segunda-feira, 13 de agosto de 2018

Socióloga explica que inventou Ursal em 2001 como ironia


O primeiro debate de candidatos à Presidência da República na TV registrou um dos momentos mais comentados da última semana: A citação da sigla Ursal (União das Repúblicas Socialistas da América Latina) por Cabo Daciolo (Patriota).

Conforme a socióloga e professora universitária aposentada Maria Lucia Victor Barbosa, o termo Ursal foi inventado em 2001 por ela como uma ironia e crítica a um encontro do Foro de São Paulo em Havana, que ocorreu naquele ano. A declaração foi concedida à Folha.

Como o termo foi criado?
Segundo a socióloga, tudo começou com um discurso feito pelo ex-presidente Lula contra a Área de Livre Comércio das Américas (Alca), em que relata ser um projeto de anexação que os Estados Unidos queriam impor, afirmando que seria o fim da integração latino-americana.

Em artigo produzido e publicado por Maria, na data de 9 de dezembro de 2001, intitulado “Os Companheiros”, a professora escreveu: “Mas qual seria, me pergunto, essa tal integração no modelo Castro-Chavéz-Lula? Quem sabe, a criação da União das Republiquetas Socialistas da América Latina (URSAL)?”. O tom é de deboche, principalmente ao utilizar o termo Republiquetas, se referindo às Repúblicas.

Disseminação
Após a publicação deste artigo, a professora viu a sigla se espalhar pela internet e fugir de seu controle. Chegou a tal ponto que Maria recebia ligações perguntando se a união realmente existia, e ela explicava que era uma invenção.

“Eu falava para as pessoas ‘não passa isso’ [adiante], mas não teve jeito, de repente espalhou”, disse ela.

A referência mais antiga para Ursal na internet é o artigo de Maria Lucia (a que criou o termo). Em maio de 2006, Ursal era tratada como um fato em artigo do filósofo Olavo de Carvalho para o jornal Diário do Comércio, conforme levantamento efetuado pelo Diário do Nordeste.

A socióloga disse que ficou surpresa ao ver sua piada citada por Cabo Daciolo no debate da Band: “Isso é meu, olha onde foi parar, eu fiquei boba”, ressaltou.

Repórter Ceará com informações do Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeitura de Tauá