domingo, 22 de março de 2015

Atleta morto no ringue era filho de lenda e venceu câncer; veja golpe fatal

Pedro Aguayo Ramirez morreu, aos 35 anos, de maneira trágica em um ringue de "lucha libre", a pancadaria ensaiada que é sucesso no México, país natal do lutador. Um dos mais longevos do esporte, em ação desde os 15 anos, "El Hijo del Perro Aguayo" era, como o próprio apelido diz, filho de uma lenda do esporte. Há quatro anos, havia superado um câncer no estômago que quase interrompeu sua carreira.

A trajetória de sucesso na luta livre foi interrompida na noite da última sexta, quando Ramirez foi atingido por uma sequência de golpes de Rey Misterio, ex-astro do WWE (franquia norte-americana do esporte). Quando a morte foi anunciada, um vídeo feito por um espectador que estava nas primeiras filas mostra a chocante sequência em que Ramirez fica desacordado enquanto os demais lutadores seguem atuando, sem perceber a gravidade da situação.

O vídeo acima, feito por um torcedor que estava mais distante, mostra a luta completa, inclusive a forte sequência que vitimou "El Perro". A partir dos 6 minutos de filmagem, já perto do fim previsto do combate, Ramirez é atingido pela primeira vez por um chute de Misterio, que está apoiado no córner e bate com os dois pés.

"El Perro", levanta e é atingido por uma tesoura no pescoço. O golpe consiste em uma chave de pernas sobre os ombros do oponente, que gira e é atirado para fora do ringue. Segundo a mídia mexicana, foi nessa queda que deve ter ocorrido o acidente fatal de Ramirez. O corpo do lutador deve ser submetido a uma necropsia para que se averigue a real razão da morte, mas por enquanto acredita-se em uma lesão traumática na coluna cervical.

Já visivelmente atordoado, mas ainda sob efeito da adrenalina da luta, "El Perro" se levanta e volta para o ringue. Grogue, ele é finalmente atingido por um outro chute duplo, dessa vez no rosto. O impacto joga o corpo do lutador para as cordas, quando ele aparentemente perde o controle. É a partir daí que começa a sequência desesperadora em que os demais envolvidos na luta não percebem a gravidade da situação.

Segundo sites especializados como Heavy e o PWInsider.com, a posição que Ramirez ficou é famosa na luta livre por servir de preparação para um golpe, o 619. Nele, o agressor usa as cordas e dá um chute lateral que acerta o rival de frente, justamente quando ele está apoiado. No vídeo, é possível ver que Misterio tenta aplicar o chute, mas erra o rosto de "El Perro", que a essa altura já está desmaiado.

Demora no atendimento

aí em diante, são cerca de 2min30s de espera até que Ramirez finalmente seja retirado do ringue pela equipe médica. Depois de confirmada a morte, os responsáveis se defenderam dizendo que não houve negligência.

"Nós tínhamos duas ambulâncias no local. No momento que me contaram o que havia ocorrido eu estava nos vestiários atendendo dois lutadores que tinham se lesionado mais cedo. Mesmo assim, demos atenção imediata [a Ramirez]", disse Ernesto Franco, médico da Comissão Atlética que organizou o evento, ao jornal El Mexicano.

O vídeo mostra que o lutador, mesmo com uma suspeita de lesão cervical, sai do ringue em uma cadeira cedida pelo público. Ele só foi apoiado em uma maca no interior do ginásio, quando finalmente foi imobilizado e levado para um hospital próximo. Segundo Franco, a opção pela cadeira foi por uma questão de agilidade e não teria comprometido o atendimento.

Ainda assim, o MP mexicano quer averiguações. Os médicos envolvidos e a promotora do evento, a The Crash, serão investigados. O resultado da averiguação deve ser feito nos próximos dias.

Histórico de Perro

Xinhua/Str


Perro Ramirez começou na luta livre em 1995, ainda um adolescente, sob a influência do pai, considerado uma lenda do esporte no México. Juntos, eles chegaram a abrir a empresa "Perros del mal", que se propunha a revelar talentos e organizar combates do esporte no fim da década passada.

Seu pior momento da carreira foi em 2011, quando teve de lutar contra um tumor maligno no estômago. Meses depois do susto, porém, conseguiu voltar aos ringues.

Repercussão entre lutadores
Embora não seja nada comum na luta livre, a morte de Ramirez foi encarada por ícones do esporte como uma fatalidade. Ao longo do último sábado, entidades de organização do esporte e outros lutadores manifestaram pêsames pela tragédia em redes sociais. Uma das mensagens mais fortes é a de Mysterio, autor do golpe fatal.

"Tive o privilégio de compartilhar um ringue com o filho de don Perro Aguayo em sua estreia como lutador profissional e a honra de estar no ringue pela última vez com essa grande lenda! Sentirei sua falta, Perrito", disse Mysterio em seu Twitter.

Os seguidores do lutador se dividiram. Alguns, chocados com a naturalidade do comentário, o chamaram de assassino. Outros, comovidos, desejaram força para que supere a perda do ex-companheiro.


VEJA, A PARTIR DOS 6MIN, A SEQUÊNCIA E O GOLPE FATAL EM RAMIREZ:



Via Uol

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeitura de Tauá