quarta-feira, 11 de março de 2015

Para Eunício, fim das coligações proporcionais respeita decisão do eleitor


A matéria sobre o fim das coligações proporcionais foi aprovada em primeiro turno pelo plenário do senado.

O plenário do Senado avançou, nesta terça-feira (10), com a votação, em primeiro turno, de mais uma proposta relativas à reforma política. Desta vez foi aprovada a PEC 40/11 que proíbe as coligações para eleição de deputado federal, estadual, distrital e vereadores.
Como defendeu o líder do PMDB, senador Eunício Oliveira (CE), a iniciativa busca moralizar o processo eleitoral e legitima o mandato daqueles candidatos que somarem o maior número de votos na disputa e põe fim as legendas de aluguel (partidos que buscam se unir apenas para viabilizar o maior número de eleitos). 

Ele ressaltou que a união de legendas, muitas vezes sem nenhuma afinidade ou objetivo programático, deturpam as eleições quando nem sempre aquele que conseguiu maior número de votos é eleito. “É preciso que a lei observe o que a população decidiu no pleito. Se a maioria decidiu por certo candidato, não é justo que outro com menos voto venha a assumir”, argumentou.

Ainda estão na pauta para análise do plenário do Senado a proposta que define um novo coeficiente eleitoral para a criação de partido e a desincompatibilização daqueles que ocupam cargos de prefeito, governador ou presidente e desejem disputar a reeleição.
O senado busca votar todas as matérias que alteram a legislação política e eleitoral até o mês de abril.

*Assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeitura de Tauá