quarta-feira, 16 de agosto de 2017

Golpe de pirâmide financeira pode ter lesado milhares de pessoas no RS, diz MP


O Ministério Público estima que milhares de pessoas tenham sido lesadas por um esquema de pirâmide financeira na Região Metropolitana de Porto Alegre. De acordo com o órgão, os suspeitos do golpe investigados são ligados à empresa D9, que já enganou pessoas em vários estados, como mostrou reportagem veiculada no Fantástico.

A Polícia Civil auxilia nas investigações. Algumas das pessoas enganadas procuraram o Ministério Público em Sapiranga. Um deles, que pediu para não ser identificado, comentou a ação dos bandidos.

"Eles têm esse poder de persuasão, usam de neurolinguística. Querem colocar as pessoas pra trabalharem pra eles. Assim que funciona a pirâmide", resume.

Somente em Sapiranga, a investigação aponta que 200 pessoas podem ter sido afetadas. Entre elas um homem que diz ter perdido R$ 20 mil. "Eles conseguiam entrar na mente da gente", lamenta.

Como funciona o golpe


Carro apreendido de suspeito de aplicar golpe da pirâmide no RS em frente à Delegacia de Sapiranga (Foto: Reprodução/RBS TV)


O golpe é aplicado por meio de um site, que funcionaria como um jogo de apostas em campeonatos de futebol. Mas para as autoridades isso é apenas um disfarce para a antiga prática da pirâmide financeira. "Pela quantidade de pessoas, pelos valores que são investidos, realmente esse grupo movimentou muito dinheiro", afirmou o promotor de Justiça Sérgio Aguiar Filho.

Pra se cadastrar no site, é preciso depositar uma quantia, com a falsa promessa de ganhos de 30% do valor investido. Só que esse lucro é fictício, e não há como resgatar, segundo os depoimentos. Quem ganha mesmo é quem está no topo da pirâmide, convencendo outras pessoas a participarem.

Mandados de busca e apreensão já foram cumpridos na casa do suspeito de liderar o golpe em Sapiranga. Além de dinheiro e documentos, foram apreendidos três carros.

O suspeito de liderar o esquema na cidade desafia as pessoas lesadas a comprovarem que ele cometeu um crime. "Não existe legislação no Brasil para dizer o que é ou não pirâmide financeira, as pessoas falam o que querem. Agora provar é outra coisa".

Mas o delegado Fernando Branco discorda da declaração do suspeito. "Ao contrário do que ele afirma, vários crimes podem a ele ser imputados, mas isso é uma análise que faremos ao final do procedimento", explica.

Em nota, o advogado de defesa de Márcio Rodrigo dos Santos diz que ele tem convicção de que não há qualquer conduta criminosa envolvida no negócio. O suspeito será ouvido nesta quarta-feira (16) pela polícia.


Confira a reportagem do Fantástico:



Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeitura de Tauá