipamento passa a atender 200 crianças, por dia, e recebeu investimento de R$ 1.894.449,54.

O novo CEI conta com quatro salas de atividades, banheiros e áreas de banho infantil, dormitório, berçário, lactário, fraldário, trocador, e parque infantil. No bloco de serviços, constam refeitório, cantina e cozinha.

O Protagonismo politico de São Benedito na região da Ibiapaba.

 


O Município de São Benedito, dentre as cidades da região ibiapabana, com a liderança de Gadyel Gonçalves, a habilidade de articulação do prefeito, Saul Maciel, e o resultado das últimas eleições, tem ganhado força e notoriedade na politica cearense, atraindo a atenção para antigas demandas e sonhos da região.

O município tem um deputado estadual, uma senadora e ainda conta com a colaboração dos prefeitos vizinhos em lutas de interesse comum da região, como a construção de um IML regional, que foi promessa de Elmano em sua campanha e foi reafirmada nesta quinta-feira, 23, em evento de inauguração de m CEI no município.

A representatividade alcançada no último pleito, é sem duvidas um fator que pesará muito na hora de buscar recursos e garantir investimentos pra região.

Nova Russas: Prefeita Giordana entrega base do BPRaio junto com governador.

 





Pensando na segurança do povo cearense, o governador Elmano de Freitas inaugurou, na manhã desta quinta-feira (23), a nova base do Comando de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio), em Nova Russas.

A obra de construção do prédio que abriga a base foi realizada pela prefeita, Giordana com recursos próprios do município. Com a inauguração da unidade, o Governo do Ceará chega a 70 bases espalhadas pelo estado.

O chefe do Executivo foi acompanhado pela prefeita de Nova Russas, Giordana Mano; pelo secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Samuel Elânio; pela senadora Augusta Brito; Deputado Federal, Junior Mano; Deputado Estadual, Jeová Mota e demais autoridades da área da segurança.

“Essa equipe fará um trabalho muito importante, vão dar mais paz e tranquilidade aos cidadãos da cidade de Nova Russas. Aqui é mais uma etapa da ampliação do CPRaio no interior, e como já falamos, queremos que o CPRaio cubra 100% do território cearense e chegaremos lá”, pontuou o governador Elmano de Freitas.


A nova base do Raio em Nova Russas faz parte de uma nova estratégia de descentralizar as unidades do Comando a fim de dar mais agilidade no atendimento das ocorrências. Na nova base, ficarão instalados 23 PMs. Eles terão dez motocicletas e uma viatura.

O secretário de Segurança Pública e Proteção Social, Samuel Elânio, destacou a importância da expansão, mas sobretudo, o trabalho de integração realizado pelas polícias militar e civil no Ceará. “Essa nova base vai ser um grande aporte para a segurança de Nova Russas. E a cada ação de investimento na segurança, a SSPDS, a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros e a Polícia Civil vão continuar trabalhando de forma integrada para garantir a segurança pública da região”, ressaltou o secretário.

Proximidade da comunidade

Sendo a última cidade a receber a base da 3ª fase de expansão, a prefeita Giordana Mano, ressaltou a gratidão pelo momento. “Um equipamento como o CPRaio vem acompanhar um crescimento que passamos hoje, como nossa expansão na área da educação e na área do esporte. A Secretária Municipal de Segurança vai estar aqui do lado, para criarmos um complexo de segurança para que possamos está atendendo com mais rapidez a nossa população”, explicou a prefeita.


A terceira fase de expansão do CPRaio contemplou todas as cidade com mais de 30 mil habitantes.

O comandante do novo Raio de Nova Russas, o 1º Tenente Célio Júnior Gomes Lourenço, também fez questão de destacar o trabalho do comando junto à comunidade, que reivindicou o serviço. “Nós temos a função de ser o policiamento treinado, preparado e especializado, para trazer aquela sensação de segurança para todo o município e apoiar a população nas atividades, tanto na cidade quanto na zona rural”, explicou o comandante.


Videomonitoramento

Outra estratégia de segurança do Governo do Ceará é a expansão das centrais de videomonitoramento. Atualmente, são 68 em todo o Estado, com 4.001 câmeras no total. Em Nova Russas, a central de videomonitoramento possui 15 câmeras espalhadas por todo o município de Nova Russas.

São Benedito: Prefeito Saul Maciel inaugura Centro de Educação Infantil com Governador

 




Investimento na educação desde a primeira infância. O município de São Benedito, na Serra da Ibiapaba, recebeu, na tarde desta quinta-feira (23), um novo equipamento de educação, o 113º Centro de Educação Infantil (CEI) do Ceará.

O equipamento tem o objetivo de ampliar o acesso e a permanência de crianças em uma instituição própria da Educação Infantil, fortalecendo o desenvolvimento motor, cognitivo e social.

“É muito importante estarmos aqui hoje inaugurando esse CEI em São Benedito, porque vai beneficiar cerca de 200 crianças. É investindo desde essa primeira fase, que teremos resultados e iremos cada vez mais melhorar a educação do nosso Estado”, ressaltou o governador Elmano de Freitas. “O nosso sonho é que toda a rede de educação do Ceará seja em tempo integral, e é pra isso que estamos trabalhando”, completou.



Filha de São Benedito e com história na educação local, a senadora da República, Augusta Brito, não escondeu a felicidade em participar desse momento em sua cidade natal.

“Para mim, é muito importante, estar aqui hoje, e é com muita honra que vejo a evolução da educação na nossa região. Porque para além de dar oportunidade para essas 200 crianças de terem esse ambiente para se desenvolver, nós também garantimos que a mãe dessas crianças tenham mais oportunidades podendo deixar seus filhos em um lugar confiável e cheio de amor”, pontuou a senadora.



Para além da educação

Durante o evento de inauguração, a diretora do CEI Rosa Gomes de Medeiros, Dariana Jorge, destacou que o equipamento de educação para crianças na fase da primeira infância vai muito além de apenas educação, ele entrega dedicação e amor aos pequenos.

“Nós estamos aqui para atentos não só ao aprendizado, mas também as causas sociais de cada família”, ressaltou a diretora. “A primeira infância é uma fase de extrema importância para as crianças, porque, além de ensinarmos, nós aprendemos. Em 23 anos na educação, aprendi que não existe educação sem amor”, completou Dariana, citando o patrono da educação brasileira, Paulo Freire.

O Centro faz parte do Programa de Apoio às Reformas Sociais (Proares), que reúne recursos do Governo do Estado do Ceará e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Com área de área de 631,56 m², o equipamento passa a atender 200 crianças, por dia, e recebeu investimento de R$ 1.894.449,54.



O CEI, ligado à Secretaria da Proteção Social (SPS), é apenas uma das diversas formas que o Governo do Ceará chega ao povo de São Benedito, como destacou o secretário-executivo de Planejamento e Gestão Interna da pasta, Sandro Camilo.

“É uma honra estar aqui inaugurando mais um CEI. Ja são 113 CEIs inaugurados em todo o Ceará. O Governo do Estado chega a população de São Benedito com vários outros projetos, como o Cartão Mais Infância, que quase 1.500 famílias do município recebem. Também chegamos a 2.031 famílias de São Benedito com o Vale-Gás. E isso não para por aqui, porque pretendemos a chegar em muitas outras famílias”, pontuou o secretário.

Pelo Programa Mais Infância, ligado a SPS, já foram inaugurados 536 equipamentos. Entre eles, estão os 113 CEIs; as 204 brinquedopraças; as 150 Brinquedocreches; 32 Praças Mais Infância; 22 Núcleos de Estimulação Precoce; duas Fábricas do Mais Nutrição; seis estações do Praia Acessível; quatro Complexos Mais Infância; uma Cidade Mais Infância; um Espaço Mais Infância e um Espaço na Biblioteca Pública Estadual do Ceará.

Estrutura



O novo CEI conta com quatro salas de atividades, banheiros e áreas de banho infantil, dormitório, berçário, lactário, fraldário, trocador, e parque infantil. No bloco de serviços, constam refeitório, cantina e cozinha.

O prefeito Saul Maciel, que esteve presente no evento junto ao governador, mostrou gratidão pelo equipamento de educação. “Hoje, já temos 200 crianças matriculadas. Para nós, é uma grata satisfação saber que os pais podem confiar na educação pública de São Benedito, porque jamais será pensada em segundo plano”, concluiu.

Outros 30 Centros de Educação Infantil estão previstos nas obras do Proares III, nas diversas regiões do Estado.