segunda-feira, 7 de julho de 2014

Fifa não pune Zúñiga, nem cancela cartão amarelo de Thiago Silva


RIO - A Fifa não vai punir o colombiano Camilo Zúñiga pela entrada em Neymar, nem vai cancelar o cartão amarelo de Thiago Silva. Em comunicado à imprensa nesta segunda-feira, a entidade justificou suas decisões tendo em vista o lance que envolveu Zúñiga e o atacante brasileiro, e a punição dada pelo árbitro espanhol Carlos Velasco ao capitão brasileiro.

Sobre a entrada de Zúñiga em Neymar, a Comissão Disciplinar da Fifa, apesar de lamentar a condição do brasileiro, afirmou que não pode intervir neste caso. O camisa 10 da seleção está fora da Copa após ser constatada uma lesão em sua coluna, o deixando longe dos gramados por cerca de seis semanas.

Sobre o pedido da CBF para que o cartão amarelo recebido por Thiago Silva fosse abonado, a entidade apontou que não há base legal para que esse procedimento seja tomado. Com isso, o jogador segue suspenso e não enfrenta a Alemanha, nesta terça-feira, no Mineirão, em Belo Horizonte. O jogo vale uma vaga decisão da Copa do Mundo.

Veja o comunicado do presidente da Comissão Disciplinar da Fifa, Claudio Sulser:

“Em primeiro lugar, o presidente do Comitê Disciplinar da FIFA deseja afirmar que lamenta profundamente o incidente e as consequências graves sobre a saúde de Neymar.

Após uma análise da matéria e da extensa apresentação e a documentação recebida da CBF, o presidente chegou à conclusão de que o Comitê Disciplinar da FIFA não pode considerar este assunto à luz das condições descritas no Código Disciplinar da FIFA (FDC) para a Comissão Disciplinar para ser capaz de intervir em tal situação.

Em particular, neste caso específico, nenhuma ação retrospectiva pode ser feita pelo Comitê Disciplinar da FIFA, já que o incidente envolvendo o jogador colombiano Juan Camilo Zuñiga Mosquera não escapou a atenção dos árbitros, que é a primeira das duas condições cumulativas e necessárias para o artigo 77 a) do FDC a ser aplicado.

Enquanto isso o artigo. 77 b) da FDC, que o habilita a Comissão Disciplinar para corrigir erros óbvios nas decisões disciplinares do árbitro, também não pode ser aplicada neste caso, porque nem um cartão amarelo, nem um cartão vermelho foi mostrado pelo árbitro ao jogador Juan Camilo Zuñiga Mosquera . De fato, o artigo 77 b) do FDC estipula que a Comissão Disciplinar pode corrigir erros óbvios nas decisões disciplinares do árbitro, que só é possível no caso de confusão de identidade, quando um árbitro mostra um cartão amarelo ou vermelho para o jogador errado.

É importante notar que as condições pelas quais o Comitê Disciplinar da FIFA pode intervir em qualquer incidente tem que ser considerado independentemente das consequências do incidente, como uma lesão infeliz sofrida por um jogador.

Finalmente, como uma observação geral, a FIFA e o Comitê Disciplinar da FIFA lamentam quaisquer incidentes ocorridos dentro de campo que, em particular, têm um impacto negativo sobre a saúde dos jogadores.

Desejamos a Neymar uma recuperação rápida e completa como nós desejamos o mesmo para todos os jogadores que foram tristemente descartadas da Copa do Mundo devido a lesão.

No que diz respeito ao pedido da CBF para o cancelamento do cartão amarelo mostrado ao jogador Thiago Emiliano da Silva durante o jogo disputado contra a Colômbia, o presidente chegou à conclusão de que o Comitê Disciplinar da FIFA não pode considerar o assunto, dado o fato de que não há base legal que autoriza a concessão de tal pedido”.
Fonte: O Globo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeitura de Tauá