quinta-feira, 9 de julho de 2015

União compra 6,5 mil hectares para fazer MST deixar fazenda de Eunício

Imagem Ilustrativa

Integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) que ocupavam fazenda do senador Eunício Oliveira (PMDB) desde 21 de junho iniciaram desocupação do espaço. A ação foi confirmada pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), que intermediaram acordo entre o grupo e o peemedebista.

Para atingir acordo entre as partes, o ministro Patrus Ananias (MDA) garantiu a aquisição de duas áreas em Goiás, totalizando 6,5 mil hectares, que servirão de assentamentos definitivos às famílias que ocupavam a fazenda.

Com mais de 21 mil hectares, área correspondente a cerca de 20 mil campos de futebol, terras da Fazenda Santa Mônica eram declaradas improdutivas pelo MST.

Ocupações polêmicas

É a 2ª vez em menos de um ano que a Santa Mônica é ocupada por membros do MST. De agosto passado até março deste ano, três mil famílias do movimento firmaram assentamentos na área do senador. Na época, o peemedebista classificou a ação como “ato político” para beneficiar o então candidato Camilo Santana (PT) na disputa pelo governo do Ceará.

Em novembro, o terreno chegou a ser visitado pelo deputado estadual Elmano de Freitas (PT), com histórico de militância junto ao MST. Atribuindo a ação a articulação do ex-ministro Ciro Gomes (Pros) – o que Elmano nega –, Eunício afirmou ainda que as terras não são improdutivas.

Nesta segunda-feira, 7, coluna Painel, da Folha de S. Paulo, registrou que a ocupação da fazenda teria motivado desconforto entre Eunício e cúpula do governo federal em Brasília. Segundo a publicação, o MDA teria “desistido” de negociar com o MST.


Redação O POVO Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeitura de Tauá