segunda-feira, 7 de abril de 2014

Groaíras: Sessão do dia 04 de abril de 2014. Saiba como foi:

DSC_5509

Aconteceu no dia 04 de abril de 2014, mais uma sessão ordinária na câmara municipal de vereadores de Groaíras. Nesta sessão 6 vereadores, usaram da tribuna para reivindicar, comentar acontecimentos no município.
1° Orador: Pedro Alves Neto- Iniciou suas falas cobrando da administração, especialmente da secretaria de Agricultura, a distribuição de Enxadas, assim como, segundo ele, em outras gestões acontecia; Cobrou mais ações para o Distrito de Itamaracá, onde cobrou também uma revitalização na escola de Itamaracá, mas ao mesmo tempo também parabenizou pela construção da UBS. solicitou a implantação de redutores de velocidade em alguns pontos do município, e criticou a administração pública, que segundo ele não tem atendido as reivindicações do legislativo. Comentou sobre a segurança, e sugeriu a criação de uma Guarda Municipal no Município. Cobrou agilidade da Prefeitura para repor os nomes dos prédio públicos pintados recentemente, solicitando inclusive o envio de oficio a Secretaria responsável. Cobrou também agilidade da administração em anunciar o aumento dos funcionários. Por fim pediu apoio aos demais edis, para aprovação do Projeto de Lei de sua autoria, que determinará a padronização de pinturas em prédio públicos.
2º Orador: Gonçalo Ribeiro- Iniciou a sua fala solicitando envio de oficio ao DER solicitando serviço de “roço” da CE que liga Groaíras a Sobral, e também da Estrada que liga Groaíras a Malhada Grande. Parabenizou a Secretaria de Assistência social pelos cursos oferecidos através do ProJovem e Primeiro Passo, e pela realização do evento de entrega dos certificados dos alunos, realizado no Centro Cultural. Alertou mais uma vez sobre a paralisação da obra de construção da nova quadra da escola Nossa sra. do Rosário, e solicitou que a secretaria de educação entrasse com recurso contra a empresa responsável. Por fim solicitou enviou de moção de pesar para a famílias de Domingos João Azevedo, José Domingos de Paiva e Elisio Bento.
3º Orador: Uelington Vasconcelos- Iniciou reforçando a solicitação do vereador Gonçalo, a respeito da quadra, onde criticou duramente as empresas que tem esse tipo de conduta, indicando que a mesmas deveriam ser notificadas pela justiça. Parabenizou ao Secretário de Educação pelo pagamento em dia dos servidores da educação. Criticou a falta de medicamentos no município. E reforçou o pedido do vereador Pedro Alberto a respeito da distribuição de enxadas.
4º OradorBené Azevedo- O Vereador Bené Azevedo, que é líder do prefeito na câmara, iniciou comunicando que o Prefeito Adail Melo, e encontrará em Fortaleza no dia 07/04/14 assinando convênio com Ministério do Esporte, para implantação do PELC- Programa Esporte e Lazer na Cidade- que beneficiará cerca de 400 adolescentes. também informou que as escolas da sede foram contempladas através de editais com o Projeto “Mais cultura nas Escola”. Parabenizou a escola Júlia Elisa pela iniciativa do projeto de limpeza do Rio Acaraú. Comunicou que recebeu aviso do secretario de agricultura, Pio Paiva, de que as maquinas já haviam voltado aos trabalho de manutenção de estradas Vicinais. Parabenizou pelas apresentações do dia do Teatro, em especial parabenizando o Diretor Edson Portela pelo trabalho feito no município com adolescentes e jovens através do Teatro.
5º Orador: Luís Adrici Moreira Lira- iniciou o uso da tribuna cobrando agilidade em resolver o aumento dos funcionários que ganham mais de 1 salário. também comentou atraso das obras, e criticou as empresas que tem esse tipo de conduta. Parabenizou a Vereadora Francisca Paiva pela iniciativa de solicitar a nomeação do futuro PSF de Boa Vista com o nome do cidadão Leôncio Ferreira. parabenizou a Vereadora também pela passagem de seu aniversário. Criticou o Estado  pela demora na distribuição de medicamentos, e solicitou a criação de uma comitiva de vereadores para ir até Fortaleza, na secretaria do Estado para dialogar sobre esse problema.
6º Orador: Francisca Paiva- Iniciou suas falas pedindo que fosse encaminhado ao DER, Oficio solicitando concerto da Estrada Groaíras a Rio Acaraú. Reivindicou medidas urgentes para o Estádio Municipal, que segundo a Vereadora está em estado de calamidade e necessita de reparos o quanto antes. Reforçou o pedido do vereador Pedro Alberto a respeito do Colégio de Itamaracá, pediu que a prefeitura realizasse a troca de luminárias na cidade e interior, criticou o governo pelo atraso no repasse de medicamentos, comentou sobre requerimento de sua autoria que viabiliza nomear de Vereador Leôncio Ferreira Melo o futuro PsF de Boa Vista. 
Obs.: O vereador Lindonjonson Rodrigues Dias não fez uso da tribuna, e a Vereadora Angélica Matos Lopes necessitou se retirar do plenário por motivos de força maior.
sessão contou com a presença do comandante do batalhão de policia militar do município,sub Tenente Cicero, que falou um pouco de como etá endo feito seu trabalho, e das dificuldade enfrentadas, onde respondeu alguns questionamentos feito pelos vereadores. Um novo encontro foi marcado para uma reunião interna entre o vereadores e o comandante.
O Presidente da Câmara, Messias Cassimiro, também parabenizou a escola Júlia Elisa pela iniciativa de limpeza do Rio Acaraú, e argumentou com o vereadores de que o município esta em estado de calamidade, e que isso possa ser o motivo por não acontecer a distribuição de enxadas.
Matérias Discutidas:
Projeto de Lei: 27/2013- que trata da mudança de regime jurídico dos servidores públicos do município, continuará tramitando até a realização de audiência publica com os funcionários.
Projeto de Lei 04/2014- De autoria do Vereador Pedro Alberto trata de padronizar as pinturas de prédios públicos com as cores da bandeira do município. 1 ª discussão, e enviado para analise das comissões. Irá para votação na próxima sessão.
Projeto de Indicação 05/2014- De autoria da Vereadora Francisca Paiva, que indica a nomeação de Vereador Leôncio Ferreira Melo o futuro PsF de Boa Vista.
Oficio 118/2014- De origem da Secretaria de Educação, Solicitando a indicação de  vereadores, um titular e um suplente para formação do Conselho de Educação do município. Foram escolhidos o Vereador Gonçalo Ribeiro para titular e a vereadora Angélica Matos como suplente.
Por fim foi feito 1 minuto de silêncio em consideração ao falecimento de: Domingos João Azevedo, José Domingos de Paiva e Elisio Bento.
Não tendo mais nada a tratar o Presidente, Messias Cassimiro, encerrou a sessão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeitura de Tauá