quinta-feira, 10 de abril de 2014

Ministro firma 2015 para conclusão da transposição do São Francisco


A obra de transposição do Rio São Francisco, que vai beneficiar 390 municípios nordestinos, estará concluída em dezembro de 2015. A afirmação é do Ministro Francisco Teixeira, da Integração Nacional, que participou de audiência pública na Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia, atendendo a requerimento do presidente da Comissão, deputado Domingos Neto (PROS/Ce).

O Ministro falou ainda sobre a reestruturação do DNOCS, PAC Estiagem e apresentou as principais ações de sua pasta para a convivência com a seca no Nordeste e as cheias no Norte. A audiência teve duração de quatro horas e contou com a participação de diversos deputados inclusive de outras comissões.

Os editais do projeto de transposição de águas do São Francisco foram lançados em 2006, mas a assinatura das primeiras ordens de serviço só aconteceu em 2009, explicou o Ministro destacando que o Governo quer imprimir velocidade aos serviços para que a obra seja concluída no prazo de nove anos, afirmando que em outros países um projeto dessa magnitude é executado em, no mínimo, 15 anos.
Com muita elegância Francisco Teixeira disse que “hoje vemos pessoas reclamando do atraso na transposição que antes afirmavam que a obra não era necessária”.

No âmbito da Defesa Civil, o ministro informou que ainda na tarde de ontem haveria uma reunião com o Ministério do Planejamento para discutir a operação carro pipa e a analisar novas demandas dos estados do Nordeste afetados pela estiagem e do Norte afetados pelas cheias.
Segundo o Ministro, o programa executado pelo Exército, com recursos da Integração Nacional, disponibiliza hoje 6 mil carros pipas. Somente no Nordeste são 765 municípios em estado de emergência, uma população de 15,5 milhões de habitantes.
Sobre a reestruturação do DNOCS, Francisco Teixeira pediu um engajamento dos Governadores e das bancadas no fortalecimento dos órgãos de fomento regional. Segundo o Ministro, a reestruturação do DNOCS pede um debate político mais profundo e afirmou que o trabalho de sua pasta em relação à instituição secular já foi feito. A decisão agora é do Planejamento.

Autor do requerimento para a vinda do Ministro à Comissão, o deputado Domingos Neto reafirmou sua disposição de, na Presidência da Cindra, contribuir com o diálogo entre o Ministério e o parlamento, fortalecendo as ações da pasta que tem foco no atendimento à população mais carente, em especial do semiárido do Nordeste.

* Com informações da Assessoria de Imprensa do deputado federal Domingos Neto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeitura de Tauá