segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Ceará volta a ser notícia por tentativa de fraude no ENEM


A Polícia Federal prendeu, na noite do último sábado (08), dois candidatos, uma mulher e um homem, durante a realização das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), na cidade de Juazeiro do Norte/CE.

Os candidatos se declararam sabadistas e tiveram o direito, por convicções religiosas, de prestar o exame em um horário diferenciado, à noite. Os presos estavam portando aparelho celular contendo gabaritos e foram autuados em flagrante pelo crime de fraudes em certame de interesse público. A dupla foi liberada após pagamento da fiança arbitrada pela autoridade policial, em razão da pena máxima prevista para o delito permitir.

A ação policial faz parte dos trabalhos de segurança e monitoramento da Policia Federal com o objetivo de acompanhar o ENEM e garantir a lisura do exame seletivo no estado do Ceará.

* Com informações da PF/CE

CASO CHRISTUS

Em 2011, o vazamento de 14 questões das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) para alunos do Colégio Christus, em Fortaleza, virou notícia nacional e colocou em dúvida a integridade do processo de avaliação em todo o País. A anulação das provas chegou a ser cogitada por alguns críticos do sistema.

O professor da instituição, Jahilton José Motta, foi responsabilizado pela fraude e condenado pela Justiça Federal do Ceará, em 2013, a seis anos de prisão em regime semi-aberto. O docente também foi multado em 400 salários mínimos.

Na época, a Justiça rejeitou a denúncia do Ministério Público Federal (MPF) contra Maria Tereza Serrano Barbosa e Camila Akemi Karino, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), Evelina Eccel Seara, da Cesgranrio, e Maria das Dores Nobre Rabelo, coordenadora do colégio Christus, por entender que elas não praticaram crime.

Via Ceará news7

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeitura de Tauá