quinta-feira, 9 de abril de 2015

Groaíras: Educação inclusiva realiza evento de conscientização sobre Autismo.


Na manhã desta quinta-feira, 09 de abril, no Centro Cultural de Groaíras, a prefeitura de Groaíras, que tem a frente o Prefeito Adail Melo, por meio das professoras do ensino especial e inclusivo, Laurinha e Antônia Célia, estiveram com apoio da Secretaria de Educação, que tem a frente o Secretário Charles Antonio e sua adjunta Marcélia Melo, realizando um evento de conscientização sobre o autismo, em referencia ao Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo, comemorado no último dia 02 de abril.

Na abertura foi realizado uma apresentação com uma aluna especial, com síndrome de Down, que impressionou a todos com uma bela coreografia de uma música sobre a boneca Emília, personagem da historia infantil, Sitio do Pica-pau amarelo.

Na sequencia uma explanação sobre o tema foi feito pela professora Célia, e na sequencia um pai de aluno especial com Autismo, contou um pouco sobre sua experiencia com seu filho. Outra apresentação em forma de esquete teatral representou como é o convívio dos autistas entre a sociedade, e como devemos agir para promover cada vez mais a inclusão com essas crianças portadoras do autismo.

Por fim, o Secretário, Charles Antonio, esteve usando a palavra, onde parabenizou o trabalho e elogiando a dedicação das professoras e comentou sobre o empenho da secretaria pela inclusão de alunos especiais no municípios.

A organização contou com o apoio das cuidadoras que o município tem atuando nas escolas e creches do município.

Sobre o Autismo

O autismo é fundamentalmente uma forma particular de se situar no mundo e, portanto, de se construir uma realidade para si mesmo.

Associado ou não a causas orgânicas, o autismo é reconhecível pelos sintomas que impedem ou dificultam seriamente o processo de entrada na linguagem para uma criança, a comunicação e o laço social.

As estereotipias, as ecolalias, a ausência de linguagem, os solilóquios, a auto agressividade, a insensibilidade à dor ou a falta de sensação de perigo, são alguns dos sintomas que mostram o isolamento da criança ou do adulto em relação ao mundo que o rodeia e sua tendência a bastar-se a si mesmo.

Você pode conferir mais fotos. Clicando aqui.

Veja vídeo-entrevista com as professoras sobre o tema:



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeitura de Tauá