segunda-feira, 9 de março de 2015

Groaíras: Prefeitura realiza programação especial no Dia da Mulher.


Na manhã deste 08 de março, em Groaíras, O Prefeito Adail Melo e a 1ª Dama, Elisabeth Ximenes, numa ação conjunta entre as secretarias, realizou uma programação especial para marcar o dia internacional da mulher, iniciando com um café da manhã no galpão dos feirantes, regado com musica ao vivo e sorteios de brindes.

A programação ainda contou com ações como corte de cabelos e manicure. A Secretaria de saúde, também esteve presente com aferição da Pressão Arterial e verificação de Glicemia. 

O Prefeito Adail melo, distribuiu flores para as mulheres presentes na feira e no local do evento, como uma forma de homenageá-las pelo seu dia, e mostrar a importância do papel da mulher na sociedade groairense.

 O Prefeito Adail e a 1 ª Dama Elizabeth, parabenizaram todas as mulheres e agradeceram sua equipe de funcionários pela realização do evento, "Nada seria possível se não tivesse uma equipe motivada em fazer acontecer esses momentos.  Parabéns a todas as mulheres e obrigada por fazerem esses momentos acontecerem" "É bastante gratificante para nós, poder realizar este trabalho com as mulheres do nosso município, essas guerreiras e batalhadoras". Pontuaram.

Estiveram presentes várias autoridades do município, como secretários, sub-secretários, representante do sindicato dos trabalhadores rurais, dentre outros.

A Data

No dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, na cidade norte-americana de Nova York, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para 10 horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.

A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano. Em 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o “Dia Internacional da Mulher”, em homenagem as mulheres que morreram na fábrica em 1857. Mas somente no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Imagens: Motinha Mota.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeitura de Tauá