sábado, 18 de outubro de 2014

Gony Arruda vota em Camilo no Ceará e Aécio Neves para presidente


O deputado reeleito Gony Arruda ainda anda correndo o interior. Está pedindo votos para o candidato de Cid Gomes, Camilo Santana, seu ex-colega no governo e companheiro de Assembleia. Portanto, vota 13 no Ceará. No entanto, para presidente do Brasil, Gony vota em Aecio Neves, seu amigo dos tempos de Rio de Janeiro onde o presidenciável estudou e reside atualmente com esposa e filhos.

Sua afinidade com o ex-governador de Minas é antiga e conhecida no Ceará. Tanto que há anos e em varias ocasiões seu próprio colega, o deputado Osmar Baquit (PSD) chama, de brincadeira, o parlamentar de Granja, até pelos microfones, de “Gony Neves Arruda” ou de “Aecinho do Ceará” em referência as características de quem aprecia, como o político mineiro, a boa noite carioca e as areias da praia de Ipanema.

Pai de Gony era defensor de Aécio

O saudoso ex-deputado federal e ex-prefeito de Granja, Esmerino Arruda, pai do deputado Gony Arruda, foi a primeira pessoa do Ceará a defender o nome de Aécio Neves para presidente da República. Sua luta começou quando o então jovem deputado de Minas Gerais se elegeu presidente da Câmara dos Deputados em fevereiro de 2001. A defesa era tão enfática que durante um evento internacional do BID em Fortaleza no ano de 2002, que contou com a presença do presidente Fernando Henrique Cardoso, Esmerino mandou colocar faixas pela cidade ” Chega de confusão, Aécio é a solução ! ” em alusão as disputas internas na base envolvendo na época Jose Serra, Roseana Sarney e Tasso Jereissati.

Essa atitude de Esmerino mereceu até destaque na imprensa nacional na ocasião. Esmerino era também muito amigo do tio de Aécio, Tancredo Augusto, filho do ex-presidente Tancredo Neves. No dia da missa de sétimo dia do falecimento de Esmerino Arruda, celebrada no Rio de Janeiro no ano passado, Gony Arruda e sua irmã receberam o abraço de sentimentos pessoalmente de Aécio Neves.

Por Camilo Santana, Gony Arruda foi discreto no primeiro turno presidencial

Gony Arruda não fez campanha aberta para Aécio Neves na primeira etapa da eleição por causa da formalização da sua sigla (PSD) na aliança de Dilma Rousseff. Gony fez parte do bloco minoritário dentro do partido que queria levar o PSD para Aécio, ate com a indicação do ex-presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, na vice do tucano, tese que acabou não acontecendo. Mas outra grande razão foi o receio de que se anunciasse sua chapa “Camilo com Aécio” sem as formalidades oficiais, poderia ser visto como alguém que estivesse colocando os pés em duas canoas.

Com Camilo Santana em baixa nas pesquisas no inicio da corrida eleitoral, poderia ser interpretado como alguém que estivesse flertando com a chapa de Eunicio Oliveira e Tasso Jereissati, companheiro de partido de Aécio Neves. Ainda mais com os boatos, naquele período, de uma suposta aproximação do presidente estadual da sigla, Almircy Pinto, com Eunicio Oliveira. E Gony é Cid, apesar do seu indelével histórico aecista. Chegou a se reunir no Rio de Janeiro com seu amigo, o empresário Alexandre Accioly, melhor amigo e padrinho de casamento de Aécio Neves, para explicar essas situações e colocar que o projeto do Ceará era muito importante, se empenhar em ajudar o candidato de Cid Gomes ao governo. Gony já havia dado provas antes do seu alinhamento com o governador. Secretário do esporte do governo do estado, Gony recusou uma indicação para ser presidente do clube mais popular do país, o Flamengo, desejo antigo até do seu pai, Esmerino. E, também, ter visto com tranquilidade a entrada do seu principal adversário político, o atual prefeito de Granja, Romeu Aldigueri, no PROS, partido que é controlado no estado pelo governador, o que lhe causa embaraços na política do município.

Fonte: Roberto Moreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeitura de Tauá