segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

Cruz celebra 32 Anos com missa em ação de graças, momentos cívicos e atividades esportivas





O Município de Cruz celebrou no último sábado, 14 de janeiro, 32 anos de sua emancipação politica.

O Prefeito, Jonas Muniz, que foi também um dos responsáveis pela emancipação do município, e assumiu o executivo municipal pela 5 ª vez no último dia 1 º de Janeiro, organizou uma programação especial para celebrar a data.

Pela manhã, o prefeito, seu vice, secretários, vereadores e autoridades convidadas como os deputados Anibal Gomes(Federal) e Duquinha(Estadual), o líder politico, Rogério Aguiar e o prefeito de Santana, Marcelo Arcanjo participaram de uma missa de ação de graças, e logo em seguida compartilharam de um café da manhã na praça da matriz com a participação do povo em geral, realizaram o hasteamento das bandeiras e a entrega de prêmios das competições esportivas. Além disso, a prefeitura ofereceu entre os dias 12 e 15 um park de diversões livre para todas as famílias do município.

Em entrevista, o prefeito Jonas relembrou as dificuldades para emancipar o município, ao mesmo tempo que destacou sua alegria de ter participado desse momento, e agradeceu também a população por sempre lhe confiar o voto para comandar o município. Para Jonas seu foco nos próximos anos será Saúde, Educação e Abastecimento d'Água.

Sobre o Município

Cruz é um município do estado do Ceará, Brasil. Localiza-se na microrregião do Litoral de Camocim e Acaraú mesorregião do Noroeste Cearense. O município tem 22 887 habitantes (Censo IBGE - 2012) e 334 km². Foi criado em 14 de janeiro de 1985 após ser emancipado de Acaraú através de plebiscito.

O topônimo Cruz é uma alusão a fatos que aconteceram nas margens do rio Acaraú. Segundo a tradição oral, um povoado floresceu às margens do rio Acaraú a partir de uma grande cruz fincada pelos moradores para homenagear um retirante que ali teria morrido durante a fuga da seca de 1825. Outra versão afirma que a cruz teria sido posta com o fim de indicar o lugar em que um homem fora assassinado, numa emboscada, pelo próprio sogro, por questões de honra.

Sua denominação original era São Francisco da Cruz, depois Croatá e desde 1965, Cruz.

Situado na área dos índios Tremembés, uma área conhecida e cartografada pelos portugueses no século XVII. É reconhecido como distrito de Acaraú em 1958, pois de uma redivisão das terras dos então distritos de Aranaú e Jericoacoara e em 1985 é desmembrado de Acaraú como município de Croatá, e um ano depois recebe a denominação atual Cruz.

Economia

Com uma população de cerca de 22.887 habitantes, Cruz tem sua economia concentrada na agricultura, pecuária e comércio. Se destacando a produção de castanha de caju, mandioca, milho, feijão, a criação de bovinos, caprinos e suínos, além das atividades artesanais bastante diversificadas: renda, crochê, bordado, redes de dormir e de pescar.

Os vários comércios que se encontram na sede e no interior da cidade também são uma importante fonte de renda.

Nos últimos tempos o turismo vem se mostrando como um novo gerador de renda. A única praia do município, a Praia do Preá que antes sobrevivia apenas da pesca vem sendo aos poucos descoberta. Hoje não é só a pesca que sustenta quem mora por ali, a Praia do Preá vem reunindo adeptos do kitesurf e windsurf que são atraídos pelos ventos.


Mais imagens. Clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeitura de Tauá