terça-feira, 8 de julho de 2014

Brasil sofre o maior vexame de sua história em Copas

David Luiz se desespera com a derrota brasileira (Foto: EFE/Fernando Bizerra Jr.)A Copa do Mundo no Brasil era a chance de enterrar o fantasma de 1950, que nasceu da derrota para o Uruguai na final daquele torneio, o famigerado Maracanazo. E, nesta terça-feira (8), em Belo Horizonte, a Seleção Brasileira conseguiu deixá-lo menos importante, sofrendo o maior vexame da história do futebol. 

Irreconhecíveis e sem Neymar, os brasileiros jogaram como amadores e foram goleados pela Alemanha por 7 a 1. O sonho do hexa está adiado e o Brasil deixa a luta pelo título em sua própria casa envergonhando uma nação.

Das opções que tinha em mãos para substituir o lesionado Neymar, Felipão escolheu pela manutenção do esquema tático colocando Bernard - não pôs Willian, com características de armador, nem Paulinho, fechando o meio de campo e protegendo a defesa do Brasil. Era uma aposta, perdida em pouco tempo de jogo.

A torcida do Mineirão tentava suprir a falta de Neymar. Cantou em uníssono o Hino Nacional, vaiou a posse de bola alemã no início de jogo e empurrou a equipe para o ataque. O Brasil manteve a posse nos minutos iniciais e via uma Alemanha respeitosa, esperando a equipe da casa tomar a iniciativa.

No décimo minuto de jogo, no entanto, veio o bote alemão. Em um escanteio pela direita, Toni Kroos levantou a bola na área, a zaga brasileira deixou Thomas Müller livre e o artilheiro da equipe não teve problemas para abrir o placar.

O gol no início foi desastroso. Os brasileiros tocavam a bola na defesa, esperando que o susto que a desvantagem impôs passasse. Mas a Seleção não soube lidar com o placar em 1 a 0. Aos 22, deu-se início aos seis minutos que escancararam o fracasso brasileiro nesta terça.

Miroslav Klose recebeu passe de Kroos, bateu no gol, Julio César fez a defesa e o camisa 11 pegou o próprio rebote para fazer o segundo gol da partida - e seu 16º tento em Copas do Mundo, passando Ronaldo e se tornando o maior artilheiro de todos os tempos. Dois minutos mais tarde, um dos grandes nomes da partida começou a se concretizar. Toni Kroos viu a bola de Lahm cruzar toda a área e chutou forte de canhota: 3 a 0.

Foram necessários apenas sessenta e noves segundos para que o quarto gol saísse. Fernandinho perdeu a bola para Khedira, que encontrou Toni Kroos livre dentro da área para fazer seu segundo gol. 4 a 0, mas ainda tinha jogo pela frente. O Brasil conseguiu aguentar por mais três minutos. Aos 28, de novo Khedira roubou a bola. A tabela rápida com Özil deixou o volante livre para fazer seu gol na noite. O placar mostrava 5 a 0 para Alemanha e os brasileiros pareciam querer fugir logo do gramado do Mineirão.

Os jogadores eram obrigados a se manter em campo, mas não os torcedores. Muitas pessoas foram flagradas deixando o estádio com apenas 30 minutos de jogo disputado. O primeiro tempo acabou sem o Brasil conseguir assimilar o que havia ocorrido.


Jogadores brasileiros lamentam mais um gol marcado pela Alemanha durante a partida (Foto: EFE/Fernando Bizerra Jr.)
No retorno, Felipão tirou Fernandinho e Hulk, colocando Paulinho e Ramires. Eram mudanças cosméticas que buscavam, ao menos, evitar tomar mais gols. A Alemanha voltou com o jogo vencido e, com a cabeça na final da Copa, apenas pensava em fazer o tempo passar.
Aos 12 minutos, o maior artilheiro de Mundiais deixou o campo. Klose saiu para a entrada de Schürrle, que também infernizaria a vida brasileira. Foram dez minutos em campo até que o atacante fizesse seu primeiro gol. O camisa 9 recebeu bola do veterano Lahm e, de bico, fez o sexto gol alemão.
No minuto seguinte, a torcida brasileira se uniu novamente. Dessa vez para, em coro semelhante ao ouvido no hino, vaiar o atacante Fred, que deixava o gramado para a entrada de Willian. O meia-atacante mostrou disposição, mas diante do cenário em que foi colocado, pouco podia fazer.
O tempo não passava e o vexame não parava de aumentar. Aos 33 minutos, novamente Schürrle apareceu. O contra-ataque acabou no pé do atacante, que emendou chute forte pra cima de Julio César. A bola tocou o travessão e entrou. Em casa, o Brasil ia perdendo por 7 a 0.
Brasileira decepcionada com o placar da semifinal (Foto: AP Photo/Matthias Schrader)Brasileira decepcionada com o placar da semifinal (Foto: AP Photo/Matthias Schrader)
Espaços foram criados e a Alemanha parecia até querer tirar o zero do placar brasileiro. Aos 45 minutos, então, Oscar recebeu na área alemã, driblou Boateng e chutou de direita. Um 7 a 1 que não amenizou a vergonha passada em Belo Horizonte.
Dois minutos mais tarde, o árbitro mexicano Marco Rodríguez acabou com o martírio brasileiro e terminou a partida. A Alemanha, após 12 anos, volta a disputar uma final de Copa do Mundo - no próximo domingo (13), às 17h, no Maracanã. O Brasil cai na semifinal e agora disputa o terceiro lugar com o perdedor de Holanda x Argentina, que ocorre no próximo dia 8, na Arena Corinthians.





Fonte: Época.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeitura de Tauá