quinta-feira, 16 de abril de 2015

PT anuncia afastamento de João Vaccari da tesouraria do partido


O PT informou nesta quarta-feira (15) por meio de nota (leia a íntegra ao final desta reportagem) que o tesoureiro do partido, João Vaccari Neto, solicitou afastamento da Secretaria Nacional de Finanças da legenda.

A nota, assinada pelo presidente do PT, Rui Falcão, informa que Vaccari pediu afastamento por questões "práticas e legais" e manifesta "solidariedade" ao tesoureiro, preso nesta quarta pela Polícia Federal durante a 12ª fase da Operação Lava Jato sob suspeita de receber propina em esquema de corrupção na Petrobras. Vaccari sempre negou as acusações.

De acordo com assessoria de imprensa do PT, as razões "práticas" para o afastamento são a impossibilidade de Vaccari exercer suas tarefas na Secretaria de Finanças do partido do partido enquanto está preso.

Segundo a nota, a prisão de Vaccari é "injustificada" porque, afirma no texto o presidente do PT, ele sempre se colocou à disposição das autoridades para prestar esclarecimentos. O texto também informa que os advogados de Vaccari ingressarão na Justiça com pedido de habeas corpus, a fim de que ele seja libertado "no prazo mais curto possível".

"Reafirmamos nossa confiança na inocência de João Vaccari Neto, não só pela sua conduta à frente da Secretaria Nacional de Finanças e Planejamento, mas também porque, sob a égide do Estado Democrático de Direito, prevalece o princípio fundamental de que todos são inocentes até prova em contrário", diz o texto.

O anúncio do afastamento de Vaccari foi feito depois de uma reunião entre o presidente do partido, Rui Falcão, e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Falcão estava em Brasília e, depois da prisão de Vaccari, viajou para São Paulo, onde almoçou junto com Lula.

Novo tesoureiro

O secretário de comunicação do PT, José Américo, disse que o novo tesoureiro do PT deve ser definido até sexta-feira. Segundo ele, o partido não pode ficar sem tesoureiro por questões práticas como a assinatura de documentos.

O secretário nacional de Organização do PT, Florisvaldo Souza, disse nesta quarta, ao sair do prédio do Diretório Nacional, em São Paulo, que apesar da prisão de Vaccari, o partido precisa manter sua rotina. "Temos um governo, temos o Congresso, a vida continua", afirmou.

Denúncias

Vaccari é réu em processo na Justiça Federal do Paraná que investiga as denúncias da Lava Jato. Ele é suspeito de ter recebido propina em esquema de corrupção que atuou dentro da Petrobras.

O ex-gerente de Serviços da estatal Pedro Barusco, também investigado, afirmou em depoimento por meio de acordo de delação premiada que Vaccari recebeu cerca de R$ 200 milhões em nome do PT no esquema investigado pela Lava Jato.

As apurações da PF apontam que as propinas eram pagas por empreiteiras que firmavam contratos com a estatal.

O tesoureiro também é mencionado em depoimentos de outro delator da Lava Jato, o doleiro Alberto Youssef, apontado como um dos operadores do esquema. Youssef disse que chegou a mandar um funcionário entregar, na frente da sede do PT, em São Paulo, R$ 400 mil para serem entregues a Vaccari.

Tesoureiro nega

Em depoimento de quase oito horas no último dia 9 à CPI da Petrobras, Vaccari afirmou que nunca tratou de assuntos financeiros do partido com ex-diretores da Petrobras e que todas as doações recebidas pela legenda são legais, feitas por meio de transações bancárias e mediante recibo.

Nota
Leia a íntegra da nota divulgada pelo PT:


NOTA OFICIAL DA PRESIDÊNCIA DO PT

O Partido dos Trabalhadores manifesta-se a respeito da desnecessária detenção, na data de hoje, do Secretário de Finanças e Planejamento, João Vaccari Neto, nos seguintes termos:

1 – A detenção de João Vaccari Neto é injustificada visto que, desde o início das investigações, ele sempre se colocou à disposição das autoridades para prestar qualquer esclarecimento que lhe fosse solicitado. Convocado, prestou depoimento na Delegacia da Polícia Federal de São Paulo, em 5 de fevereiro desse ano. Além disso, na CPI da Petrobras, respondeu a todas as questões formuladas pelos parlamentares.

2 – Reafirmamos nossa confiança na inocência de João Vaccari Neto, não só pela sua conduta à frente da Secretaria Nacional de Finanças e Planejamento, mas também porque, sob a égide do Estado Democrático de Direito, prevalece o princípio fundamental de que todos são inocentes até prova em contrário.

3 – Os advogados que cuidam da defesa de João Vaccari Neto estão apresentando um pedido de habeas corpus para que sua liberdade ocorra no prazo mais curto possível.

4 – Informamos ainda que, por questões de ordem práticas e legais, João Vaccari Neto solicitou seu afastamento da Secretaria de Finanças e Planejamento do PT.

5 – O Partido dos Trabalhadores expressa sua solidariedade a João Vaccari Neto e sua família, confiando que a verdade prevalecerá no final.

Rui Falcão

Presidente Nacional do PT

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeitura de Tauá