terça-feira, 14 de julho de 2015

Odorico reúne mais de 700 pessoas em primeira plenária estadual do mandato popular‏


A primeira plenária estadual do mandato do deputado federal Odorico Monteiro (PT-CE), realizada nesse sábado (11/7), reuniu mais de 700 pessoas de todas as regiões do Ceará, em Fortaleza. O evento contou com a presença do líder do PT na Câmara dos Deputados, deputado Sibá Machado (PT-AC), além de diversos prefeitos, vereadores, secretários, representantes sindicais, dos movimentos sociais, culturais e religiosos.

“Realizamos essa plenária para discutir o atual momento político vivido pelo País, em que há uma forte onda conservadora e de disputa de valores na sociedade. Estamos enfrentando uma ofensiva golpista por parte da oposição e de uma elite egoísta que ainda não se deu conta que perdeu as últimas eleições”, afirmou Odorico.

O parlamentar citou a resistência da bancada do PT e dos partidos de esquerda contra a pauta conservadora que o Congresso Nacional tem desengavetado e que coloca em risco as conquistas democráticas dos últimos 30 anos.

Como exemplo, Odorico citou a aprovação do PL 4330 (da terceirização); da redução da maioridade penal; e da contrarreforma política, com a aprovação do financiamento empresarial de campanhas.

O deputado também criticou a forma como o presidente da Câmara dos Deputados, deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) tem conduzido os trabalhos. “O que vemos é uma prática golpista no parlamento. Derrotamos um projeto num dia e ele passa a madrugada toda articulando a aprovação das matérias de seu interesse para o outro dia”, afirmou.

O líder do PT, deputado Sibá Machado, fez uma análise de conjuntura e disse que os parlamentares do partido estão circulando o Brasil, a pedido do presidente Lula, para defender o PT, o governo da presidenta Dilma e a democracia.

“O PT foi feito da luta do povo, dos estudantes, dos intelectuais que resistiram à ditadura”, disse Sibá, ao responder aos tucanos que para derrotar o PT é preciso primeiro ter um projeto para o País. “Discuta com o povo, ponha seu candidato nas eleições e nos ganhe, e nós vamos ter o maior prazer de passar a faixa presidencial. Mas golpe meus companheiros, golpe nós não vamos aceitar, seja de que tipo que for”, criticou Sibá.

Após a política do ajuste fiscal, Sibá disse que o governo da presidenta Dilma está empenhado em superar a crise que se abateu sobre o mundo e sobre o Brasil e em garantir os empregos. Segundo ele, a presidenta já aumentou a alíquota do lucro dos bancos e vai apontar, agora, para a taxação das grandes fortunas e das grandes heranças.

“Nós temos que fazer com que os grandes também paguem a conta do ajuste”, enfatizou.

O deputado registrou a mobilidade social criada pelos governos do PT, ao dizer que hoje um filho de pedreiro, de uma doméstica, de um caminhoneiro pode acessar a universidade. Ressaltou as mudanças promovidas no nordeste brasileiro.

O nordeste que sempre entregou seus filhos jovens para trabalhar por qualquer emprego, por qualquer salário em São Paulo e nos grandes centros, agora, nosso governo reativou a indústria naval e criou estaleiros no nordeste. Com isso, a juventude nordestina deixou de ser mão-de-obra barata em São Paulo, para se tornar engenheiro e ter bons empregos em sua própria região”.
Sibá citou os investimentos que a presidenta Dilma está fazendo no Brasil e no nordeste com a transposição do Rio São Francisco, as ferrovias, os portos, os aeroportos e defendeu a retomada das obras das refinarias de petróleo previstas para região.

O líder do PT foi enfático ao conclamar toda a militância social para a defesa do Pré-Sal e dos interesses soberanos do Brasil sobre essa riqueza. “O PSDB e o senador José Serra querem entregar o Pré-Sal às empresas estrangeiras, querem retirar da educação e da saúde do povo brasileiro uma riqueza de aproximadamente U$S 9 trilhões”.

Odorico e Sibá defenderam a necessidade de mobilizar a sociedade e base social de esquerda e progressista para impedir o retrocesso e garantir o avanço dos governos democráticos e populares do PT, de uma sociedade mais justa e fraterna.

Odorico apresenta mandato e se coloca à disposição do povo do Ceará

O deputado apresentou o perfil de sua atuação parlamentar no Ceará e em Brasília e as principais bandeiras que tem mobilizado o seu mandato. O parlamentar tem se dedicado aos temas da saúde, da agricultura familiar, da educação do campo, da juventude e da crise hídrica.

Nosso mandato popular quer debater e discutir suas ações. Esse diálogo é fundamental para que a gente possa errar menos e acertar mais”, disse, ao enfatizar que tem trabalhado muito para conquistar as melhorias que o povo cearense merece e precisa.

Os participantes da Plenária foram organizados em grupos focais, nos quais foram sugeridas uma série de iniciativas que deverão estar entre as suas prioridades de ação.

O grupo relacionado as políticas de juventude e dos Conselhos Tutelares rechaçou a tentativa de reduzir a maioridade penal e destacou a necessidade do mandato atuar no fortalecimento dos conselhos e na efetiva aplicação do Estatuto da Criança e do Adolescente.

As mulheres sugeriram a organização de um coletivo de mulheres ligados ao mandato e o apoio do deputado Odorico para o enfrentamento à violência contra as mulheres, a partir do apoio político para a implementação de uma Secretaria Estadual da Mulher e dos programas federais, Mulher: Viver Sem Violência e da Casa da Mulher Brasileira.

Já as comunidades de terreiro sugeriram uma delegacia da Igualdade Racial e Combate à intolerância religiosa, além da criação de Centros de Referência da Igualdade Racial no Ceará.

Também foi discutido junto a um grupo de vereadores e prefeitos as articulações políticas para as eleições de 2016.

*Assessoria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeitura de Tauá