terça-feira, 13 de junho de 2017

Reriutaba: Prefeito Osvaldo participa de reunião com o Governador e lançamento da campanha de combate ao mosquito da Dengue




O Prefeito de Reriutaba Osvaldo Neto Esteve em Fortaleza numa reunião com os Prefeitos do Estado do Ceará, convocada pelo o Governador do Estado, Camilo Santana, juntamente com o Secretário de Esportes, Lucielio Paiva.


Os objetivos principais da reunião foram tratar de ações de combate contra o mosquito Aedes aegypti, e a parceria firmada pelo o Governo do Estado com todos os municípios para combater esta epidemia no Ceará. O Governador anunciou a liberação do incentivo de R$ 10 milhões para os municípios que atingirem os melhores resultados no enfrentamento às arboviroses (dengue, zika e chikungunya) neste segundo semestre de 2017.


Na reunião, Osvaldo conversou com o Secretário de Saúde, Henrique Javí, e o mesmo se comprometeu em dar o total apoio do Governo do Estado à Reriutaba, pela a situação que o município esta passando.

A Chikungunya se alastra de uma forma bem mais rápida do que a Zica e a própria Dengue, por isso ela chega tão forte nas casas, se, por exemplo, uma casa tiver infestada, as casas vizinhas podem ser todas acometidas pela a doença, se um mosquito pegar uma pessoa infectada ele vai passando para uma, para a outra, e assim vai se propagando, o problema maior está aí. Infelizmente o Estado do Ceará não estava preparado para lidar com essa epidemia, que em 2015 aconteceu na Bahia e em 2016 em Pernambuco.



O Prefeito Osvaldo na ocasião do evento destacou a preocupação do combate ao mosquito em Reriutaba e apresentou o projeto que será executado na cidade e nos Distritos:

''Não podemos cruzar os braços para essa situação que os municípios cearenses vem enfrentando neste ano de 2017, por esse motivo estamos fazendo todos os esforços possíveis para acabar de vez com essas doenças na nossa cidade. Nós estamos fazendo o telamento de caixas d’água no distrito de Amanaiara e na sede do município, temos feito os serviços do fumacê, serviço este que está tendo em poucos municípios, e em Reriutaba já foi oferecido mais de duas vezes e nos próximos dias vai ter novamente, teremos também a seleção de novos agentes de endemias, para reforçar a equipe que já temos, iremos realizar uma audiência pública que acontecerá no dia 20 de junho para tratarmos dessa situação e no dia 23 de junho faremos um grande mutirão para mobilizar toda a cidade, envolvendo todas as secretarias e a população em geral''.

Ainda em suas palavras, ele aconselhou aos reriutabenses, as medidas a serem tomadas para o cuidado contra o mosquito e pediu o apoio da população:

''Peço que todos nós, reriutabenses, para que possamos nos conscientizar sobre essa situação, para não deixarmos nenhum foco do mosquito nas nossas casas, seguindo todas as medidas preventivas''.

Precisamos do apoio de toda a população, para exterminar esse mosquito de vez da nossa cidade. “Um mosquito não é mais forte do que uma cidade inteira”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeitura de Tauá