sábado, 14 de setembro de 2019

Pires Ferreira tem a melhor gestão do Ceará entre municípios de pequeno porte, e ganha certificação do TCE-CE






Uma gestão de qualidade se prova com números, e ninguém melhor que os órgãos oficiais fiscalizadores, para confirmar a efetividade de uma gestão. 

"O que queremos é uma administração pública cada vez melhor. A finalidade deste Seminário é reconhecer as gestões municipais que se destacaram nos resultados do IEGM, calculado por este Tribunal, e, adicionalmente, contribuir para a disseminação das boas práticas realizadas para os demais municípios.” A declaração foi feita pelo presidente do Tribunal de Contas do Ceará, conselheiro Edilberto Pontes, na abertura do I Seminário Efetividade da Gestão Municipal, no auditório João Frederico Ferreira Gomes, anexo à Assembleia Legislativa, que reconheceu o município de Pires Ferreira como a melhor gestão do Ceará, na categoria de municípios de pequeno porte.

Realizado nesta sexta-feira (13/9) pelo TCE Ceará em parceria com Assembleia, por meio do Instituto de Estudos e Pesquisas sobre o Desenvolvimento do Estado do Ceará (Inesp), o evento reuniu agentes políticos, gestores e servidores públicos e representantes da sociedade e da imprensa.

A prefeita, Marfisa Aguiar, esteve no evento para receber a certificação. Ela que governa o município desde 2013, e é a responsável por liderar uma equipe, que garantiu este resultado a Pires Ferreira. E não para por aí. No índice geral, entre os 184 município, Pires está em 5º lugar, atrás apenas de municípios maiores, como Fortaleza, Eusébio, Sobral e Maracanaú, que contam com uma receita de arrecadação própria bem maior. 

“Este êxito é graças a uma equipe de governo que tem o compromisso de fazer o melhor para todos. Fiquei muito feliz em receber esta notícia verificada pelo tribunal, e isso nos motiva a continuar trilhando este caminho que resulta em ações para toda a cidade”, disse Marfisa.

Para avaliação dos resultados obtidos pelos municípios foi usado o Índice de Desenvolvimento Municipal (IDM), calculado por Ipece (2017). Esse índice consiste numa avaliação multidimensional dos municípios a partir de 30 indicadores que, por meio de técnicas estatísticas, são sintetizados em um único índice, o que permite averiguar, de forma relativa, quais são aqueles mais ou menos desenvolvidos. Ressalta-se que os 30 indicadores contemplam aspectos sociais, de infraestrutura, econômicos e fisiográficos.


O reconhecimento dos índices municipais pelo TCE Ceará foi feito com a entrega de certificados aos três primeiros melhores colocados, de acordo com o tamanho da população.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeitura de Tauá