segunda-feira, 16 de março de 2015

LAVA JATO: RENATO DUQUE É PRESO NA 10ª FASE DA LAVA JATO


Por determinação do juiz federal Sérgio Moro, a Polícia Federal prendeu na manhã desta segunda-feira, 16, no Rio, o ex-diretor de Serviços e Engenharia da Petrobras Renato Duque. A prisão faz parte da décima fase da Operação Lava Jato, que investiga roubos na estatal.

Ele foi preso após a descoberta de uma conta secreta que ele mantinha em banco do principado de Mônaco, no valor de 20 milhões de euros, equivalentes a R$ 68,4 milhões. Investigadores descobriram que ele estava movimentando essa conta, transferindo dinheiro para outros bancos, dos Estados Unidos e de Hong Kong. Essas contas não estão declaradas ao Imposto de Renda. A Justiça Federal considerou que os valores depopsitados são incompatíveis com os rendimentos do ex-diretor, indicado ao cargo pelo ex-ministro José Dirceu e referendado por Lula.

Ao todo, estão sendo cumpridos 18 mandados judiciais - 12 são de busca e apreensão. O empresário paulista Adir Assad, investigado na CPI do Cachoeira, também foi preso. Ambas as prisões são preventivas. Há outros quadro mandados de prisão temporária, expedidos por Sérgio Moro.

Duque foi preso em sua casa, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, e deve ser transferido ainda hoje para a carceragem da PF em Curitiba. A PF investiga nessa etapa os crimes de fraude em licitação, uso de documento falso, lavagem de dinheiro, corrupção passiva e ativa e associação criminosa.

Fonte: Diário do Poder

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeitura de Tauá